“O enfermeiro nos diferentes cenários de atuação” foi o tema da Aula Inaugural de Enfermagem - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“O enfermeiro nos diferentes cenários de atuação” foi o tema da Aula Inaugural de Enfermagem

                     

Aconteceu nesta segunda feira a tarde, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, a aula inaugural do Curso de Enfermagem. O evento contou com a participação de 120 pessoas, entre estudantes de enfermagem e convidados. A acolhida foi realizada pela coordenadora, professora Marinez Koller Pettenon, dando as boas-vindas a todos os presentes. Na oportunidade convidou todos os docentes do curso para realizarem sua apresentação e saudação.

    A atividade teve como tema central: “O enfermeiro nos diferentes cenários de atuação”. Foi uma tarde de intensa programação, que contou inicialmente com a palestra de abertura sobre marketing pessoal e profissional onde os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir o professor Luciano Zamberlan da Unijuí que abordou aspectos importantíssimos sobre a temática, contribuindo com a preparação dos estudantes para se colocarem no mercado de trabalho e também para a vida pessoal.

 Na sequência ocorreu a apresentação de relatos de vivências da inserção profissional, onde enfermeiras egressas da Unijui explanaram sobre suas atuações a partir da profissão escolhida.  A enfermeira Débora Tatiane Hass Savedra, recém formada atuando a 20 dias no Hospital de Caridade de Ijuí, falou sobre sua trajetória acadêmica onde teve que conciliar o trabalho como técnica de enfermagem com os estudos da graduação e os desafios e aprendizagens enfrentados atualmente na condição de enfermeira coordenadora de uma equipe.

A enfermeira Ieda Maria Ávila Vargas compartilhou sobre sua trajetória profissional de mais de 20 anos de atuação. Falou de sua formação acadêmica, da pós graduação Lato e Stricto Sensu, da sua efetivação por meio de um concurso público na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde como servidora federal teve a possibilidade de ir para o “mundo” aproveitando as várias oportunidades surgidas e que contribuíram na construção do seu currículo profissional. Deste sua formação inicial aqui no curso de enfermagem da Unijuí até a sua atuação atualmente com titulação de pós doutora como pesquisadora na área de políticas públicas de saúde onde participa do projeto de pesquisa de cooperação internacional com King’s College London.

Finalizando a tarde deste grande evento tivemos a palestra intitulada: O enfermeiro no atendimento pré hospitalar com a participação do enfermeiro Edegar Cosmann Moi da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí e atual coordenador do SAMU e também do enfermeiro Antônio Marcos Rodrigues integrante do serviço. Edegar, explanou sobre o importante papel desempenhado pelo enfermeiro neste lugar, onde deve agir com conhecimento, técnica, habilidade, precisão e rapidez nos atendimentos prestados visando condutas adequadas para a estabilizar a vítima objetivando salvar vidas. Antônio relatou ainda sobre a importância de se ter uma boa formação profissional, enfatizou aos estudantes a participação nos processos de formação continuada não desperdiçando oportunidades.

"Foi uma tarde intensa de conhecimentos, trocas de experiências/ vivencias e integração que contribuíram positivamente para todos os estudantes, professores e convidados presentes. Destaca-se que todos os enfermeiros que contribuíram com o evento, orgulhosamente, são egressos da Unijuí. Salientamos que nesta oportunidade foi realizado a recepção e o acolhimento aos estudantes calouros do curso de enfermagem e que teve os estudantes do nono semestre do curso, portanto do último ano também como organizadores e anfitriões do evento", salienta a coordenadora. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.