Estudantes de Enfermagem socializam experiências de estágios: integração ensino e serviço - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Enfermagem socializam experiências de estágios: integração ensino e serviço

                 

Aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro a socialização dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Enfermagem, finalizando a disciplina do Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem III. Este estágio tem uma carga horária total de 405 horas, destas, 202h foram realizadas nas Unidades do Hospital de Caridade de Ijuí e as demais na Rede de Atenção Básica a Saúde do município de Ijuí, onde foram realizados os trabalhos. Os mesmos foram construídos utilizando-se de metodologias ativas, destacando a Metodologia da Problematização (MP).

Os estudantes, concluintes do curso, atuaram nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros, Getúlio Vargas; Luiz Fogliatto;  Tomé de Souza; no Serviço de Atendimento Especializado (S.A.E); na Saúde da Mulher e Ambulatório da Secretaria Municipal de Saúde; Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h); Serviço de Vigilância Epidemiológica; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Colméia);  Ainda,  no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad); no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i) e Hospital Bom Pastor.

Nestes locais eles desenvolveram, segundo a coordenadora do curso, professora Marinez Pettenon, lindos e excelentes trabalhos. “Partindo da observação da realidade, destacaram uma situação problema, elegeram hipóteses de solução e desenvolveram ações em saúde, contribuindo com a problemática levantada. A construção do trabalho é sempre discutida, organizada e idealizada com o apoio das enfermeiras  e equipe de saúde do local”, salienta.  

A socialização é um momento muito importante na relação de integração ensino em serviço. Ela ocorreu no dia 28, junto ao auditório da Secretaria Municipal de Saúde e no dia 27 no Campus universitário, com a presença de estudantes, professores, gestores de saúde e enfermeiros dos referidos locais.

Todos os trabalhos geram ações que são devolutivas para as unidades. Confira os trabalhos realizado: João, trabalho intitulado:  Elaboração de um instrumento norteador para avaliação e consulta puerperal e puericultura;  Laisa-  Elaboração de um mapa para uso dos profissionais,   com distribuição espacial dos PVHA no município de Ijuí ;  Fabrício- Aplicação de um folder na tentativa de diminuir o hiper acesso nas Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento;  Jaíne- Perfil sociodemográfico dos usuários atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial CAPSad; Luana- Ação Educativa acerca das práticas educativas e complementares no Cuidado em Saúde Mental;  Gabriela- Implementação do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) de Enfermagem no Centro de Atenção Psicossocial; Fabiane- Elaboração de uma cartilha com orientações gerais e específicas a pacientes com diabetes mellitus;  Daiana- Uma medida para educação em saúde: doenças diarreicas agudas;  Cristiane-  Saúde mental de crianças e adolescentes com foco na participação da família;  Marinez- Projeto terapêutico singular com uma família em vulnerabilidade social;  Martha- Elaboração de um fluxograma de atenção as pessoas em situação de violência doméstica e ou sexual para uso das equipes de saúde da atenção básica e especializada do município de Ijuí;  Pamêla- Ação educativa referente ao sarampo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.