Estudantes de Enfermagem se somam ao trabalho dos profissionais de saúde para atender a comunidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Enfermagem se somam ao trabalho dos profissionais de saúde para atender a comunidade

                 

Um grupo de 11 estudantes do curso de Enfermagem da Unijuí, cursando o nono semestre, retornou, desde a segunda-feira, 30 de março, com as atividades práticas nos serviços básicos de saúde do município de Ijuí, nas Estratégias de Saúde da Família, somando esforços com as equipes de saúde da cidade no atendimento à população. Segundo a coordenadora do Curso, professora Marinez Koller Pettenon, neste momento de contingência e isolamento social, os estágios, que inicialmente haviam sido suspensos acolhendo decreto municipal, retornaram, no entendimento de que os profissionais de enfermagem têm um papel fundamental, ocorrendo com o respaldo dos Ministérios da Educação e da Saúde. “Entendemos que os estudantes do último ano podem contribuir positivamente, somando-se às equipes de saúde do município no combate à pandemia de Coronavírus. Neste momento atípico em que a humanidade vive, nossos estudantes são desafiados a participar e contribuir com o seu conhecimento, possibilitando o fazer da prática profissional e mantendo o nosso apoio e parceria à Rede Básica de Atenção à Saúde do município”, complementa.

O estudante Alexander Rodrigues relata que está realizando consultas de enfermagem, acolhimento, avaliações, além de pré-natal, juntamente com a enfermeira responsável pela Unidade em que atua. “Neste momento complexo percebo o quão necessária se faz a prática profissional, visto que o serviço da atenção primária é essencial e vital para a saúde pública. Este trabalho será de grande valia e de crescimento inigualável, pois a situação requer estudo intenso, promoção da saúde, gestão de pessoas e de locais por conta da situação. Sairei, com certeza, com muito aprendizado, crescimento profissional e pessoal, principalmente por estar atento e presente em uma vivência extrema, com a qual nos deparamos hoje”, observa.

Mayron Schallemberger, outro estudante do grupo, observa que o trabalho está sendo executado com cuidado e adotando todas as medidas de proteção, utilizando os EPI's (equipamentos de proteção individual), conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. “Acredito que nós, como estudantes, mesmo sem ter feito ainda o juramento de Enfermagem, temos o dever de estar na linha de frente neste momento”, destaca.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.