Estudantes de Enfermagem interpretam papel de vítimas em simulação de incêndio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Enfermagem interpretam papel de vítimas em simulação de incêndio

O curso de Enfermagem da Unijuí participou, nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, de uma simulação realística de incêndio na empresa Raízen Combustíveis. Os estudantes do curso foram os protagonistas da ação, encenando o papel das vítimas da explosão de um tanque de combustível.

Participaram do simulado 13 acadêmicos, divididos conforme a gravidade dos ferimentos. Na cor vermelha, com prioridade máxima de atendimento, foram três vítimas com múltiplas queimaduras e fraturas; na cor amarela, classificada como urgente, duas pessoas com queimaduras e fraturas; e na cor verde, foram seis vítimas com ferimentos leves. Além deles, dois estudantes interpretaram os familiares das vítimas do acidente.

O evento contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e da Coordenadoria de Trânsito de Ijuí. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí, professora Marinez Pettenon, a simulação resultou em um aprendizado muito significativo para os acadêmicos. “Nossa essência na enfermagem, é o cuidar. Hoje, eles fizeram um papel diferente, sendo as vítimas e assim, conseguindo se colocar no lugar dos pacientes. Então, é um grande aprendizado para os estudantes ter e viver esta experiência. Além disso, é uma oportunidade para aprender como ocorre a prática em situações como esta”, explicou.

Vitória Gasparetto, estudante do 4º semestre de Enfermagem, foi uma das vítimas. "Foi muito positiva a ação. Facilita para sabermos como priorizar os pacientes, como agir e ter uma ampla visão sobre a estrutura de um atendimento de urgência". Já a estudante do 10º semestre, Micheli Steinhorst Krebs, participou pela segunda vez de uma simulação. Segundo ela, a atividade é muito importante pois mostra o papel do enfermeiro frente a este tipo de acidente. "Durante meu estágio, atuei na emergência de um hospital onde eu costumava receber as vítimas de acidentes. Hoje, pude aprender um pouco mais sobre o que está por trás deste socorro, o que nos torna mais empáticos para realizar os atendimentos", relatou.

Também esteve acompanhando a simulação o técnico em Segurança do Trabalho da Unijuí, Djecson Bassani da Silva.

 

Preparação 

Para a caracterização, os personagens contaram com o apoio do curso de Estética e Cosmética da Universidade que realizou a maquiagem artística, retratando os ferimentos das vítimas. A atividade envolveu estudantes do curso e foi coordenada pela professora Isabella Carlan que destacou que a maquiagem vai além de uma técnica tradicional.

“Trabalhar com maquiagem artística é um desafio. Utilizamos materiais específicos, buscando deixar o resultado o mais real possível. Também é de extrema importância a participação das acadêmicas nestas atividades, justamente para lembrar e dar ênfase de que a maquiagem está inclusa em diversos campos de atuação, indo além de uma técnica tradicional”, frisou Isabella.

Para Carolina Becker Fagundes, acadêmica do 2° semestre de Estética e Cosmética, esta foi a primeira vez que ela desenvolveu uma maquiagem artística. “Foi uma experiência diferente de tudo que eu já tinha feito. Foi ótimo aprender um pouco mais sobre este tipo de maquiagem”, contou. Segundo Emily Barboza Martins, também estudante do 2º semestre, participar da preparação das vítimas agregou em sua formação.  “Foi uma experiência incrível. É bastante gratificante ver o trabalho pronto e o quanto ficou realista”. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.