TCC analisa os efeitos da aplicação da Lean Manufacturing no setor de manutenção industrial - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

TCC analisa os efeitos da aplicação da Lean Manufacturing no setor de manutenção industrial

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico de Engenharia Mecânica da Unijuí, Tiago Ferreira Marques, foi escolhido a partir da sua identificação com a temática, já que atuou 13 anos na área de manutenção como técnico eletromecânico e com PCM  - Planejamento e Controle de Manutenção. A pesquisa, intitulada “Efeitos da Aplicação do Lean Manufacturing no setor de manutenção industrial”, foi orientada pelo professor Felipe Tusset. 

Segundo Tiago, atualmente há uma tendência em se demonstrar a importância estratégica deste setor dentro das indústrias, eliminando a visão de ser um ‘mal necessário’ e utilizado somente na quebra de equipamentos, passando a ser fundamental para garantir a maior confiabilidade de ativos, o que, consequentemente, garante maior disponibilidade dos equipamentos ao processo, garantindo assim maior valor agregado ao negócio. “Dentro desta temática, verifiquei que a Metodologia Lean, quando aplicada ao setor de manutenção, garante uma redução de desperdícios de recursos e mão de obra na aplicação da manutenção, o que garante maior eficiência e melhores resultados”, explica.

O principal objetivo do trabalho é demonstrar a importância de ser estabelecida uma posição de protagonismo do Setor de Manutenção Industrial para melhoria dos resultados de qualquer companhia, desmistificando a imagem da manutenção como necessária somente para “consertar quando estraga”. Para atingir este objetivo principal, foram definidas como principais metas do projeto a melhoria dos resultados de indicadores como Disponibilidade, MTTR (Mean Time To Repair), MTBF (Mean Time Between Failures) e Quantidade de Paradas de Máquinas, além da redução dos custos de Downtime na produção, agregando valor ao produto. Mas além dos ganhos, o projeto visou atingir uma mudança de cultura entre operadores e manutentores, de forma a melhorar a sintonia de trabalho com o início da implementação da manutenção autônoma, gerando melhores resultados através da maior sintonia entre os processos.

O ponto de maior destaque do meu trabalho é a inovação do tema, pois, de forma geral, é comum a aplicação da metodologia Lean Manufacturing em áreas de produção, logística, entre outras que possuem atividades baseadas em rotinas de trabalho. Porém, a aplicação em setores em que as atividades não são rotineiras, como a manutenção, ainda é um desafio. Dentro deste contexto, vejo que o trabalho apresentou uma riqueza de detalhes nas etapas de coleta de dados, elaboração do mapa de fluxo, desenvolvimento do Relatório A3 e desenvolvimento das ações, que possibilitaram evidenciar os ganhos obtidos na análise de resultados, demonstrando que realmente obteve-se resultado positivo com o projeto”, ressaltou.

A base de informações para este projeto partiu de pesquisas bibliográficas, tendo como destaque o livro Manutenção Lean, de João Paulo Pinto, que retrata os passos necessários para implementação da metodologia Lean no Setor de Manutenção Industrial. “Também foram realizadas pesquisas em sites de Empresas de Consultoria voltadas à área, onde foram observados cases de sucesso e também foram utilizadas informações de treinamentos que realizei como Lean Six Sigma Black Belt, WCM (World Class Maintenance), RCM (Reliability Centered Maintenance), entre outros”, disse.

Com a conclusão do curso, o acadêmico quer se especializar na área de Manutenção. “Buscarei uma pós em Engenharia de Manutenção, Engenharia de Confiabilidade ou Gestão de Manutenção Industrial, pois percebo que estas áreas apresentam um grande desenvolvimento e ainda necessitam de mais profissionais especializados, que possuam um conhecimento específico de conceitos de gestão de ativos e manutenção industrial. Aliado a isto, pretendo sempre buscar mais conhecimento em temas como Lean Manufacturing, Indústria 4.0 e metodologias de gestão de projetos”, finalizou.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.