Acadêmicos de Enfermagem têm aula prática em estações de aprendizado - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos de Enfermagem têm aula prática em estações de aprendizado

Na segunda-feira, 4 de setembro, na disciplina do 6º semestre - Enfermagem em Ginecologia,  foi organizada uma aula prática com quatro estações clínicas de aprendizado, sendo ministrada pelas professoras do curso de Enfermagem,  Arlete Regina Roman e Josélia Gomes. 

Durante a aula, ocorreu a participação de duas estudantes do Ensino Médio da EFA, resultado da parceria entre o Grêmio Estudantil e a Unijuí, com o intuito de aproximar os alunos da Universidade, inserindo-os em diferentes aulas e atividades práticas dos cursos de formação. 

As estações foram divididas em quatro linhas de cuidados: na Estação 1 foram analisados os métodos hormonais e não hormonais para contracepção; na Estação 2, exame de coleta de material para citologia cervical (rastreio do câncer de colo uterino); na Estação 3, a saúde mamária (autopalpação e exame clínico de mamas); e na Estação 4, os cuidados farmacológicos e não farmacológicos a mulheres com vulvovaginites e/ou cervicites. 

“Nós percebemos que quanto mais o estudante manuseia os materiais, não só em modelos anatômicos, mas, por exemplo, os próprios blisters das pílulas contraceptivas, o DIU, o diafragma, os preservativos masculino e feminino;  mais tranquilos e mais seguros eles chegam para a prática. E aí eles conseguem se concentrar na entrevista, na anamnese com a mulher e já têm um pouco mais de segurança e conhecimento dos materiais que vão encontrar”, ressalta a professora Arlete. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.