Acadêmicos do curso de Engenharia Civil participam de Congresso em Fortaleza - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil participam de Congresso em Fortaleza

Acadêmicos do Curso de Engenharia Civil, integrantes do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Construção e Sustentabilidade (NECS) da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, participaram do “61º Congresso Brasileiro do Concreto”, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, que nesta edição aconteceu em Fortaleza – Ceará de 15 a 18 de outubro de 2019.

O evento é o maior e mais importante fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, mobilizando anualmente estudantes, professores, pesquisadores e profissionais técnicos para a disseminação de conhecimentos e informações, visando a qualificação dos profissionais do setor. Conforme os organizadores, o objetivo do evento consiste em proporcionar um ambiente favorável para a divulgação de novidades em termos de pesquisas científicas, tecnologias e inovações em análises e projetos estruturais, metodologias construtivas, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica.

Nesta edição, o evento contou com uma diversidade de atividades, painéis técnicos, sessões de pôsteres, sessões orais, conferências plenárias, cursos, concursos e discussões a respeito do tema “Durabilidade das Estruturas de Concreto”, tendo a presença de palestrantes de renome internacional, como Prof. PhD Pedro Castro (México), Prof. PhD José António Campos e Matos (Portugal), Prof. PhD Paulo J. M. Monteiro (Estados Unidos), entre outros. Ademais, foram realizados seminários abordando temas importantes para uma atuação atualizada, competente, ética, responsável e qualificada dos engenheiros civis, com a participação de expressivos conferencistas estrangeiros que atuam em estruturas de concreto em Nova York, Dubai e outros importantes centros urbanos.

Ressaltou-se também sobre a importância da participação dos alunos nos concursos técnicos do IBRACON como atividade extracurricular para o aprendizado interdisciplinar de competências técnicas e sócio-emocionais, bem como da realização e apresentação de pesquisas científicas para a contribuição no desenvolvimento do setor construtivo e de seus processos.

Assim, os integrantes do NECS, Andréia Balz, Gediel da Silva e Marcos Tres, participaram do evento e apresentaram pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito acadêmico, socializando com os demais estudantes e especialistas sobre os temas apresentados, numa troca produtiva e colaborativa de informações e ideias a respeito de novas alternativas construtivas, soluções em estruturas, tecnologia do concreto e propriedades dos materiais. Somado a isso, no evento são lançadas as principais tecnologias e inovações, em termos nacionais e internacionais, relacionadas ao concreto e seus sistemas construtivos, proporcionando aos estudantes o conhecimento e a atualização privilegiada frente as transformações do setor da construção civil.

De acordo com o professor, Éder Claro Pedroso, a participação dos estudantes da Unijuí possibilitou a troca de conhecimento com os demais participantes do evento, bem como a divulgação da produção do grupo de pesquisa, além de vivenciarem novas experiências sociais e culturais.

A próxima edição do evento ocorrerá em Florianópolis/SC, em setembro de 2020.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.