Professor da Unijuí é palestrante convidado em evento de inovação Brasil-Suécia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professor da Unijuí é palestrante convidado em evento de inovação Brasil-Suécia

O professor do curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ Campus Panambi, Dr. Antonio Carlos Valdiero (DCEEng/UNIJUÍ) e o doutorando Luís Carlos Wachholz participaram do 4th Workshop on Innovative Engineering for Fluid Power (WIEFP - Workshop sobre Engenharia Inovadora para Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos). O professor participou como palestrante convidado, membro do comitê científico e apresentador de trabalho de pesquisa.

O WIEFP 2018 é uma iniciativa sueco-brasileira de encontro entre indústria e academia no setor da hidráulica, mecatrônica e sistemas de controle, realizado em São Paulo na ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) de 28 a 30 de novembro de 2018. O WIEFP é um dos importantes eventos incluídos na programação da 7ª. edição Semana de Inovação Suécia-Brasil e foi organizado Federal University Santa Catarina (UFSC), Linköping University (LiU), Federal University of ABC (UFABC), Swedish-Brazilian Research and Innovation Centre (CISB), e Hydraulic, Pneumatic, and Industrial Automation Equipment Sectorial Chamber (CSHPA/ABIMAQ).

O evento contou com a participação de Universidades e Empresas do Brasil, Suécia, Dinamarca, China, Índia e Estados Unidos, entre os quais destacam-se na área acadêmica a Aalborg University, IPT, IFSC, ITA, Linköping University, SENAI, UFABC, UFRGS, UFSC, UNICAMP,  UNIJUÍ, University of Minnesota e a Zhejiang University; e do setor da Indústria contou-se com a participação de engenheiros pesquisadores da Argo-Hytos, Avibras, Bosch Rexroth, Eaton, Embraer, Emerson, Hiab, Moog, Saab AB, Parker Hannifin e Wipro.

O Prof. Valdiero proferiu a palestra de título “Development and Innovation of Fluid Power Solutions for Industry in a Local Productive Arrangement (APL)” com a apresentação de diversos estudos de caso de interação Universidade-Empresa na pesquisa e desenvolvimento de protótipos com a participação de pesquisadores, acadêmicos de Engenharia e acadêmicos do Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ.

Também foram apresentados os seguintes trabalhos de Doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, os quais foram escolhidos para publicação pela Linköping University Electronic Press:

- “Development and Construction of an Instrumented Workbench for Characterization of Hydraulic Motors”, autoria de Luís Carlos Wachholz, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antônio Rasia.

- “Design of an Experimental Workbench for Force Control Tests with Pneumatic Actuators”, autoria de Roberta Goergen, Marcia Regina Maboni Hoppen Porsch, Marianna Gioppo de Souza, Luiz Antônio Rasia, Antonio Carlos Valdiero

O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tem desenvolvido importantes projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o apoio financeiro de empresas e de órgãos de fomento (FAPERGS, CNPq, CAPES e FINEP) e voltados para aplicações de alto nível tecnológico em sistemas hidráulicos e pneumáticos (Fluid Power), propiciando assim um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa em atividades de pesquisa e ensino para acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, do curso de pós-graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (Mestrado e Doutorado).


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.