Projeto aproxima estudantes do Ensino Médio de sistemas de automação e robótica básica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto aproxima estudantes do Ensino Médio de sistemas de automação e robótica básica

O Projeto do Curso de Engenharia Elétrica da Unijuí ofereceu oficinas de Introdução à Robótica – Plataforma Arduino a estudantes do ensino médio da Escola de Estadual de Educação Básica Santos Dumont, de Santa Rosa, conhecido como Polivalente. É a segunda vez que o projeto entra na escola numa parceria entre o CAEGE - Centro Acadêmico da Engenharia Elétrica, Curso de Engenharia Elétrica da Unijuí e a Escola Polivalente.

Foram 15 oficinas de 2 horas por semana, totalizando 30 horas ao final, sempre em turno inverso às aulas. No início do projeto, cada estudantes adquire um kit Arduino, que contém todo o material para o contato com sistemas de automação e robótica básica.

O objetivo é que eles possam montar e verificar resultados das montagens para depois entendê-las, ou modificá-las. Assim, aplica-se o conceito de sala de aula invertida ao fazer a prática antes da teoria. O projeto mostra a importância dos conceitos de Física, Matemática e programação de computadores utilizando os notebooks da escola para programar as ações criadas em cada aula/oficina.

No final do mês de junho, uma Feira de Protótipos marcou o encerramento do projeto. Nele, os 12 estudantes (do primeiro e segundo ano do Ensino Médio), apresentaram a estudantes do ensino fundamental os protótipos desenvolvidos durante as 15 oficinas.

Participaram do projeto o acadêmico de Engenharia Elétrica Devanir Prestes, que representou o CAEGE, a Direção da Escola e os Professores da Unijuí Mauro Rodrigues e Ciro Reckziegel. Foi entregue aos participantes um certificado de participação no Curso de Introdução à Robótica- Plataforma Arduino. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.