Grupo de Estudos proporciona atividades sobre Eficiência Energética no Campus Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Grupo de Estudos proporciona atividades sobre Eficiência Energética no Campus Santa Rosa

                

Nos próximos dias, uma série de matérias mostrará o trabalho dos grupos de estudos em desenvolvimento no Campus Santa Rosa. Conheça, nesta matéria, o Grupo do curso de Engenharia Elétrica.

Com o objetivo de apresentar conceitos e conhecimentos que possam facilmente ser convertidos em ações de eficientização energética, reforçando a conscientização sustentável de sujeitos cada vez mais capazes de serem multiplicadores conscientes em nossa comunidade, o curso de Engenharia Elétrica disponibiliza, no Campus Santa Rosa, o “Grupo de Estudos em Eficiência Energética”.

Segundo a coordenadora do Grupo, professora Taciana Paula Enderle, as atividades contam com a participação de 13 estudantes voluntários, que se encontram uma vez por semana para discutir os temas da área. “Sujeitos capazes de explorar de forma clara conceitos de meio ambiente, da importância do uso racional de energia, do não desperdício no sentido de estimular a reflexão e novamente fomentar ações de combate ao desperdício. Atualmente estamos montando uma maquete interativa”, complementa.

O desenvolvimento de uma consciência ecologicamente responsável nos jovens pode transformá-los em multiplicadores importantes nos seus lares e locais de trabalho. No entanto, para que isso seja possível, esse conhecimento precisa ser transmitido de forma dinâmica em palestras interativas. Isso deverá despertar um grande interesse destes jovens e principalmente gerar comentários reflexivos que servirão de base para esta nova cultura de uso racional de energia.

Para o desenvolvimento do projeto, o grupo de estudos trabalha com os seguintes conteúdos estruturantes: Circuitos Elétricos; Microprocessadores; Instalações Elétricas; Geração de Energia Elétrica; Qualidade de Energia. Além das atividades acadêmicas envolvendo os conteúdos, a proposta do grupo também será realizar atividades nas escolas da região. Desta forma, é possível potencializar as ações do curso e da instituição juntamente com a conscientização no consumo de energia.

Além da maquete interativa, mencionada pela coordenadora, são realizados pelo grupo pesquisa bibliográfica, simulações em ambiente computacional, relatórios e documentação, publicações em periódicos e revistas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.