COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Elétrica (Bacharelado)

Engenharia Elétrica participa das atividades da Sipat na John Deere

O curso de Engenharia Elétrica da Unijuí participou, na segunda-feira (29), das atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), na empresa John Deere, em Horizontina.

Na oportunidade, o curso participou da feira que apresenta os Grupos de Estudos Especiais da Fábrica, debatendo sobre eficiência energética e geração e conservação de energia elétrica para todos os colaboradores e visitantes da empresa.

“O Grupo de Estudos em Energia (Energy Team), da unidade Horizontina, conta com a participação de alguns egressos da Unijuí Santa Rosa. Durante as atividades desenvolvidas, os egressos destacaram as ações que acontecem dentro do curso de Engenharia Elétrica e indicaram à empresa a participação da casa de Eficiência Energética na mostra do Energy Team”, ressaltou o coordenador das Engenharias do Campus Santa Rosa, Mauro Rodrigues.

Na John Deere, a Sipat também é vista como uma ferramenta informativa aos colaboradores sobre os processos, pesquisas e projetos inovadores dentro do parque fabril. Nesse contexto, o Energy Team trabalha com ações voltadas ao uso consciente da energia, aproveitamento das fontes energéticas e eficiência energética do parque fabril, colhendo, discutindo e encaminhando as ideias e projetos inovadores na área.


Grupo de Estudos proporciona atividades sobre Eficiência Energética no Campus Santa Rosa

                

Nos próximos dias, uma série de matérias mostrará o trabalho dos grupos de estudos em desenvolvimento no Campus Santa Rosa. Conheça, nesta matéria, o Grupo do curso de Engenharia Elétrica.

Com o objetivo de apresentar conceitos e conhecimentos que possam facilmente ser convertidos em ações de eficientização energética, reforçando a conscientização sustentável de sujeitos cada vez mais capazes de serem multiplicadores conscientes em nossa comunidade, o curso de Engenharia Elétrica disponibiliza, no Campus Santa Rosa, o “Grupo de Estudos em Eficiência Energética”.

Segundo a coordenadora do Grupo, professora Taciana Paula Enderle, as atividades contam com a participação de 13 estudantes voluntários, que se encontram uma vez por semana para discutir os temas da área. “Sujeitos capazes de explorar de forma clara conceitos de meio ambiente, da importância do uso racional de energia, do não desperdício no sentido de estimular a reflexão e novamente fomentar ações de combate ao desperdício. Atualmente estamos montando uma maquete interativa”, complementa.

O desenvolvimento de uma consciência ecologicamente responsável nos jovens pode transformá-los em multiplicadores importantes nos seus lares e locais de trabalho. No entanto, para que isso seja possível, esse conhecimento precisa ser transmitido de forma dinâmica em palestras interativas. Isso deverá despertar um grande interesse destes jovens e principalmente gerar comentários reflexivos que servirão de base para esta nova cultura de uso racional de energia.

Para o desenvolvimento do projeto, o grupo de estudos trabalha com os seguintes conteúdos estruturantes: Circuitos Elétricos; Microprocessadores; Instalações Elétricas; Geração de Energia Elétrica; Qualidade de Energia. Além das atividades acadêmicas envolvendo os conteúdos, a proposta do grupo também será realizar atividades nas escolas da região. Desta forma, é possível potencializar as ações do curso e da instituição juntamente com a conscientização no consumo de energia.

Além da maquete interativa, mencionada pela coordenadora, são realizados pelo grupo pesquisa bibliográfica, simulações em ambiente computacional, relatórios e documentação, publicações em periódicos e revistas.


UNIJUÍ participa do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos no Rio de Janeiro

O Curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Campus Santa Rosa esteve participando do VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE). O evento ocorreu nos dias 12 a 16 de maio, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Na oportunidade o estudante do curso de Engenharia Elétrica e um dos autores do trabalho Alessandro Finkler, participou do simpósio através da apresentação do trabalho, “Analysis of losses on distribution transformers applied to supply energy to rural consumers”, dos autores: Laura Lisiane Callai dos Santos, Maiara Pies Hoss, Sandro André Haas, que teve como orientação a professora Laura Lisiane Callai dos Santos.

De acordo com o estudante do curso de Engenharia Elétrica, Alessandro, “participar de um evento que é considerado um dos principais eventos do país na área de Sistemas Elétricos de Potência e ter um trabalho aprovado e publicado é extremamente gratificante. A participação neste evento foi uma experiência única e muito importante para a minha formação acadêmica, foi uma grande oportunidade de expandir os horizontes de conhecimento, em que você passa a ver o cenário atual e futuro dos sistemas elétricos com novas perspectivas, além de conhecer outros acadêmicos, professores e pesquisadores da área. A publicação de um trabalho em um evento como o SBSE agrega muito valor ao currículo acadêmico, além de ser uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido por nós acadêmicos e professores é relevante na área de sistemas elétricos de potência”, destaca o estudante.

O SBSE é um evento de caráter científico, técnico e industrial, consolidando-se a cada edição bienal como um dos principais eventos na área de Sistemas Elétricos de Potência. Reúne profissionais e pesquisadores de universidades, de institutos e laboratórios de pesquisa, bem como de empresas e órgãos governamentais vinculados com o setor elétrico, proporcionando um fórum de exposição/discussão de temas relacionados com os Sistemas Elétricos e de apresentação e compartilhamento de resultados de pesquisa.


Unijuí e grupo Creluz formam turma de engenheiros eletricistas

                  

No último sábado, 17 de março, aconteceu em Pinhal, na sede da Fundaluz, a solenidade oficial de colação de grau da faculdade de Engenharia Elétrica, promovida pelo Grupo Creluz em parceria com a Unijuí.

Dezoito novos engenheiros eletricistas se formaram, sendo nove funcionários do Grupo Creluz e nove filhos de associados. O curso se estendeu por sete anos, com aulas teóricas em Rodeio Bonito e Pinhal e aulas práticas nos laboratórios da Universidade, em Ijuí.

O presidente do Grupo Creluz, professor Elemar Battisti, foi homenageado como patrono da turma, por ter sido o idealizador deste projeto. “Chegar até aqui custou para nós uma grande articulação no passado, com aprovação dos conselhos e das assembleias”, resumiu o presidente do Grupo Creluz, parabenizando também todos os formandos e seus familiares.

Essas iniciativas foram financiadas com a aplicação de recursos do fundo Fates. A vice-reitora da Unijuí, professora Cristina Eliza Pozzobon, parabenizou o presidente Battisti por buscar a formação qualificada para os funcionários e filhos de associados, destacando que o desenvolvimento se dá a partir da união de esforços entre universidades, governos e empresas.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre as quais, os prefeitos de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari e de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari, além do representante do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, Senge/RS, Mairo Trentin Piovesan.

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz


Estudantes de Engenharia Elétrica realizam viagem de estudos ao Parque Eólico Cerro Chato

Os estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ dos campi Ijuí e Santa Rosa realizaram uma viagem de estudos para o Parque Eólico Cerro Chato da Eletrosul, em Santana do livramento, no dia 20 de novembro.

O objetivo da viagem foi conhecer as tecnologias, ferramentas e técnicas usadas para extrair a energia dos ventos e entregar no sistema interligado nacional.

Para o professor de Engenharia Elétrica, Mauro Fonseca Rodrigues, a viagem de estudos é importante, pois os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e comprovam a teoria sobre geração de energia elétrica, fontes renováveis, e interligação no Sistema Elétrico de Potência, através das linhas de transmissão interligadas nacionalmente.

Os estudantes estiveram acompanhados dos professores, Mauro, Eliseu Kotlinski e Caroline Raduns.


Curso de Engenharia Elétrica realiza visita técnica na John Deere

Estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizaram uma visita técnica na Fábrica da John Deere, unidade de Horizontina, na quinta-feira, dia 23, acompanhados da professora Taciana Enderle.

Na oportunidade foi realizada a apresentação institucional, apresentação do Recursos Humanos e visita à fábrica de colheitadeiras e plantadeiras.

De acordo com a professora Taciana, a visitação foi importante para os estudantes somarem aos seus conhecimentos, pois a John Deere é conhecida como a fábrica mais moderna de colheitadeiras da América do Sul e uma das mais conceituadas em questão de segurança.