Estudantes integram Grupo de Estudos em “Construção e Sustentabilidade” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes integram Grupo de Estudos em “Construção e Sustentabilidade”

             

Com o objetivo de aprofundar estudos em temas importantes, o curso de Engenharia Civil – Campus Santa Rosa, possui em funcionamento, neste ano de 2018, do Grupo de Estudo em “Construção e Sustentabilidade”.

Nesta proposta, os estudantes e professores participantes aprofundam conhecimentos em diversas áreas, entre elas: Construção Civil, Estruturas, Engenharia Hidráulica, Infraestrutura e Transportes, Materiais Elétricos, Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo e Paisagismo.

A metodologia de trabalho do grupo, ao longo ano, foi revisão da literatura sobre os conceitos que envolvem as áreas de estudo. A partir disso, houve continuidade da pesquisa com elaboração das ferramentas e métodos de coletas de dados. Também foi analisado o grau de satisfação dos usuários das habitações de interesse social, por meio de uma pesquisa pós-ocupação (APO), que abordou, além dos aspectos tradicionais, o estudo do desempenho das edificações quanto aos acabamentos, estrutura, sistemas prediais, mais a acessibilidade e a infraestrutura do loteamento. A APO foi conduzida por questionários, entrevistas e observações controladas. O objetivo é analisar, junto aos usuários, temas como conforto, adequação de layout, ergonomia, acessibilidade, entro outros em paralelo com a realização de medições com instrumentos. Em paralelo, o Grupo passou a identificar oportunidades de inserção de novas tecnologias na habitação com ênfase na sustentabilidade. No fechamento da pesquisa, serão propostas, a partir da análise dos resultados, ações de extensão que envolvam a comunidade afim da melhoria nas condições de convívio e moradia dos habitantes do loteamento.

Segundo o coordenador do Grupo, professor Eder Claro Pedrozo, atualmente 13 estudantes voluntários do campus Santa Rosa se inserem nas atividades, em encontros semanais. “Temos ainda a colaboração de quatro professores do curso, que auxiliam na sugestão de estudos e pesquisas dentro da temática em que é especializado. Este formato de encontro tem servido como um espaço de debate e aprofundamento dos conceitos trabalhados em sala de aula, bem como servido de plataforma para a discussão das pesquisas que são realizadas dentro do curso. Além disso, em paralelo, buscamos trabalhar com temas relacionados as ciências humanas, no intuito de promover reflexão sobre o papel da tecnologia dentro da sociedade atual”, complementa o professor.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.