Estudante projeta inovações ao setor automotivo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante projeta inovações ao setor automotivo

Acadêmico do curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, Edmilton Stein decidiu se desafiar na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e optou por um tema aplicável à indústria automotiva, uma das mais desenvolvidas do País. Ele trabalhou no “Dimensionamento de um sistema de transmissão de potência para um veículo de competição Baja SAE”. Baja é um veículo off-road, projetado de acordo com as regras e especificações da Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE).

A ideia do projeto surgiu em virtude de eu ter feito parte da equipe Baja SAE durante um período da minha graduação. Foi quando identifiquei a necessidade de uma maior faixa de velocidades para o veículo”, explicou o jovem que, por meio da sua pesquisa, buscou dimensionar e projetar uma caixa de transmissão de múltiplas velocidades para um veículo off-road, adequada, segura e compatível com as normas vigentes da competição do programa universitário Baja SAE, visando seu melhor desempenho.

“A principal característica do projeto é que os componentes podem ser fabricados por métodos convencionais. Dessa forma, tornando possível sua manufatura dentro da própria universidade e empresas da região. Também é válido salientar que transmissões de potência por engrenagens apresentam uma alta eficiência e fácil manutenção”, explica Edmilton, reforçando que, como o dimensionamento foi realizado utilizando métodos convencionais e análise numérica, foi possível concluir que o projeto possui boa confiabilidade.

Para produção do TCC, o acadêmico procurou assistir a programas e ler materiais relacionados ao automobilismo, que pudessem estimular a sua criatividade.

Com o curso concluído, Edmilton quer continuar se aperfeiçoando na área de projetos de sistemas mecânicos, para que possa contribuir com o desenvolvimento de produtos mais eficientes e competitivos. “O que levará a um uso consciente da matéria-prima, alavancando a indústria e a economia regional e nacional”, completou.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.