Professores palestram em Conferência Municipal do Idoso - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professores palestram em Conferência Municipal do Idoso

              

Professores do Departamento de Ciências da Vida –DCVida e do Departamento de Humanidades (DHE) participaram como palestrantes, no último dia 07 de novembro, nas dependências do salão da Primeira Igreja Batista de Ijuí, da IV Conferência Municipal do Idoso, com o tema: Os Desafios do Envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas.

A plenária foi dividida em eixos temáticos: o eixo 01 Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas Subeixos: 01 – Saúde, foi subsidiado pela palestra apresentada pelas professoras do DCVida, doutoras Lígia Bento Franz e Evelise Moraes Berlezi, integrantes do grupo de pesquisa em Envelhecimento Humano UNIJUÍ/GERON, apresentando  dados da pesquisa desenvolvida com idosos cadastrados nas 15 ESFs ( Estratégias de Saúde da Família) do município de Ijuí, tendo como tema central Fragilidade e Sarcopenia. O objetivo da pesquisa é estudar o processo de envelhecimento humano e sua repercussão na saúde do idoso, na perspectiva da atenção integral, dentre os diversos resultados apresentados destaca-se Mapa Geral da Fragilidade de Idosos no Município de Ijuí, destacados por ESF, classificados como frágil, pré-frágil e não frágil. 

O Prof. Dr. Leopoldo Schonardie Filho – do EDF/DHE/UNIJUI abordou a temática “ Movimento  Humano e a Cognição”, pontuou  sobre a importância da atividade física na terceira idade e mostrou o trabalho realizado com o grupo do PITI ( Programa Integrado para a Terceira Idade). Deixando como sugestão na plenária e designando para o COMUI (Conselho Municipal do Idoso) a seguinte observação: “que o COMUI elabore uma Ficha Cadastral e repasse para todas as entidades que têm ações voltadas ao envelhecimento como: academias; associações; casas lares; sedes de bairros; asilos; entidades educacionais; hospitais; clinicas; clubes e outros ...”

Professor Leopoldo representa a instituição FIDENE – UNIJUÍ junto ao Conselho Estadual da Pessoa Idosa – CEI/RS; ao Fórum Gaúcho do Ensino Superior Sobre Envelhecimento Humano e na Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade. 

A Conferência contou também com a participação da presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa Srª Jussara Hauth.

“Foram momentos intensos de informações, conhecimentos e discussão sobre as políticas públicas de atenção ao idoso. Em torno de 160 pessoas participaram da Conferência, contando com um grande número de idosos. Os estudantes do último semestre do Curso de Enfermagem da UNIJUI também marcaram presença significativa no evento”, observa a professora coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí, Marinez Koller Petenon.

A Conferência foi promovida pelo COMUI – Conselho Municipal do Idoso com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Ijuí.  A UNIJUÍ possui sua representatividade neste Conselho pelas professoras Marinez Koller Pettenon e Angélica Cristiane Moreira.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.