Curso de Enfermagem da Unijuí prepara profissionais de forma completa e inovadora - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Enfermagem da Unijuí prepara profissionais de forma completa e inovadora

Reconhecido nacionalmente como uma das principais referências no ensino, o curso de Enfermagem da Unijuí forma, há mais de 40 anos, profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho. Neste ano, com o objetivo de integrar ainda mais o estudante à realidade da profissão, o curso apresenta um novo currículo, estruturado na forma modular, sendo composto por componentes curriculares interdisciplinares, comuns a área da saúde e integrados do primeiro ao quarto módulo do curso, sem a presença de pré-requisitos, possibilitando ao estudante sua inserção em diferentes módulos oferecidos. 

A forma modular permite ao estudante a construção do conhecimento, baseado em competências que possibilitam o desenvolvimento de todas as capacidades do ser humano, contribuindo para a formação integral das pessoas. Além disso, o curso passa a ser ofertado nos turnos da tarde e noite. “Planejamos uma graduação diferenciada, baseada nas competências profissionais, nas habilidades do saber fazer, na inovação, no domínio de novas ferramentas e tecnologias digitais, estimulando um novo olhar para a profissão da enfermagem que destaca-se em evidência, valorizada e conceituada também pelo contexto pandêmico vivido”, destaca a coordenadora do curso professora Marinez Koller Pettenon.

A professora destaca que o novo currículo do curso de Enfermagem atendeu às diretrizes para a reestruturação curricular institucional no que tange: a estruturação do currículo por competências, sendo a matrícula por módulos; módulos semestrais constituídos por cinco componentes curriculares disciplinares (CCD) compartilhados com os demais cursos da saúde e também específicos; um projeto curricular integrador ( PI) e um de formação pessoal e profissional (FPP). 

Sobre os Projetos Integradores, a professora Marinez Koller Pettenon destaca que a estrutura é positiva na formação profissional dos acadêmicos. “A partir de um tema gerador, os estudantes são desafiados a buscar soluções para demandas específicas vindas da comunidade, objetivando a resolutividade dos problemas elencados, unindo a teoria à prática, elaborando um projeto científico com ações a serem desenvolvidas junto à comunidade local e regional.  Este novo contexto desafia o estudante a ser crítico, reflexivo e inovador, na realidade vivenciada”, conclui.  

No curso de Enfermagem da Unijuí, o estudante é preparado para atuar nos diferentes cenários que compõem a rede de atenção à saúde:  hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, Estratégias de Saúde da Família, Unidades Básicas, Equipes de Atenção Primária, serviços de auditoria, consultorias e em gestão nas Secretarias Municipais de Saúde, Coordenadorias Regionais/Estaduais de Saúde e Coordenadorias de Educação. 

Para saber mais sobre o curso de Enfermagem da Unijuí, acesse o link.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.