Experiências em laboratórios de alta tecnologia fazem parte da graduação em Engenharia Elétrica da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Experiências em laboratórios de alta tecnologia fazem parte da graduação em Engenharia Elétrica da Unijuí

Estruturado em 10 módulos, dividido em cinco anos, e com oferta nos campi de Ijuí e Santa Rosa, o curso de Engenharia Elétrica da Unijuí prepara profissionais para atuar na área de distribuição de energia elétrica urbana e rural, na área da construção civil e executando projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais. Desde o início de 2021, o curso está com uma nova proposta curricular, voltada para formação de competências e habilidades que potencializam o desenvolvimento do profissional por meio da união entre teoria e prática desde o início da graduação.

Segundo o coordenador do curso, professor Eliseu Kotlinski, a participação nos projetos integradores, desde o primeiro módulo, proporciona experiências significativas no processo formativo dos acadêmicos. “A proposta curricular prevista na formação do profissional de Engenharia Elétrica está estruturada em três fundamentos: um currículo por competências, respaldado pelos projetos integradores, pela infraestrutura de laboratórios e pelo quadro de professores composto por mestres e doutores”, destaca o coordenador, frisando que a construção de soluções de maneira interdisciplinar proporciona ainda um ganho significativo no conhecimento de outras áreas.

Os acadêmicos de Engenharia Elétrica da Unijuí tem à sua disposição os laboratórios de Eletrônica Analógica e Digital (LEAD); Máquinas Elétricas (LAME); Eletrotécnica (LaE); Automação e Controle (LAC); Simulação Digital (LSD); Sistema de Potência (LaSP) e Robótica (LaRo). Para além das atividades curriculares, os estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí são estimulados a participar de ações multi e interdisciplinares de pesquisa e extensão, vinculados a grupos institucionais em atividades orientadas por docentes nos laboratórios vinculados ao curso, incluindo estágios em concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; indústrias; cooperativas de eletrificação rural; escritórios e empresas de engenharia e nos demais locais compatíveis com essa profissão.

Os engenheiros elétricos formados pela Unijuí são capacitados para atuar em empresas de distribuição de energia elétrica, urbana e rural; sistemas de energia; planejamento, supervisão e execução de projetos elétricos; na qualidade de energia e eficiência energética; automação residencial, comercial e industrial; eletrônica; manutenção e desenvolvimento industrial. “Nestas áreas de formação, o egresso é preparado para fazer uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, alinhado ao progresso social e preservação do meio ambiente”, conclui o coordenador.

Para saber mais sobre o curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, acesse este link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.