Estudante desenvolve monitor de plantio em TCC de Engenharia Elétrica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante desenvolve monitor de plantio em TCC de Engenharia Elétrica

Recém-graduado em Engenharia Elétrica no campus Santa Rosa da Unijuí, Leonardo Rafael Willers elaborou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um monitor de plantio. Como o nome sugere, o aparelho auxilia o produtor no momento do plantio, monitorando a quantidade de sementes por metro e trazendo ao usuário mais segurança e menos desperdício, o que proporciona melhores resultados na colheita.

O trabalho, intitulado “Implementação de monitor de plantio com sensores de sementes de alta precisão”, dividiu-se em pesquisa bibliográfica, análise, projeto de modelos de sensores, montagem, testes em bancada e análise dos resultados. “Escolhi esse tema pela necessidade de um equipamento com essas funções na agricultura, pois as versões disponibilizadas no mercado possuem alto custo e baixa precisão”, salienta Leonardo.

O engenheiro eletricista relata ainda que seu objetivo principal era conseguir modelar sensores de semente com alta precisão, mesmo com sujidades nos dutos de sementes. “Além de transmitir esses dados e fornecer ao operador, em tempo real, informações importantes para a operação, sejam alarmes causados por possíveis problemas ou dados estatísticos do plantio”, complementa.

Sua pesquisa permitiu desenvolver não apenas um modelo de sensor de alta precisão, utilizando emissores laser e com margem de erro de aproximadamente 1%, como também abaixo do preço dos aparelhos já comercializados. “Fez-se um levantamento de custos e o valor ficou aproximadamente R$ 700. Já o preço dos equipamentos disponíveis no mercado é de cerca de R$ 4.000”, comenta.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.