Plano de Mobilidade Urbana é tema de debate durante a Semana Acadêmica do DECEng - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Plano de Mobilidade Urbana é tema de debate durante a Semana Acadêmica do DECEng

Discutir sobre a mobilidade urbana, os investimentos necessários, a mudança de paradigma e de atitude de motoristas e pedestres e da reestruturação necessária para a implantação de um plano de mobilidade urbana nas cidades foram os objetivos da mesa redonda realizada na noite de terça-feira, 09, no Salão de Atos da UNIJUÍ, dentro da Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DECEng).

O debate reuniu o especialista em trânsito Claudinei Pereira dos Santos; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito de Ijuí, Ubiratan Erthal e a professora do Curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ, Cristina Pozzobon.

 

Claudinei Pereira dos Santos

 Pereira ressaltou que nunca se falou tanto em trânsito e transporte como atualmente. “Nunca a temática esteve tão em pauta quanto hoje, aqui em Ijuí estamos já em um posicionamento estratégico e daqui pra frente precisamos viabilizar o plano de investimento, modelos institucional e de financiamento, levando em consideração todos os aspectos que envolvam um plano de mobilidade: os pedestres, os idosos, as pessoas com deficiência. Parece muito fácil quando se fala em Plano de Mobilidade, mas afirmo que são bem poucas as cidades com recursos para fazer um bom plano e efetivá-lo”.
Pereira define como um bom plano aquele que “por um lado reflete a cenografia da cidade e por outro pode influenciar a cena local”. Para ele a mobilidade urbana vai bem além do trânsito, englobando as calçadas, prevendo canteiros centrais para ruas muito largas, entre outros fatores.

O Secretário Ubiratan Erthal falou sobre o PlaMob de Ijuí, concebido há alguns anos que gradativamente vem sendo discutido com todos os setores da comunidade, já que para a sua execução é necessário mais do que os recursos que estão a caminho, é preciso uma mudança cultural das pessoas. Erthal adiantou que já estão assegurados R$ 5 milhões para a implantação do PlaMob (que foi construído com  a ajuda de professores do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ) e que outros R$ 3 milhões estão para serem liberados.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.