Evento que reuniu estudantes e docentes de Engenharia Civil da Região foi realizado na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Evento que reuniu estudantes e docentes de Engenharia Civil da Região foi realizado na Unijuí

Com o objetivo de possibilitar a integração entre acadêmicos e professores de Universidades da Região, aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 4 de agosto, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, o “Pré-Evento GEORS”. O encontro, que reuniu estudantes de Engenharia Civil da Unijuí, UFSM, Uri e Unicruz, antecedeu o XI Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul, que acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, em Santa Maria. 

A programação do evento contou com falas de professores de cada uma das Instituições de Ensino Superior participantes, além de uma palestra principal sobre o tema “Modelagens numéricas em obras geotécnicas: desafios e possibilidades”, ministrada pelo engenheiro geotécnico Tiago Souza, sócio-administrador da empresa Solotechnique. O moderador foi o professor Magnos Baroni, da UFSM.

As temáticas que nortearam as demais apresentações da noite foram: “Influência de gramíneas na resistência ao cisalhamento”, com o professor André Bock, da Unijuí; “Gerenciamento de pavimentos - estudo de caso da ERS-342”, com o professor Valdir dos Santos Barboza Júnior, da Unicruz; e “Interação solo estrutura de uma edificação de múltiplos pavimentos”, com o professor Boris Casanova Sokolovicz, da Uri.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unijuí, professora Lia Sala, destacou que o evento foi muito produtivo e abordou assuntos interessantes da área da Geotecnia. “Tendo em vista que tivemos muitos eventos online durante a pandemia, este pré-evento, na forma presencial, buscou integrar os estudantes e oportunizar uma troca de experiências e a ampliação de contatos e conhecimentos”, afirmou.

Mais sobre o GEORS

Nos dias 13 e 14 de outubro, ocorrerá, em Santa Maria, a décima primeira edição do Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul (GEORS). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos - Núcleo do Rio Grande do Sul (ABMS-NRRS), com apoio da Unijuí, UFSM, Ufrgs, PUCRS, Furg, Ufpel, UPF, Unipampa, UFFS, Uri, Imed, UCS, entre outras Universidades do Estado.

O GEORS é um evento tradicional da Geotecnia no Rio Grande do Sul e conta com a presença de pesquisadores, profissionais e acadêmicos de todo o Brasil, das áreas de Engenharia Civil, Geologia e Engenharia Sanitária e Ambiental. O intuito é estabelecer um amplo foro de debates e discussões que levem ao intercâmbio de conhecimentos e experiências científicas e profissionais. Para mais informações, acesse o site do evento.


Compartilhe!