COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Elétrica (Bacharelado)

UNIJUÍ participa do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos no Rio de Janeiro

O Curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Campus Santa Rosa esteve participando do VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE). O evento ocorreu nos dias 12 a 16 de maio, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Na oportunidade o estudante do curso de Engenharia Elétrica e um dos autores do trabalho Alessandro Finkler, participou do simpósio através da apresentação do trabalho, “Analysis of losses on distribution transformers applied to supply energy to rural consumers”, dos autores: Laura Lisiane Callai dos Santos, Maiara Pies Hoss, Sandro André Haas, que teve como orientação a professora Laura Lisiane Callai dos Santos.

De acordo com o estudante do curso de Engenharia Elétrica, Alessandro, “participar de um evento que é considerado um dos principais eventos do país na área de Sistemas Elétricos de Potência e ter um trabalho aprovado e publicado é extremamente gratificante. A participação neste evento foi uma experiência única e muito importante para a minha formação acadêmica, foi uma grande oportunidade de expandir os horizontes de conhecimento, em que você passa a ver o cenário atual e futuro dos sistemas elétricos com novas perspectivas, além de conhecer outros acadêmicos, professores e pesquisadores da área. A publicação de um trabalho em um evento como o SBSE agrega muito valor ao currículo acadêmico, além de ser uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido por nós acadêmicos e professores é relevante na área de sistemas elétricos de potência”, destaca o estudante.

O SBSE é um evento de caráter científico, técnico e industrial, consolidando-se a cada edição bienal como um dos principais eventos na área de Sistemas Elétricos de Potência. Reúne profissionais e pesquisadores de universidades, de institutos e laboratórios de pesquisa, bem como de empresas e órgãos governamentais vinculados com o setor elétrico, proporcionando um fórum de exposição/discussão de temas relacionados com os Sistemas Elétricos e de apresentação e compartilhamento de resultados de pesquisa.


Unijuí e grupo Creluz formam turma de engenheiros eletricistas

                  

No último sábado, 17 de março, aconteceu em Pinhal, na sede da Fundaluz, a solenidade oficial de colação de grau da faculdade de Engenharia Elétrica, promovida pelo Grupo Creluz em parceria com a Unijuí.

Dezoito novos engenheiros eletricistas se formaram, sendo nove funcionários do Grupo Creluz e nove filhos de associados. O curso se estendeu por sete anos, com aulas teóricas em Rodeio Bonito e Pinhal e aulas práticas nos laboratórios da Universidade, em Ijuí.

O presidente do Grupo Creluz, professor Elemar Battisti, foi homenageado como patrono da turma, por ter sido o idealizador deste projeto. “Chegar até aqui custou para nós uma grande articulação no passado, com aprovação dos conselhos e das assembleias”, resumiu o presidente do Grupo Creluz, parabenizando também todos os formandos e seus familiares.

Essas iniciativas foram financiadas com a aplicação de recursos do fundo Fates. A vice-reitora da Unijuí, professora Cristina Eliza Pozzobon, parabenizou o presidente Battisti por buscar a formação qualificada para os funcionários e filhos de associados, destacando que o desenvolvimento se dá a partir da união de esforços entre universidades, governos e empresas.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre as quais, os prefeitos de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari e de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari, além do representante do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, Senge/RS, Mairo Trentin Piovesan.

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz


Estudantes de Engenharia Elétrica realizam viagem de estudos ao Parque Eólico Cerro Chato

Os estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ dos campi Ijuí e Santa Rosa realizaram uma viagem de estudos para o Parque Eólico Cerro Chato da Eletrosul, em Santana do livramento, no dia 20 de novembro.

O objetivo da viagem foi conhecer as tecnologias, ferramentas e técnicas usadas para extrair a energia dos ventos e entregar no sistema interligado nacional.

Para o professor de Engenharia Elétrica, Mauro Fonseca Rodrigues, a viagem de estudos é importante, pois os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e comprovam a teoria sobre geração de energia elétrica, fontes renováveis, e interligação no Sistema Elétrico de Potência, através das linhas de transmissão interligadas nacionalmente.

Os estudantes estiveram acompanhados dos professores, Mauro, Eliseu Kotlinski e Caroline Raduns.


Curso de Engenharia Elétrica realiza visita técnica na John Deere

Estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizaram uma visita técnica na Fábrica da John Deere, unidade de Horizontina, na quinta-feira, dia 23, acompanhados da professora Taciana Enderle.

Na oportunidade foi realizada a apresentação institucional, apresentação do Recursos Humanos e visita à fábrica de colheitadeiras e plantadeiras.

De acordo com a professora Taciana, a visitação foi importante para os estudantes somarem aos seus conhecimentos, pois a John Deere é conhecida como a fábrica mais moderna de colheitadeiras da América do Sul e uma das mais conceituadas em questão de segurança.


Estudantes de Engenharia Elétrica participam do VIII ESW 2017 sobre Segurança do Trabalho

Estudantes do Curso de Engenharia Elétrica do Campus Ijuí e Santa Rosa participaram, no início do mês de outubro, do VIII ESW 2017 Electrical Safety Workshop Brazil, o único Congresso dedicado à Segurança do Trabalho na Engenharia Elétrica. O evento aconteceu em Santo, no interior de São Paulo.

O ESW 2017 foi dividido em temas. No primeiro dia: As Normas Técnicas, as Normas Regulamentadoras e os aspectos comportamentais. Neste dia, a participação foi de profissionais especialistas em áreas como psicologia, gestão, microgeração fotovoltaica e música.

No segundo dia: O arco elétrico, a segurança no projeto, na obra, na operação e na manutenção. Com temas voltados para áreas diferenciadas como hospitalar, ar condicionado, aterramento, equipamentos de proteção individual, além de trabalhos científicos trazidos por especialistas da USP.

Os estudantes realizaram, ainda, uma visita técnica na 3M do Brasil, na qual participaram de palestras sobre baixa e média tensão, palestras sobre inovação e fizeram um Tour pelos laboratórios de inovação. 


Engenharia Elétrica da UNIJUÍ participa de Simpósio Internacional de Engenharia Industrial

O X Simpósio Internacional de Engenharia Industrialocorreu nos dias 27 a 29 de setembro, em Oberá, na Província de Missiones, Argentina. As estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Maiara Hoss, Nadine Szambelan e Sandi Gehm, participaram do evento e apresentaram trabalhos de pesquisa, desenvolvidos na Universidade, representando os demais autores dos trabalhos publicados.

A Engenharia Industrial é um ramo específico da Engenharia aplicada aos processos produtivos, englobando Elétrica, Mecânica e de Produção, principalmente.

Para o professor do curso de Engenharia Elétrica, Mauro Fonseca Rodrigues, a vantagem de participar é ganhar, além do certificado da publicação, um certificado de apresentador de trabalho. “Esse tipo de evento internacional conta pontos importantes no Currículo Acadêmico do aluno e colabora como um diferencial na formação, sendo incentivado pela UNIJUÍ, onde uma das prerrogativas é fortalecer as ligações internacionais com outras Universidades”, destaca.

A estudante Nadine relatou dessa forma sua participação no evento. "Sem dúvida, ter um artigo embasado sobre a sua própria monografia, publicado em um Simpósio Internacional muito reconhecido no ambiente da Engenharia Industrial, vêm apenas para enriquecer o meu currículo. O que lhe proporciona um leque de ganhos, como novas perspectivas em relação ao mercado de trabalho e a área profissional, ampliação de novos horizontes, contato com outros idiomas, aumento do grau de responsabilidade, mas acima de tudo valorização não apenas no âmbito profissional como pessoal."

A estudante Maiara, por sua vez, complementou com sua percepção, “o Simpósio Internacional, além de proporcionar o vínculo entre as demais culturas e pessoas participantes do evento, é uma ótima oportunidade de aumentar os contatos e conhecimentos, podendo ser abertas novas portas para o futuro. Essa grande experiência foi de suma importância para mim, tanto como acadêmica como pessoal também. Espero ter a oportunidade de participar de outros eventos semelhantes a este”, ressalta.

A estudante Sandi reforça a importância de participar de um evento internacional, por estar fazendo Mestrado Acadêmico na UFSM. "Participar de um evento deste porte é uma ótima oportunidade de não somente agregar valor ao currículo, mas também para fazer contato com pessoas envolvidas na área em que se deseja trabalhar. Como egressa da UNIJUÍ fico muito satisfeita com o incentivo que a universidade está dando para os seus alunos de interagir e expandir seus conhecimentos para além da sala de aula."

Os trabalhos publicados foram na área de geração de energia com fontes renováveis e desenvolvimento de sensores de instrumentação, fruto das pesquisas do GIPE – Grupo de Instrumentação e Processamento de Energias – da UNIJUÍ, sediado no Campus Santa Rosa, que possui dois projetos de pesquisa em desenvolvimento na Universidade.

Os demais alunos autores foram: Alessandro Finkler, João Michel de Oliveira, Jorge Luís da S. Castro, Sandra Stafford Vasconcelos, Silvana Zauza. A orientação foi do Professor Mauro Rodrigues, da Engenharia Elétrica.