COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Mecânica (Bacharelado)

Egressos de Engenharia Mecânica têm excelente classificação em programas de mestrado no país

                 

Os egressos do curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ - Campus Panambi, Mônica Raquel Alves e Igor Andrei de Almeida Kirchner, obtiveram excelente classificação nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC e da UFGRS, respectivamente, sendo selecionados com bolsa de dedicação exclusiva para o início de 2019. Ambos os programas de mestrado possuem nota 6 (excelência internacional) na CAPES/MEC.

Mônica Raquel Alves se formará em março/2019 e está classificada em 1° lugar na linha de pesquisa de Projeto de Sistemas Mecânicos do Mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mônica Raquel Alves foi bolsista de iniciação científica (PROBIC/FAPERGS) durante a graduação por três anos nos projetos “Pesquisa em Mecatrônica Orientada Aos Desafios da Sociedade” (2015-2016) e “Construção, Modelagem e Controle de Um Robô Acionado Pneumaticamente para Aplicação Industrial” (2016-2017, 2017-2018), ambos realizados no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da UNIJUÍ - Campus Panambi, sob a orientação do professor Dr. Antonio Carlos Valdiero.

Para Mônica, a dedicação aos estudos, bem como o desenvolvimento de projetos de iniciação científica durante três anos de graduação, participação em congressos e publicações de artigos científicos foram pontos importantes para a sua aprovação no mestrado. “Destaco, ainda, o meu reconhecimento ao curso de Engenharia Mecânica e a Universidade pelas oportunidades e infraestrutura disponibilizada para a realização de pesquisas que enriqueceram a minha formação, juntamente com os conhecimentos transmitidos pelos professores do curso e, principalmente, pela contribuição e ensinamentos repassados pelo meu orientador de graduação e pesquisa de iniciação científica”.

Igor Andrei de Almeida Kirchner é engenheiro mecânico, egresso da UNIJUÍ, formado na turma de 2018, e foi classificado em 4º. Lugar na área de concentração de Mecânica dos Sólidos, selecionado com bolsa de dedicação exclusiva, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele realizou o Trabalho de Conclusão de Curso sob de título: Análise da aplicação de ferramentas do lean manufacturing em um terminal de distribuição de combustíveis, sob a orientação do professor mestre Felipe Tusset.

                  


Professor da Unijuí é palestrante convidado em evento de inovação Brasil-Suécia

O professor do curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ Campus Panambi, Dr. Antonio Carlos Valdiero (DCEEng/UNIJUÍ) e o doutorando Luís Carlos Wachholz participaram do 4th Workshop on Innovative Engineering for Fluid Power (WIEFP - Workshop sobre Engenharia Inovadora para Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos). O professor participou como palestrante convidado, membro do comitê científico e apresentador de trabalho de pesquisa.

O WIEFP 2018 é uma iniciativa sueco-brasileira de encontro entre indústria e academia no setor da hidráulica, mecatrônica e sistemas de controle, realizado em São Paulo na ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) de 28 a 30 de novembro de 2018. O WIEFP é um dos importantes eventos incluídos na programação da 7ª. edição Semana de Inovação Suécia-Brasil e foi organizado Federal University Santa Catarina (UFSC), Linköping University (LiU), Federal University of ABC (UFABC), Swedish-Brazilian Research and Innovation Centre (CISB), e Hydraulic, Pneumatic, and Industrial Automation Equipment Sectorial Chamber (CSHPA/ABIMAQ).

O evento contou com a participação de Universidades e Empresas do Brasil, Suécia, Dinamarca, China, Índia e Estados Unidos, entre os quais destacam-se na área acadêmica a Aalborg University, IPT, IFSC, ITA, Linköping University, SENAI, UFABC, UFRGS, UFSC, UNICAMP,  UNIJUÍ, University of Minnesota e a Zhejiang University; e do setor da Indústria contou-se com a participação de engenheiros pesquisadores da Argo-Hytos, Avibras, Bosch Rexroth, Eaton, Embraer, Emerson, Hiab, Moog, Saab AB, Parker Hannifin e Wipro.

O Prof. Valdiero proferiu a palestra de título “Development and Innovation of Fluid Power Solutions for Industry in a Local Productive Arrangement (APL)” com a apresentação de diversos estudos de caso de interação Universidade-Empresa na pesquisa e desenvolvimento de protótipos com a participação de pesquisadores, acadêmicos de Engenharia e acadêmicos do Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ.

Também foram apresentados os seguintes trabalhos de Doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, os quais foram escolhidos para publicação pela Linköping University Electronic Press:

- “Development and Construction of an Instrumented Workbench for Characterization of Hydraulic Motors”, autoria de Luís Carlos Wachholz, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antônio Rasia.

- “Design of an Experimental Workbench for Force Control Tests with Pneumatic Actuators”, autoria de Roberta Goergen, Marcia Regina Maboni Hoppen Porsch, Marianna Gioppo de Souza, Luiz Antônio Rasia, Antonio Carlos Valdiero

O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tem desenvolvido importantes projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o apoio financeiro de empresas e de órgãos de fomento (FAPERGS, CNPq, CAPES e FINEP) e voltados para aplicações de alto nível tecnológico em sistemas hidráulicos e pneumáticos (Fluid Power), propiciando assim um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa em atividades de pesquisa e ensino para acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, do curso de pós-graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (Mestrado e Doutorado).


Engenharia Mecânica tem trabalho premiado em Simpósio realizado em São Paulo

                 

Estudantes e bolsistas PIBITI/CNPq, Edmilton Stein e Carlos Augusto Valdiero, do Grupo de Pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica” da UNIJUÍ, participaram do 20 º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), que ocorreu no período de 15 e 18 de outubro de 2018 em São Paulo/SP, onde foi premiado com MENÇÃO HONROSA o trabalho intitulado “ESTUDO DA ERGONOMIA EM UMA BANCADA ROBOTIZADA PARA REABILITAÇÃO FÍSICA”, de autoria de Marianna Gioppo de Souza (bolsista PROBIC/FAPERGS), Mônica Raquel Alves (ex-bolsista PROBIC/FAPERGS), Carlos Augusto Valdiero (bolsista PIBITI/CNPq), Roberta Goergen (Doutoranda Modelagem Matemática), Edmilton Oliveira Stein (bolsista PIBITI/CNPq), Luiz Antônio Rasia (docente DCEEng/UNIJUÍ) e Antonio Carlos Valdiero (docente DCEEng/UNIJUÍ). 

O 20º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica é um evento associado ao 20º Congresso da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP, com programação compartilhada. O evento tem o objetivo de promover a apresentação, discussão e divulgação de trabalhos de pesquisa dos alunos de graduação e de pós-graduação apoiados por um orientador (mestre e/ou doutor); incentivar e motivar o interesse por pesquisa nos alunos de graduação, nas diversas áreas tecnológicas; e estimular e promover a aplicação da metodologia científica nos setores industriais, tecnológicos e de serviços. 

Foram apresentados os seguintes trabalhos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) desenvolvidos pela UNIJUÍ, os quais também foram publicados no periódico semestral da FATEC (Boletim Técnico da FATEC-SP, ISSN 1518-9082, Qualis CAPES B4): 

 

Título Trabalho

Autores

Apoio

1

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DO ATRITO EM ATUADORES PNEUMÁTICOS SEM HASTE

Mônica Raquel Alves, Roberta Goergen, Edmilton Oliveira Stein, Marianna Gioppo De Souza, Luiz Antonio Rasia, Carlos Valdiero, Antonio Carlos Valdiero

FAPERGS,

CNPq,

UNIJUÍ,

FINEP

2

PROJETO DE UMA MÁQUINA PARA FABRICAÇÃO DE SENSORES UTILIZANDO A TÉCNICA GoP

Edmilton Oliveira Stein, Antonio Carlos Valdiero, Carlos Augusto Valdiero, Felipe Oliveira Bueno, Luiz Antonio Rasia

CNPq,

UNIJUÍ,

FINEP,

FAPERGS

3

DESENVOLVIMENTO DE UM OHMÍMETRO DE BAIXO CUSTO

Carlos Augusto Valdiero, Edmilton Oliveira Stein, Matias Alles Hubert, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antonio Rasia

CNPq,

UNIJUÍ,

FAPERGS,

FINEP

4

ESTUDO DA ERGONOMIA EM UMA BANCADA ROBOTIZADA PARA REABILITAÇÃO FÍSICA

(MENÇÃO HONROSA)

Marianna Gioppo de Souza, Carlos Augusto Valdiero, Edmilton Oliveira Stein, Mônica Raquel Alves,  Roberta Goergen, Luiz Antônio Rasia, Antonio Carlos Valdiero

FAPERGS,

CNPq,

UNIJUÍ,

FINEP,

IFFar

O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), desenvolve importantes projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) com apoio financeiro de órgãos de fomento e voltados para aplicações em empresas, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa de acadêmicos do curso de engenharia mecâmica e do mestrado e doutorado em modelagem matemática, e também projetos de Interação da Universidade com a Sociedade.


Engenharia Mecânica recebe doação de equipamento de empresa da Alemanha

                

No mês de abril, o curso de Engenharia Mecânica da Unijuí recebeu a visita do Sr. Gerhard Honig, representante da empresa alemã Deuma. Na ocasião, ele fez a doação para o Laboratório de Soldagem da UNIJUI – Campus Panambi, um equipamento portátil para aspiração e filtragem de fumos de solda. Este equipamento possui duas turbinas individuais que desenvolvem um alto vácuo, acima de 20.000 Pa, para extrair e filtrar fumos prejudiciais geradas no processo de soldagem, a máquina possui um filtro tipo cartucho que é capaz de reter partículas com 0,1 μm de tamanho, com eficiência de filtragem de até 99,9%.

A Deuma é uma empresa com mais de 70 anos de atuação na construção de máquinas para industrias metalúrgicas, principalmente no segmento de soldagem, corte e lixamento, sediada na cidade de Netphen, Alemanha. É representada no Rio Grande do Sul pela empresa LH Equipamentos, situada em Santa Bárbara do Sul – RS.


Professor da Unijuí ministra palestra na UFSC

O professor de Engenharia Mecânica da Unijuí, Antônio Carlos Valdiero, ministrou a palestra “Projeto de Máquinas Inteligentes: aplicações em Máquinas Agrícolas e Robótica” aos professores e estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina.

O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), é um entre os três grupos no Brasil que tem laboratórios especializados na linha de pesquisa de “Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos” e que desenvolvem pesquisas referentes ao assunto com aplicações na indústria e na agricultura de precisão, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa de acadêmicos da UNIJUÍ no curso de Engenharia Mecânica, no curso de Pós-Graduação (especialização) em Engenharia Industrial e no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Modelagem Matemática.

Na oportunidade, o professor compôs a Comissão Examinadora da defesa de tese de doutorado de Henri Carlo Belan, intitulada “Sistemas de atuação hidráulicos digitais para aviões com foco em eficiência energética”.

A tese apresentou uma pesquisa inédita no Brasil em parceria com a Suécia (Universidade de Linköping e a SAAB AB) tratando da pesquisa sobre soluções para sistemas hidráulicos de atuação mais eficientes para aeronaves, por meio da aplicação dos conceitos de hidráulica digital.

O resultado obtido é uma nova configuração para sistemas de atuação hidráulicos para aeronaves (Atuador Hidráulico Digital/Digital Hydraulic Actuator – DHA), mais eficiente energeticamente e capaz de atender aos requisitos de seguimento de referência e rejeição de perturbação. Além da aviação, este tipo de sistema hidráulico pode beneficiar diversos tipos de aplicações, como as áreas industriais e móbeis em geral, destacando-se o potencial de aplicações no setor de máquinas e equipamentos agrícolas.





Estudantes de Engenharia Mecânica participam da XXII Mostra de Trabalho

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica, campus Panambi, participaram da XXII Mostra de Trabalhos de Projeto 1, componente curricular do curso. Ao todo foram apresentados, no auditório do campus, projetos inovadores de solução para adaptação de implemento em trator, solução para dosagem de sementes miúdas, para desencapagem de fios, para contagem de esferas, para extração de suco de laranja, para bobinagem de fios e solução para captação de energia rodoviária.

De acordo com os professores Antônio Carlos Valdiero e Olavo Luiz Kleveston, responsáveis pela disciplina, a mostra ocorre anualmente, desde 1995.  “Pode-se dizer que o curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ foi um dos primeiros do Brasil a adotar esta metodologia de ensino, de ter essa disciplina obrigatória. Em muitas Universidades ela era optativa. Hoje, é difícil um curso de Engenharia Mecânica não ter esta disciplina como obrigatória. Então, a Universidade foi pioneira neste ponto”, salienta.

Na oportunidade, a mostra de trabalhos contou com a presença do Prof. Nelson José Thesing (Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Panambi) e da analista de negócios da Incubadora Tecnológica Panambi (CRIATEC), Fabiani Schemmer, que apresentou a Incubadora como um caminho para viabilizar as inovações, o empreendedorismo, e as atividades da CRIATEC. A pré-incubação, a incubação e a pós-incubação das empresas.