COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Civil (Bacharelado)

Ibracon na Estrada Gaúcha acontece nesta quarta-feira

Acontece nesta quarta-feira, dia 23 de junho, o Ibracon na Estrada Gaúcha - um evento que será promovido de forma totalmente virtual pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon), com apoio da Unijuí. A atividade, que terá início às 19h30 e será transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, tem o objetivo de promover um debate acerca de temas atuais da área da Engenharia Civil.

Com a temática “Atualização tecnológica: pesquisa voltada para o mercado”, o Ibracon na Estrada Gaúcha inicia com a fala da diretora regional do Ibracon/RS, Jadna Fuchter. Na sequência, o gerente técnico Supertex, engenheiro José Valdenir Teixeira, vai abordar os “Fatores relevantes do pedido à entrega do concreto usinado”.

Às 20h, o professor doutor Roberto Christ (ITT Performance/Unisinos) fala sobre o “Desenvolvimento e aplicação de concretos de ultra alto desempenho”. Por fim, a professora doutora Fernanda Pacheco fala sobre os “Desafios na concepção de concretos autocicatrizantes e autorregenerantes”.

O evento é gratuito. Inscrições podem ser realizadas neste link. Mais informações na Central de Eventos, pelo e-mail eventos@unijui.edu.br ou pelo celular/WhatsApp  9 92185008.


Unijuí firma parceria para serviços de controle tecnológico

Mais uma parceria foi firmada pela Unijuí nesta quarta-feira, dia 19 de maio. A Instituição formalizou um contrato de prestação de serviços de controle tecnológico com a empresa Realize - Projetos e Execuções Ltda, que permitirá ao Laboratório de Engenharia Civil a realização de ensaios de resistência à compressão em corpos de prova de concreto.

Conforme explica o técnico laboratorista Luiz Irineu Donato, a empresa adquiriu uma máquina retificadora, que foi destinada ao Laboratório de Engenharia Civil. Em contrapartida, haverá a prestação de serviços pela Universidade. “Esse equipamento vai fazer a preparação do corpo de prova para realização do ensaio de resistência à compressão. Estaremos trabalhando dentro dos princípios técnicos, atendendo às normas e com uma qualidade superior ao que é praticado na região. Estamos utilizando uma técnica nova, uma metodologia diferente e encontrada em grandes centros de controle”, explicou.

Vice-reitor de Administração da Unijuí, o professor Dieter Siedenberg destacou que para os acadêmicos é importante observar os processos de validação de ensaios. “É importante que isso aconteça na prática. Ficamos felizes, enquanto Instituição, curso e Laboratório de Engenharia Civil, pela parceria e confiança que as empresas depositam na nossa capacidade”, afirmou.

Sócio-administrador da empresa Realize, Diego Viecili falou sobre a satisfação em poder contribuir com o aprimoramento do controle de qualidade do Laboratório. O contrato, lembrando, tem a duração de três anos.


Contando com protagonismo do PET Engenharia Civil, projeto da sede da TeAmor está prestes a ser executado

Mais um passo foi recentemente dado para construção da sede da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TeAmor): a aprovação, por parte da Câmara Municipal, da liberação do valor de R$ 500 mil, conquistados para execução da obra. A sede será construída na Rua Carlos Zimpel, próximo ao campus da Unijuí, em um terreno cedido pelo Município.

Do total conquistado, R$ 450 mil são oriundos de uma emenda da deputada federal Liziane Bayer e o restante corresponde à contrapartida do Município. Já o projeto da sede contou com a participação do Programa de Educação Tutorial – PET Engenharia Civil da Unijuí. “O projeto foi desenvolvido ainda no ano passado, pelos alunos do PET e pela equipe do Escritório Focco – Projetos e Avaliações, com o apoio da Universidade e da Prefeitura Municipal”, explicou o professor Diorges Carlos Lopes, engenheiro civil e responsável técnico pelo projeto.

De acordo com o docente, foram necessários 90 dias de trabalho para materializar o projeto. A estrutura da sede foi devidamente planejada e busca ser um espaço acolhedor para que pessoas com autismo, especialmente crianças e adolescentes, e seus familiares, se sintam parte do ambiente e tenham uma melhor adaptação para facilitar o tratamento. Visando a acessibilidade, o projeto prevê a construção de um único pavimento, com sala de espera, secretaria de recepção acoplada à sala; auditório com capacidade para 100 pessoas; 2 banheiros com 3 sanitários, adaptado para cadeirantes, um refeitório amplo; cozinha ampla com churrasqueira interna; 4 salas planejadas para atividades individuais ou em grupos, com espaço para até 10 pessoas, todas com portas de fugas; uma pracinha e espaço de recreação; estacionamento e uma pequena horta para ser cuidada pelos próprios autistas.

O professor Diorges não mediu esforços para a execução do projeto. O valor conquistado ainda não é suficiente para conclusão da obra, mas dará para estabelecer a TeAmor e dar início a algumas atividades”, explicou a presidente da associação, Raquel Pinto. Com a aprovação da liberação, a expectativa, agora, é pela licitação e início das obras.

Na futura sede da TeAmor, serão atendidas pessoas com autismo de grau leve, moderado e severo, além de suas famílias. No local, serão priorizadas atividades e terapias em grupos e com os familiares, oficinas de preparação para o mercado de trabalho autônomo, atividades recreativas, de socialização, e formações em Transtorno do Espectro Autista (TeA). O trabalho desenvolvido deverá ser promovido pela associação em parceria com o poder público, instituições privadas, universidade, bem como com a participação de parceiros voluntários.

Conheça um pouco mais do projeto:


Estudantes de Engenharia Civil da Argentina concluem estágio em Ijuí

                 

Na tarde de quinta-feira, dia 16 de abril, foram realizadas as bancas de estágio, por videoconferência, das estudantes da Universidad Nacional de Misiones (UNAM), de Oberá, na Argentina, Ingrid Beatriz Drewes e Veronica Alejandra Piñeyro. Elas realizaram intercâmbio junto ao curso de Engenharia Civil da Unijuí, em estágio na obra da PCH Sede II Centenária, da Ceriluz, em Ijuí, nos meses de março e abril deste ano.

As bancas foram realizadas com a participação dos professores orientadores: Cristina Eliza Pozzobon e Diorges Carlos Lopes, respectivamente, e pela professora Lia Geovana Sala, do curso de Engenharia Civil da Unijuí. Também estiveram presentes nas bancas os professores da UNAM: Francisco Stevenson e Hugo Reinert e Nicolás Pintos, também da área de Engenharia Civil.

Segundo a professora Lia Geovana Sala, coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unijuí, pode-se perceber que as alunas realizaram um ótimo estágio e que levaram uma ótima experiência para suas vidas profissionais. “Agradecemos a Ceriluz pelas vagas de estágio, a equipe que trabalhou com as alunas diretamente no estágio, ao supervisor de campo, engenheiro Daniel Oliveira de Bitencorte,  ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, ao Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, ao chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Peterson Cleyton Avi,  aos professores envolvidos no desenvolvimento do estágio das alunas e aos alunos do curso de Engenharia Civil, que estiveram em contato auxiliando as alunas”, observa.

               


Estudantes da Argentina vão realizar estágios na área da Engenharia Civil em Ijuí

                   

O curso de Engenharia Civil da Unijuí está com uma intensa relação de intercâmbio acadêmico com a Universidad Nacional de Misiones (UNAM), de Oberá, na Argentina. Desde o dia 26 de fevereiro, duas alunas da Instituição parceira estão no Brasil para a realização de estágio. Ingrid Beatriz e Verónica Alejandra vão realizar estágio na obra da PCH - Sede II Centenária, da Ceriluz, em Ijuí, nos meses de março e abril deste ano.

Também estiveram na Unijuí os professores Francisco Stevenson, Hugo Reinert e Nicolás Pintos, do curso de Engenharia Civil da UNAM. O grupo foi recepcionado pela coordenadora do curso, Lia Geovana Sala, pelos professores Diorges e Carlos Lopes e os estudantes Eric, Bruna e Gabrielli, que fazem parte do PET Engenharia Civil. Na ocasião foi realizada uma visita ao local de estágio de Ingrid e Verónica, momento em que foi possível conhecer o túnel que terá cerca de dois quilômetros, ligando a barragem à casa de máquinas, além da própria casa de máquinas. "Foi uma visita muito interessante a uma grande obra de engenharia ", salienta a professora Lia.


Unijuí firma convênio com construtora para a prestação de serviços em controle tecnológico

             

Na tarde desta terça-feira, 10 de dezembro, a Unijuí assinou convênio com a empresa Azevedo Incorporações de Empreendimentos Imobiliários para a prestação de serviços na área da Engenharia Civil. A Universidade vai trabalhar em conjunto com a empresa, que é de Santo Ângelo, por meio do Laboratório de Engenharia Civil.

Segundo o responsável técnico do Laboratório, Luíz Donato, as atividades vão iniciar já no dia 19 de dezembro de 2019, tendo previsão de término em seis meses. Serão prestados serviços nas áreas de controle tecnológico de concreto, argamassas, blocos cerâmicos e prismas cerâmicos, em um empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, com 56 apartamentos, que será construído em Santo Ângelo. Novos convênios deverão ser assinados com a mesma empresa, para o trabalho em novos empreendimentos que serão realizados ao longo de 2020. Ainda de acordo com Donato, a empresa participa do Programa de Qualidade Classe B da Caixa Econômica Federal e, a partir de 2020, vai mudar para a Classe A, para isso, também terá o auxílio da Unijuí na questão de controle tecnológico.

O ato de assinatura contou com a presença do Vice-Reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, além de Giuliano de Azevedo Leite, representante da empresa parceira.