COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Enfermagem produzem telejornais na disciplina de Ética Profissional e Bioética

O Curso de Enfermagem da UNIJUÍ, no decorrer da disciplina de Ética Profissional e Bioética, ministrada pelas docentes Cátia Cristiane Matte Dezordi e Eniva Miladi Fernandes Stumm, realizaram a apresentação dos telejornais gravados pelos estudantes sobre alguns temas da Bioética na Enfermagem.

A referida disciplina possui a ementa de “estudar e discutir a legislação do exercício profissional da enfermagem, órgãos representativos da profissão centrada nos preceitos da Política Nacional de Humanização. Aborda a Resolução nº 466/12 que trata de pesquisas com seres humanos, aspectos da Bioética, com ênfase nas situações cotidianas relacionadas à enfermagem. Prepara o estudante para se comunicar e interagir eticamente com equipes, indivíduos assistidos e familiares”.

O telejornal é uma das metodologias ativas utilizadas nesta disciplina em que os estudantes gravaram telejornais sobre aborto, transplante de órgãos, eutanásia, distanásia e ortotanásia, assuntos trabalhados em sala de aula. Os telejornais foram construídos em grupos de até seis estudantes. O apresentador da notícia introduziu o tema e posteriormente realizou chamadas dos repórteres “nas ruas”, com entrevistas aos demais estudantes, docentes e pessoas que dialogaram sobre o assunto em pauta.

As professoras avaliaram a atividade como positiva, identificaram que os estudantes se comprometeram ao desenvolver os roteiros de entrevistas, refletiram sobre as diversas formas de utilização dos conceitos e situação em ambiente real da Bioética na Enfermagem, exercitaram comunicação e expressão, raciocínio crítico e analítico que culminou na gravação de lindos telejornais.

As docentes destacam, portanto, a criatividade, envolvimento, dedicação e ampliação do conhecimento dos estudantes na realização dos telejornais, os quais abordaram assuntos importantes da Bioética na Enfermagem embasados pelos conteúdos ministrados em sala de aula e         pela metodologia ativa que auxilia no processo de ensino, aprendizagem e autonomia dos estudantes.


Compartilhe!