Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Civil (Bacharelado)

Curso de Engenharia Civil forma profissionais capazes de atuarem em diversos ramos do mercado da área

Um mercado que possibilita um leque grande de atuação e que é de extrema importância para a sociedade. É com o propósito de preparar os futuros profissionais para este mercado que a Unijuí oferta o curso de Engenharia Civil, o qual é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa. 

Conforme o coordenador do curso, o professor Diorges Carlos Lopes, a Engenharia Civil possibilita que o profissional atue não só em projetos, mas também na administração de obras, consultoria de instituições, na avaliação de imóveis, pode fazer perícias em alguma obra, obras da geotecnia, estradas, entre outros. “A nossa área sempre contou com uma ampla gama de atuação. Esta é uma profissão que traz muito desafio diário, onde se conversa com pessoas, há trabalho de convencimento para tomar decisões e mexemos com vidas, por isso nosso trabalho é muito importante e precisamos ser muito assertivos”, comenta o docente. 

Segundo o professor, o curso de Engenharia Civil conta com vários diferenciais. Até hoje, foram mais de 1.000 profissionais formados em uma trajetória de 25 anos, os quais passaram por laboratórios e aprenderam com profissionais capacitados durante a formação. “Temos uma infraestrutura robusta, preparada para formar o profissional. Temos professores de alta qualidade, que estão preocupados em formar profissionais preparados para já saírem do curso e estarem atuando”, destaca.

Como diferenciais, o curso oferece a prática em diversos laboratórios, como o Laboratório de Química, Laboratório de Física, Laboratório de Informática, Laboratório de Topografia, Laboratório de Geotecnia, Laboratório de Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais. Outro diferencial é que o acadêmico pode se inserir em pesquisas e atividades de extensão, atuando ainda como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET).

Há, ainda, o Laboratório de Engenharia Civil, que é uma ferramenta a mais onde o estudante pode aprender na prática como são feitas as consultorias das empresas. “O mercado entende que o que fazemos no laboratório é essencial, por isso nos procuram. Nós auxiliamos com serviços de avaliação de concretos que chegam para as obras, se possuem resistência, entre outros padrões. É um trabalho fundamental e o nosso laboratório faz isso”, completa o professor Diorges. 

Quer saber mais sobre o curso? Acesso o site da Unijuí e fique por dentro de outros detalhes. O curso está com inscrição aberta no Vestibular de Inverno da Unijuí, a qual pode ser feita até o dia 29 de julho, pelo link unijui.edu.br/vestibular





Curso de Engenharia Civil capacita estudantes para atuarem em diversos segmentos

Com mais de 25 anos de atuação, o curso de Engenharia Civil da Unijuí busca formar profissionais capacitados para atuarem nos mais diversos campos e segmentos voltados para o desenvolvimento econômico e estrutural das cidades, levando em conta o bem-estar social e ambiental das comunidades. 

A formação prepara os estudantes para atuarem com a montagem de projetos, execução e fiscalização de edificações residenciais e comerciais; instalações industriais e rurais; estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; construção de pontes e grandes estruturas; entre outros, com qualidade, segurança, funcionalidade, conforto e economia.

O curso já formou mais de 1.000 engenheiros civis e tem como diferenciais uma estrutura completa, com laboratórios de Química, Física, Informática, Topografia, Geotecnia, Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais, os quais preparam os acadêmicos com aulas práticas desde o início da graduação, possibilitando que eles possam estar preparados para as mais diversas atuações. 

Além dos laboratórios, os estudantes têm a possibilidade de fazer estágios remunerados e supervisionados, que incentivam, desde o início da formação, um contato com a realidade profissional. O outro diferencial é que eles podem se inserir em pesquisas e atividades de extensão, atuando como bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET). 

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Diorges Carlos Lopes, destaca que a formação oferece inúmeras oportunidades para os acadêmicos se desenvolverem e serem profissionais completos na área. “Na Engenharia Civil, o estudante poderá ter contato com a teoria e a prática, que é feita dentro dos nossos laboratórios. Também fazemos visitas técnicas em obras de construção civil, possibilitando o contato com profissionais que já atuam na área. Temos, ainda, professores 100% empenhados em passar o conhecimento dentro da nossa área de atuação”, ressalta. 

O curso de Engenharia Civil é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular


Estudantes de Engenharia da Unijuí fazem visita técnica a Itaipu Binacional

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da Unijuí -  campus Santa Rosa - realizaram, nesta semana, uma visita técnica à Itaipu Binacional e às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A viagem, conforme explica o professor Eder Claro Pedrozo, foi organizada pelos centros acadêmicos dos cursos com apoio da Unijuí e oportunizou aos alunos conhecerem o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), onde assistiram a palestras, fizeram passeios guiados e puderam visitar laboratórios, biblioteca e o LabMaker existente no local. 

Os estudantes também conheceram a usina hidrelétrica de Itaipu, que possui cerca de 8 quilômetros de extensão e 196 metros de altura. Os estudantes fizeram uma visita técnica e conheceram a infraestrutura completa da usina, desde o seu topo, até a sua central de controle, passando pelas unidades geradoras de energia. Em seguida, também visitaram o Parque das Aves e o Parque das Cataratas, onde realizaram trilhas ecológicas. 

Segundo o professor Eder, a viagem foi positiva pois possibilitou aos acadêmicos ampliarem seus conhecimentos em áreas importantes. “Os alunos puderam ter uma profunda imersão nas suas áreas de conhecimento, a partir de uma inserção em espaços com alto grau de desenvolvimento tecnológico. Também puderam entender o que é desenvolvimento sustentável na prática, ao interagirem com a natureza em locais extremamente preservados”, destaca.


Egressa de Engenharia Civil coordenou importante projeto do Complexo Solar Janaúba

Mariana Bamberg Amaral, egressa do curso de Engenharia Civil da Unijuí, iniciou sua trajetória profissional em 2021 na Intertechne, uma empresa com mais de 30 anos de história. Atualmente, a engenheira civil coordena diversos projetos importantes em todo o Brasil.

Após concluir sua graduação na Unijuí em 2015, Mariana continuou sua formação acadêmica por meio do Mestrado em Engenharia e Reutilização de Resíduos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao concluir o curso, Mariana teve a oportunidade de ingressar em um emprego que envolvia energia eólica. "Em 2021, iniciei minha jornada na Intertechne, comecei com alguns projetos menores e também em um projeto de energia termossolar, que é uma área relativamente nova. Foi um desafio, mas proporcionou um grande aprendizado", relata.

Na metade do projeto do Complexo Solar Janaúba, localizado no Norte de Minas Gerais, Mariana teve a oportunidade de assumir a coordenação do projeto. Esse complexo possui 1,5 milhão de placas solares instaladas e tem como objetivo integrar energia renovável à rede de transmissão nacional. "Essa foi uma grande oportunidade para conquistar novos projetos na Intertechne. Com o tempo, adquiri experiência e passei a coordenar o projeto Jaíba V. Atualmente, estou na coordenação da Usina Solar de Mauriti e da Usina Solar de Arinos, ambos são grandes empreendimentos em fase de projeto executivo, onde estou responsável pelo contato com o cliente e pela interface da obra".

Para Mariana, sua formação acadêmica foi de grande importância para conquistar oportunidades profissionais. "A Universidade e os professores maravilhosos que encontrei ao longo da minha jornada foram fundamentais em cada conquista e oportunidade que tive em minha carreira. Sempre recebi um grande incentivo para a pesquisa, a busca por mais conhecimento e a exploração de novos horizontes. A Unijuí desempenhou um papel significativo em todas essas realizações que obtive ao longo do caminho", conclui.


Protótipos desenvolvidos pelos estudantes da Unijuí estão expostos para votação na Indumóveis

Os estudantes de Engenharia Civil, campus Santa Rosa, apresentaram no sábado, 03, na Indumóveis, os protótipos construídos com a temática “O Berço Nacional da Soja e os 100 Anos da Soja no Brasil”, durante o Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional - Wiiu.

O Wiiu é um intercâmbio acadêmico realizado pela segunda vez, entre Unijuí e Universidade de Córdoba - UNC, que desta vez conta também com a parceria das Feiras Indumóveis e Fenasoja. Entre os dias 30 de maio e 02 de junho, os estudantes participaram de oficinas ministradas pelos professores argentinos da UNC, Gustavo G. González, Leonel Ghiglione, Lucas Dunkler, com a  mediação dos professores da Unijuí Igor Norbert Soares, Lia Geovana Sala, Éder Claro Pedrozo, André Luiz Bock, Giuliano Daronco, Taciana Paula Enderle, Diorges Carlos Lopes, Paula Prediger Weber e Daiana Bruxel. 

Na Indumóveis foram apresentados cinco protótipos que ficarão expostos no estande da Universidade, no pavilhão 14, do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson até o fim da Feira. Os visitantes podem votar na proposta preferida até o dia 11 de junho. As três maquetes mais votadas serão montadas em tamanho real pelos estudantes da Unijuí e da UNC, para utilização durante a Fenasoja 2024. 

O professor da UNC Gustavo G. González, explicou como foi a experiência desta atividade Binacional em Santa Rosa e como será sua continuidade. “As ideias foram embasadas na importância da soja e da Fenasoja para a cidade. Os grupos elaboraram  cinco protótipos, os quais vamos desenvolver em Córdoba, com o auxílio dos estudantes da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Desenho, para retornarmos em 2024 e montá-los na Feira”, disse o professor Gustavo. 

O Wiiu, além de gerar um intercâmbio acadêmico entre Brasil e Argentina, também oportunizou que estudantes de diversos semestres dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Design trabalhassem juntos no desenvolvimento do projeto, compartilhando conhecimento. “Foi uma experiência nova, estou no 1º semestre e o Wiiu foi uma ótima forma de colocarmos em prática um pouco do que aprendemos na disciplina de representação. Conseguimos dividir experiências com colegas do 1º, 3º e 7º semestre. A veterana do nosso grupo passou algumas ideias e trouxe ensinamentos de assuntos que ainda vamos aprender no decorrer da graduação”, contou a estudante de Engenharia Civil Nathalia Zander. 

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, agradeceu a parceria das Feiras Indumóveis e Fenasoja, para a realização do Workshop. “Agradeço a participação de todos no Wiiu. Sabemos que Santa Rosa é um município envolvido com o voluntariado. É um exemplo para a região. E a Unijuí está muito feliz por poder fazer parte deste movimento, nós, como Instituição, queremos auxiliar no que for possível, para o desenvolvimento regional”, finalizou o vice-reitor. 

1º protótipo: Isoca - Gustavo G. González, Leonel Ghiglione, Lucas Dunkler

2º protótipo: La Maquina - Andriele, Julia, Nicoli, Regina, Richard e Soraia

3º protótipo: Recanto Cooperar - Brenda Rodrigues, Carolina Bergmann, Cristiane Tolomini, Eduardo Göttems, Jader Fabricio e Leticia Bittencourt

4º protótipo: Plataforma Móvil - Gustavo, Gabriel, Amanda, Eduardo e Laudinei

5º protótipo: Trilhando o Futuro - Camila Webler, Djailise Paulus, Douglas de Souza, Jordana da Silva, Nathalia Zandler e William Haacke


Semana Acadêmica de Engenharia Civil inicia-se na próxima semana no campus Ijuí

Estão abertas as inscrições para a Semana Acadêmica da Engenharia Civil, que acontece de 29 de maio a 2 de junho, no campus da Unijuí em Ijuí. Para inscrever-se, o estudante deverá acessar o endereço unijui.edu.br/eventos. A participação garante o certificado de 20h. 

O evento conta com uma programação diferenciada, com diversas atividades, a exemplo de palestras, minicursos e gincana. A Semana Acadêmica busca gerar troca de conhecimentos e integrar estudantes, professores e profissionais da área de engenharia. 

A abertura será realizada na segunda-feira, 29, às 19h30, no Centro de Eventos, com a presença do palestrante Igor Butignol, formado pela Unijuí em Design Gráfico e diretor da Brainhouse - Soluções Tecnológicas para seu Lar. Igor traz aos acadêmicos uma palestra sobre automação residencial. 

Nos dias 30 de maio e 01 de junho, os estudantes poderão escolher os minicursos que desejam participar. A escolha será feita no momento da inscrição na Semana Acadêmica. É importante ressaltar que as vagas são limitadas. 

No dia 30 de maio, no Espaço + Inovação Unijuí, serão realizados dois minicursos a partir das 19h30. O minicurso de Renderização será ministrado pela mestre em Engenharia Civil, Paula Weber Prediger. Para o curso será necessário levar notebook pessoal. A engenheira civil e inspetora-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Ijuí,  Franciele Taís Fridhein, conversa com os estudantes sobre o órgão regulamentador da profissão. 

Os estudantes poderão escolher entre os minicursos de Excel e a segunda edição do curso de Renderização, com Paula Weber Prediger, no dia 01 de junho. O curso de Excel será realizado pela doutoranda em Educação nas Ciências, Fernanda Machado de Miranda. Para os dois cursos será necessário levar notebook pessoal. 

Na quarta-feira, 31, o professor de Engenharia Civil da UFSM, Almir Barros da Silva Santos Neto, traz para os estudantes da Unijuí todo seu conhecimento sobre mecânica e modelagem de estruturas, materiais compósitos avançados, experimentação e análise numérica de estruturas, para a palestra “Conceitos, Fundamentos e Aplicações da Protensão”. 

Para encerrar a Semana Acadêmica, o Centro Acadêmico da Engenharia Civil - Cae realizará uma atividade no auditório do Espaço + Inovação. Mais informações e o formulário de inscrição serão enviados por e-mail.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.