Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Elétrica (Bacharelado)

Divulgados os palestrantes do 46º Cinase Região Sul; comunidade acadêmica da Unijuí pode se inscrever gratuitamente

Foram divulgados os palestrantes da 46ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico - Cinase Região Sul, evento que ocorrerá em Porto Alegre, entre os dias 15 e 16 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, com apoio da Unijuí. Para se inscrever, basta acessar cinase.com.br. Toda a comunidade acadêmica da Unijuí pode se inscrever gratuitamente, utilizando o cupom de desconto CINAUNIJUI.

Organizado pelo Grupo O Setor Elétrico, um dos principais grupos de comunicação especializados do segmento, o evento é voltado a toda a cadeia de energia elétrica do Rio Grande do Sul e região, com debates e palestras sobre temas técnicos e discussões sobre políticas energéticas e as novas tecnologias que estão modificando e revolucionando o setor elétrico brasileiro.

Durante os dois dias de Congresso, o Cinase contará com a participação de mais de 60 palestrantes, entre especialistas renomados do universo das instalações elétricas, provedores de tecnologia e profissionais, além de dirigentes de empresas e instituições do setor elétrico, sediadas no estado do Rio Grande do Sul e região.

Entre os nomes confirmados está o da professora doutora Caroline Raduns, da Unijuí. Também, o diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Jose Barbanera; a gerente de Relações Públicas e Governamentais na General Motors, conselheira do Comitê ESG GM América do Sul e presidente do Instituto General Motors, Daniela Kraemer; o diretor da Fiergs, Edilson Deitos; e o diretor operacional na CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, Rafael Hollweg Salamoni, além de outros tantos nomes. 

O evento também contará com uma área de exposição com mais de 30 empresas do setor elétrico, entre fabricantes, distribuidores de materiais elétricos e prestadores de serviço. Somados, congresso e feira de negócios, os ambientes proporcionam um ecossistema ideal para atualização profissional, realização de negócios e muito networking.

Nesta edição, serão discutidos temas que estão na agenda dos principais players do setor elétrico, dentre eles: os desafios da distribuição de energia elétrica no contexto dos recursos energéticos distribuídos; o mercado de energia solar fotovoltaica no Rio Grande do Sul; o novo mercado solar – da GD ao mercado livre de energia; o hidrogênio verde (H2V) como estratégia para a mobilidade na transição energética; infraestrutura de redes elétricas para implementação do H2V; redes subterrâneas de energia elétrica e os avanços na segurança e produtividade; eficiência energética no contexto da Indústria; o setor elétrico, ESG e a  indústria no RS; indústria 4.0, IoT e aplicações na área elétrica; entre outras pautas de discussões técnicas.


Unijuí apoia um dos principais eventos do setor elétrico no país, o Cinase Região Sul

 46ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico reunirá, em Porto Alegre, entre os dias 15 e 16 de maio, os maiores especialistas do segmento para debater tendências e desafios do mercado de eletricidade

A Unijuí é uma das apoiadoras da 46ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico – Cinase Região Sul, que ocorrerá em Porto Alegre, entre os dias 15 e 16 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs. Organizado pelo Grupo O Setor Elétrico, um dos principais grupos de comunicação especializados do segmento, o evento é voltado a toda a cadeia de energia elétrica do Rio Grande do Sul e região, com debates e palestras sobre temas técnicos e discussões sobre políticas energéticas e as novas tecnologias que estão modificando e revolucionando o setor elétrico brasileiro.

Durante os dois dias de Congresso, o Cinase contará com a participação de mais de 60 palestrantes, entre especialistas renomados do universo das instalações elétricas, provedores de tecnologia e de profissionais, além de dirigentes de empresas e instituições do setor elétrico, sediadas no estado do Rio Grande do Sul e região.

Além do conteúdo de alta qualidade técnica, o evento contará com uma área de exposição com mais de 30 empresas do setor elétrico, entre fabricantes, distribuidores de materiais elétricos e prestadores de serviço. Somados, congresso e feira de negócios, os ambientes proporcionam um ecossistema ideal para atualização profissional, realização de negócios e muito networking.

“Criado em 2010, o Cinase tem viajado por diferentes Estados brasileiros, ao menos quatro vezes ao ano, com o objetivo de disseminar informações técnicas do setor elétrico, agregadas ao conhecimento que cada Estado tem a oferecer. Com este formato itinerante, o evento se consolidou como um dos mais relevantes para o segmento no país, a partir de debates e palestras que tratam sobre as principais novidades e as novas tecnologias da cadeia elétrica nacional e internacional, além de discutir questões normativas do universo da eletricidade”, explica o diretor do grupo O Setor Elétrico, Adolfo Vaiser.

Nesta edição, serão discutidos temas que estão na agenda dos principais players do setor elétrico, dentre eles: os desafios da distribuição de energia elétrica no contexto dos recursos energéticos distribuídos; o mercado de energia solar fotovoltaica no Rio Grande do Sul; o novo mercado solar – da GD ao mercado livre de energia; o hidrogênio verde (H2V) como estratégia para a mobilidade na transição energética; infraestrutura de redes elétricas para implementação do H2V; redes subterrâneas de energia elétrica e os avanços na segurança e produtividade; eficiência energética no contexto da Indústria; o setor elétrico, ESG e a  indústria no RS; indústria 4.0, IoT e aplicações na área elétrica; entre outras pautas de discussões técnicas.

Para se inscrever e saber mais sobre o evento, acesse www.cinase.com.br. Toda a comunidade acadêmica da Unijuí pode se inscrever gratuitamente utilizando o cupom de desconto CINAUNIJUI.


Aluna de Engenharia Elétrica realiza curso de negócios na Itália por meio de parceria com a International Business School

No mês passado, Mariana Laude Hax, acadêmica de Engenharia Elétrica da Unijuí, realizou seu intercâmbio de curta duração na CUOA Business School, na Itália.

A oportunidade chegou à estudante por meio da parceria entre a Unijuí e a International Business School (IBS), que concede bolsas de 70% para estudantes realizarem intercâmbios de curta duração na Itália, nos Estados Unidos ou na Inglaterra.

Mariana estudou Liderança e Gerência Internacional (International Management and Leadership), além de realizar visitas à ONU e à Organização Mundial do Comércio (WTO), ambas com sede em Genebra, Suíça. Também realizou visita ao Distrito de Moda de Milão, onde conheceu empresas de marcas de luxo, como Dolce e Gabbana, Georgi Armani e Ferrari.

“Viver uma experiência internacional em um país tão rico culturalmente, como a Itália, sem dúvidas me trouxe muito conhecimento. Fazer um intercâmbio era um sonho antigo, e poder começar 2024 de uma forma tão intensa, vivendo essa realização, é indescritível”.

Quanto ao curso, ela destaca que foi um treinamento intensivo de liderança e gestão internacional na CUOA, onde estudou sobre as principais estruturas econômicas globais, modelos de gestão em organizações internacionais, bem como metodologias para gerenciar equipes com diferentes culturas.

Essas oportunidades permitiram à Mariana realizar dois sonhos: o de se desenvolver profissionalmente e o de realizar uma incrível viagem. "Tudo isso em três semanas de muito estudo, frio, pizza e vinho. O intercâmbio foi incrível, consegui aproveitar ao máximo a vivência de 22 dias em um país encantador, conhecido pela história, beleza e cultura e, somado a isso, a oportunidade de fazer um treinamento que acrescenta e muito no meu desenvolvimento profissional", finaliza.


Curso de Engenharia Elétrica une prática e teoria para qualificar estudantes durante a graduação

Com o objetivo de qualificar estudantes para atuarem na área de distribuição de energia elétrica urbana e rural, na área da construção civil, executando projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais, o curso de Engenharia Elétrica da Unijuí se destaca por preparar os futuros profissionais para utilizarem a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, em conjunto ao progresso social e preservação do meio ambiente.

O curso é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e está integrado com os demais cursos da área Tecnológica da Unijuí, como a Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia da Produção.  Ele está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro e as inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.

A graduação possui cinco anos de duração e está estruturada em 10 módulos. Cada um deles aborda temas específicos, que tem o intuito de formar engenheiros a partir do desenvolvimento de competências. Os módulos oferecem, em média, cinco disciplinas presenciais e uma a distância. No transcorrer do curso o aluno é desafiado a vivenciar situações práticas da área a partir de problemas reais propostos pela comunidade em cinco Projetos Integradores que, entre outros temas, abordam os Grandes Desafios da Engenharia, a Modelagem Matemática e Cidades Inteligentes.

O curso se destaca por contar com uma ampla estrutura que inclui laboratórios de Eletrônica Analógica e Digital (LEAD); Máquinas Elétricas (LAME); Eletrotécnica (LaE); Automação e Controle (LAC); Simulação Digital (LSD); Sistema de Potência (LaSP); e Robótica (LaRo). Os estudantes também contam com a utilização do Espaço + Inovação, que possibilita a criação e desenvolvimento de projetos de caráter inovador e voltados ao empreendedorismo. 

Outro diferencial é o incentivo às atividades extracurriculares. Os estudantes são estimulados a participarem de ações multi e interdisciplinares de pesquisa e extensão vinculados a grupos institucionais em atividades orientadas por docentes nos  laboratórios vinculados ao curso, incluindo estágios em concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; indústrias; cooperativas de eletrificação rural; escritórios e empresas de engenharia e nos demais locais compatíveis com essa profissão.


Curso de Engenharia Elétrica realizou palestra sobre aterramento e equipotencialização em baixa tensão

No último sábado, 7 de outubro, o curso Engenharia Elétrica da Unijuí e o Instituto Mi Omega, em parceria com o Projeto de Extensão Energia Amiga e com o Centro Acadêmico de Energia Elétrica, promoveram de forma online a palestra “Aterramento e equipotencialização em baixa tensão”.

O palestrante convidado foi o engenheiro eletricista com mais de 40 anos de experiência no setor, João Gilberto Cunha. Graduado pela Universidade Federal de Uberlândia, o convidado tem mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. 

A professora mestre, Caroline Daiane Radüns, apresentou o palestrante da manhã e destacou a importância da temática. “Existe um vínculo forte entre a proposta da palestra com as disciplinas, especificamente com projetos de instalações elétricas. O João é um grande conhecedor da área, por isso então, o convidamos para estar presente, ele sempre é solícito aceitando nossos convites“, disse. 

O aterramento e a equipotencialização são sistemas fundamentais para garantir a segurança e qualidade de uma instalação elétrica, é um tema que exige base teórica sólida. 

O engenheiro conversou com os estudantes e egressos sobre aterramento e equipotencialização em baixa tensão. Para iniciar, ele explicou os conceitos básicos do tema. “Então quando falamos em aterramento, estamos falando sobre o que está enterrado, e a equipotencialização, é o que está para cima da terra, esse é o conceito que deveríamos sobre  assunto”, explicou.

Para auxiliar os participantes, João Gilberto Cunha, também utilizou exemplos reais para explicar os conceitos, e ainda os aconselhou. “Sempre que encontro alguma situação que é nova, eu volto a origem do problema e nos fundamentos, para poder resolver”, disse. 


Curso de Engenharia Elétrica terá palestra sobre “Aterramento e equipotencialização em baixa tensão”

O curso de Engenharia Elétrica da Unijuí e o Instituto Mi Omega, em parceria com o Projeto de Extensão Energia Amiga e com o Centro Acadêmico de Energia Elétrica, promovem no dia 7 de outubro a palestra “Aterramento e equipotencialização em baixa tensão”. O evento será realizado de forma online, pelo Google Meet, e acontecerá a partir das 9h30. 

Para debater o tema foi convidado o engenheiro eletricista com mais de 40 anos de experiência no setor, João Gilberto Cunha. Graduado pela Universidade Federal de Uberlândia, o convidado tem mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Fundou a Mi Omega em 1993 e, desde então, lidera as soluções técnicas da empresa. É membro da comissão da ABNT responsável pelas normas NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão e a NBR 16384 – Segurança em Eletricidade.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.