“Formamos profissionais para cuidar da vida” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Formamos profissionais para cuidar da vida”

            

O dia 12 de maio é um momento especial na história da Enfermagem, em que se comemora o dia do profissional enfermeiro(a). Esta data é alusiva ao nascimento de Florence Nightingale, enfermeira fundadora da enfermagem moderna, britânica que destacou-se nas batalhas e guerras e ficou famosa pela sua atuação na guerra da Crimeia. Cuidou de soldados feridos, utilizando o senso científico. Fundou a Escola de Enfermagem San Thomas, em Londres, no ano de 1860, um marco para a história da enfermagem contemporânea.

“A partir disso a Enfermagem passou a ser vista como ciência, com evidências científicas e foi consolidada como profissão. Neste momento em que a história de certa forma se repete, a enfermagem se destaca na linha de frente da pandemia da covid-19”, observa a coordenadora do Curso na Unijuí, professora Marinez Koller Pettenon. Complementa a professora, observando que diversos estudantes do curso também estão auxiliando no combate, realizando estágios de Enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital de Caridade de Ijuí, atendendo a comunidade. “Desta maneira, desde os semestres iniciais do curso, aprendem e vivem a experiência da profissão escolhida e os seus grandes desafios”.

Neste ano, a comemoração tem um significado todo especial, pois o curso de Enfermagem da Unijuí comemora 40 anos de história. “Formamos profissionais para cuidar da vida, espalhados hoje pelo Brasil e também no exterior, levamos também os nossos cumprimentos a todos eles. Agradecemos à Universidade, que investe e qualifica o nosso curso. Temos  uma proposta pedagógica que insere nosso estudante desde muito cedo nas atividades práticas e estágios, objetivando a atuação dos mesmos na vivência prática e contato com nossos pacientes e usuários que buscam o serviço, com muita qualidade, ciência, comprometimento e eficiência, qualificados para atuarem na rede de atenção à saúde (Hospitais, Clínicas, Estratégias de Saúde da Família, Unidades de Saúde, Serviços Especializados, Auditoria, Serviços Autônomos/Empreendedores)”, relata a professora.

Fotos de arquivo do curso de Enfermagem da Unijuí

2020, o ano da Enfermagem

O ano de 2020 foi escolhido o ano mundial da Enfermagem, por meio da campanha Nursing Now, com o movimento para valorização e qualificação da enfermagem enquanto profissão no mundo. “O que não prevíamos é que teríamos que enfrentar uma pandemia. E hoje estamos aí, na linha de frente, lamentavelmente temos perdidos profissionais nesta batalha, mas hoje a homenagem é para todos estes guerreiros, que incansavelmente enfrentam, com muita competência e conhecimento, o cuidado a todos os indivíduos que necessitam nos leitos hospitalares, na atenção primária à saúde, nas clínicas e em todos os locais onde cuidamos da vida”, destaca.

Hoje é dia de comemorar e de parabenizar a cada profissional da Enfermagem, seja ele enfermeiro, técnico de enfermagem, ou integrante de equipes da área. “Saliento que a valorização vai além disso, pois enquanto categoria profissional lutamos por melhores salários, condições de trabalho, carga horária compatível, aposentadoria especial, entre outras questões. Aproveito o momento e parabenizo a todos os nossos professores do Curso, nossos estudantes, os colegas das instituições parceiras da Universidade com quem mantemos vivos a nossa profissão com dignidade, cuidando da vida com muita ciência e evidência científica. Estamos juntos sempre e mais fortes somos assim!”, finaliza. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.