Pesquisa do curso de Enfermagem avalia a cultura de segurança do paciente - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa do curso de Enfermagem avalia a cultura de segurança do paciente

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da recém-graduada no curso de Enfermagem e agora mestranda no Programa de Educação nas Ciências da Unijuí, Karina Andressa Cavalheiro Zimmermann, se desenvolveu a partir de sua identificação com a temática de segurança do paciente. Orientada pela professora Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, a pesquisa foi intitulada "Cultura de segurança do paciente na perspectiva dos trabalhadores de uma instituição hospitalar acreditada".   

Segundo Karina, seu interesse pela temática surgiu por meio do grupo de pesquisa ao qual pertencia. “Fui bolsista de iniciação científica e a proposta do grupo era exatamente a mesma. Decidi pelo tema por influência do trabalho, em razão do meu interesse pessoal e, claro, por ser um assunto muito atual e importante na área da saúde”, explica Karina.

O objetivo do estudo foi avaliar a cultura de segurança do paciente entre todos os profissionais atuantes em uma instituição hospitalar e comparar os resultados entre as categorias profissionais. Pesquisas bibliográficas foram as principais fontes de pesquisa, já que elas disponibilizam evidências dos resultados.

A pesquisa buscou munir os profissionais de conhecimento e evidências e, por meio disso, qualificar os serviços de saúde. Também contribui para a comunidade científica, destacando-se por seus bons resultados e contribuindo para que novos estudos sejam realizados. “Penso que a pesquisa destaca-se, pois existem poucos estudos publicados que abordem o tema sob essa perspectiva. A maior parte dos estudos obtém mais resultados negativos do que positivos, portanto, acredito que esses aspectos são os diferenciais da minha pesquisa”, ressalta.

Após a conclusão do curso, a acadêmica dará continuidade aos estudos. “Iniciarei o curso de mestrado, resultado do meu engajamento na iniciação científica, e a partir disso continuarei me capacitando. Quanto à carreira profissional na Enfermagem, colocarei em prática todo o conhecimento adquirido na graduação, na iniciação científica, me mantendo sempre atualizada, pois acredito na prática baseada em evidências, o que só é possível por meio do estudo”, finaliza.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.