Estudante de Engenharia Elétrica da Unijuí desenvolve sistema de reconhecimento facial - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Engenharia Elétrica da Unijuí desenvolve sistema de reconhecimento facial

Gabriel Henrique Danielsson é concluinte do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí - campus Santa Rosa e desenvolveu um importante sistema durante seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A pesquisa intitulada “Inteligência Artificial aplicada na segurança de subestações de média tensão: desenvolvimento de um sistema para controle e liberação de acesso através de Reconhecimento Facial” foi orientada pelo professor Eliseu Kotlinski

O trabalho apresentou o desenvolvimento de um sistema de identificação, controle e liberação de acesso para áreas controladas, no caso da pesquisa, subestações de energia elétrica. O principal objetivo foi a resolução de problemas na área de Segurança do Trabalho, pois o sistema melhora processos de liberação de funcionários para áreas classificadas como prevenção de acidentes de trabalho. Com isso, atende de forma automática requisitos das normas técnicas e de segurança (ABNT NBR 5410, ABNT NBR 14039, NR-10).

Para o desenvolvimento do sistema, o estudante aplicou conceitos de Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Foi implementada uma solução com reconhecimento facial, por meio de uma Rede Neural Convolucional, que realiza o processamento e observação de imagens digitais. Com o uso da tecnologia, o sistema idealizado por Gabriel, realiza a liberação dos profissionais previamente habilitados e autorizados para acessar o espaço. O resultado da pesquisa gerou um algoritmo de reconhecimento facial e, posteriormente, um protótipo utilizando a plataforma Raspberry Pi.

Gabriel destaca que os resultados de sua pesquisa podem ser aplicados em diversas áreas, pela amplitude e maior necessidade de segurança em muitos locais. “Com o sistema, podemos ter uma forte contribuição para a comunidade. Posso citar, por exemplo, o uso de conceitos de Internet das Coisas para Cidades Inteligentes e o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento facial, que pode ser modificado e utilizado em outras aplicações na segurança pública”, explica o estudante.

O concluinte também destaca como pontos importantes em sua trajetória como acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, a oportunidade de ter atuado como bolsista em um projeto de pesquisa (2018) e num projeto de extensão (2019), além do estágio de dois anos em uma multinacional. “A possibilidade de trabalhar com pesquisa e extensão dentro da Unijuí e posteriormente aplicar os conhecimentos na prática durante o estágio, tiveram um impacto muito positivo na minha formação”, finaliza Gabriel.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.