Protótipos desenvolvidos pelos estudantes da Unijuí estão expostos para votação na Indumóveis - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Protótipos desenvolvidos pelos estudantes da Unijuí estão expostos para votação na Indumóveis

Os estudantes de Engenharia Civil, campus Santa Rosa, apresentaram no sábado, 03, na Indumóveis, os protótipos construídos com a temática “O Berço Nacional da Soja e os 100 Anos da Soja no Brasil”, durante o Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional - Wiiu.

O Wiiu é um intercâmbio acadêmico realizado pela segunda vez, entre Unijuí e Universidade de Córdoba - UNC, que desta vez conta também com a parceria das Feiras Indumóveis e Fenasoja. Entre os dias 30 de maio e 02 de junho, os estudantes participaram de oficinas ministradas pelos professores argentinos da UNC, Gustavo G. González, Leonel Ghiglione, Lucas Dunkler, com a  mediação dos professores da Unijuí Igor Norbert Soares, Lia Geovana Sala, Éder Claro Pedrozo, André Luiz Bock, Giuliano Daronco, Taciana Paula Enderle, Diorges Carlos Lopes, Paula Prediger Weber e Daiana Bruxel. 

Na Indumóveis foram apresentados cinco protótipos que ficarão expostos no estande da Universidade, no pavilhão 14, do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson até o fim da Feira. Os visitantes podem votar na proposta preferida até o dia 11 de junho. As três maquetes mais votadas serão montadas em tamanho real pelos estudantes da Unijuí e da UNC, para utilização durante a Fenasoja 2024. 

O professor da UNC Gustavo G. González, explicou como foi a experiência desta atividade Binacional em Santa Rosa e como será sua continuidade. “As ideias foram embasadas na importância da soja e da Fenasoja para a cidade. Os grupos elaboraram  cinco protótipos, os quais vamos desenvolver em Córdoba, com o auxílio dos estudantes da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Desenho, para retornarmos em 2024 e montá-los na Feira”, disse o professor Gustavo. 

O Wiiu, além de gerar um intercâmbio acadêmico entre Brasil e Argentina, também oportunizou que estudantes de diversos semestres dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Design trabalhassem juntos no desenvolvimento do projeto, compartilhando conhecimento. “Foi uma experiência nova, estou no 1º semestre e o Wiiu foi uma ótima forma de colocarmos em prática um pouco do que aprendemos na disciplina de representação. Conseguimos dividir experiências com colegas do 1º, 3º e 7º semestre. A veterana do nosso grupo passou algumas ideias e trouxe ensinamentos de assuntos que ainda vamos aprender no decorrer da graduação”, contou a estudante de Engenharia Civil Nathalia Zander. 

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, agradeceu a parceria das Feiras Indumóveis e Fenasoja, para a realização do Workshop. “Agradeço a participação de todos no Wiiu. Sabemos que Santa Rosa é um município envolvido com o voluntariado. É um exemplo para a região. E a Unijuí está muito feliz por poder fazer parte deste movimento, nós, como Instituição, queremos auxiliar no que for possível, para o desenvolvimento regional”, finalizou o vice-reitor. 

1º protótipo: Isoca - Gustavo G. González, Leonel Ghiglione, Lucas Dunkler

2º protótipo: La Maquina - Andriele, Julia, Nicoli, Regina, Richard e Soraia

3º protótipo: Recanto Cooperar - Brenda Rodrigues, Carolina Bergmann, Cristiane Tolomini, Eduardo Göttems, Jader Fabricio e Leticia Bittencourt

4º protótipo: Plataforma Móvil - Gustavo, Gabriel, Amanda, Eduardo e Laudinei

5º protótipo: Trilhando o Futuro - Camila Webler, Djailise Paulus, Douglas de Souza, Jordana da Silva, Nathalia Zandler e William Haacke


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.