Curso de Enfermagem trabalha a Segurança do Paciente em aula inaugural - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Enfermagem trabalha a Segurança do Paciente em aula inaugural

Com uma história de mais de 40 anos, o curso de Enfermagem da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, dia 13 de maio, sua aula inaugural, com a presença da doutora Fernanda Paese, da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. A palestra foi mediada pela professora Adriane Kolankiewicz.

Antes da participação da convidada, a coordenadora do curso, professora Marinez Pettenon, destacou que pela primeira vez o evento de recepção aos estudantes aconteceu de forma online - o que possibilitou que mais pessoas acompanhassem a aula. A educadora também relembrou a história do curso, que ao longo das décadas vem se reinventando para proporcionar uma formação de qualidade aos seus acadêmicos. 

Fernanda trabalhou o tema “Segurança do paciente: avanços e desafios no contexto da Atenção Primária à Saúde” e destacou aos participantes a importância de, desde o primeiro semestre até o final do curso, ter em mente a importância de ações que visem a segurança. “Esse é um assunto discutido há muitos anos. Lá atrás, quando mulheres morriam durante o parto, percebeu-se que a simples ação de lavar as mãos poderia reduzir as mortes. No mundo moderno, o tema chamou bastante a atenção a partir da divulgação de um relatório, “Errar é humano: construir um sistema de saúde mais seguro”, em 1999, nos Estados Unidos, que apontava que entre 44 e 98 mil mortes aconteciam por erros em processos de assistência", explicou.

O tema, que inicialmente era trabalhado na assistência hospitalar, também se voltou à Atenção Primária À Saúde, onde pacientes também sofriam eventos adversos, como quedas, administração incorreta de medicamentos e falha em sua identificação, por exemplo.

“Um dado de 2015 mostrou que, no contexto nacional, 434 mil óbitos aconteciam por eventos adversos. É claro que errar é humano, mas precisamos trabalhar para evitar que erros aconteçam”, explicou Fernanda.

Acompanhe o debate na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.