COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estética e Cosmética (Tecnologia)

Curso de Estética e Cosmética da Unijuí recebe conceito 4

 

O Curso de Estética e Cosmética da Unijuí recebeu o conceito quatro (4) no processo de avaliação do Ministério da Educação – MEC, para fins de renovação de reconhecimento do curso. Os avaliadores realizaram visita in loco neste mês de junho.

A visita teve o objetivo de verificar in loco as informações apresentadas pela Universidade ao Portal do Ministério, relativas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Projeto Pedagógico do Curso - PPC. Na visita, além da análise de documentos e da visitação às instalações da Universidade e laboratórios do curso, foram realizadas reuniões com a reitoria, chefia do Departamento de Ciências da Vida, coordenação do curso, NDE, CPA, docentes e estudantes.

Foram três dimensões avaliadas. São elas: organização didático-pedagógica, que considerou o plano de desenvolvimento institucional e o projeto pedagógico do curso; corpo docente; e infraestrutura. 

Para a coordenadora do Curso de Graduação em Estética e Cosmética, professora Edina Coelho, o conceito quatro (4) representa o resultado do trabalho conjunto entre professores, técnicos-administrativo e estudantes. “Esse trabalho está consolidado nesses oito anos do curso. O conceito demonstra ainda a responsabilidade que o curso tem com a sociedade em formar e qualificar profissionais com excelência técnica e rigor científico na promoção, prevenção, preservação e recuperação da estética humana, considerando a integridade da saúde e o bem-estar das clientes”, salienta.

O conceito é definido em uma escala de 1 a 5, sendo assim, o conceito 4 é considerado excelente para o seu reconhecimento.


Curso de Estética e Cosmética realiza Jornada de Estudos

                

Nesta semana, de segunda-feira, 14, a quarta-feira, 16, ocorreu a Jornada de Estudos do Curso de Estética e Cosmética da Unijuí. O objetivo foi agregar conhecimento e inovações tecnológicas em equipamentos e cosméticos, contemplando tratamentos na área corporal e facial, além de integrar estudantes, egressas e profissionais da área. Com workshops práticos, as estudantes do curso puderam optar por duas palestras por noite. Com um número restrito de participantes, oportunizou conhecer as técnicas, princípios ativos e a troca conhecimento.

Na primeira noite o evento contou com os workshops: Neuro Lumin: sua pele iluminada e clara sem efeito rebote – Maira Heck e Dual SOON: A plataforma mais completa no tratamento de gordura localizada - Niane Comparun Farínea e Makeup Experience – Cheila Denise Felden Michael.

Na terça-feira, dando continuidade ao evento, foi realizada a seguinte programação: Tratamento de Clareamentode hipercromias 360° graus – Rogério de Souza Lopes e o Hygiapulse: tratamento por ondas de choque em afecções estéticas –  Suelen Prezotto  e o Tratamento Detox: Nanotecnologia – Evandra Eberhart da Costa

Na última noite, nesta quarta-feira, a Jornada apresentou a primeira intercambista do curso, Gabriela Leichtweis, que relatou a sua experiência na Universidade de Leiria, em Portugal.  Logo após, a profissional Natalia Longo Lara realizou um workshop sobre o protocolo para Preenchimento de Rugas e Rejuvenescedor Pró Energético. Ao final, ainda, o Centro Acadêmico do curso proporcionou um momento de confraternização.


Lei Federal reconhece a profissão de Esteticista

Greissi Tremêa é egressa do curso de Estética e Cosmética pela Unijuí, e, nesta semana recebeu uma boa notícia: sua profissão, de Esteticista, foi regulamentada. A profissão, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e Técnico em Estética, recebeu reconhecimento da Presidência da República por meio da LEI Nº 13.643, de 3 de abril de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 04 de abril.

Para Greisse, que atualmente finaliza a Pós-Graduação em Estética e Saúde, também pela Unijuí, a regulamentação representa uma grande conquista, pois valoriza a formação acadêmica e exige maior qualificação para atuação profissional.

“Isso se reflete nos serviços oferecidos, pois seleciona os profissionais mais capacitados para o mercado, garantindo maior excelência para a classe e beneficiando também o consumidor”, comenta.

Conforme a Lei, serão considerados profissionais da área os graduados em curso de nível superior com concentração em Estética e Cosmética, ou equivalente, oferecido por instituição regular de ensino no Brasil, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, ou instituição estrangeira com diploma revalidado no Brasil.

A professora coordenadora do Curso de Estética e Cosmética da Unijuí, Edina Linassi Coelho, ressalta que a conquista era esperada há alguns anos. “É um caminho de luta de muitos anos. Não é de hoje que a gente conseguiu isso, pois tem um grupo de pessoas trabalhando, desde 2014, para buscar este reconhecimento. Temos muito a percorrer ainda e  o próximo passo é o Conselho da profissão”.

Na Unijuí, o Curso de Estética e Cosmética cresceu muito desde 2010, ano da sua implantação. Segundo a professora, todas as egressas do curso estão inseridas no mercado de trabalho. Caso de Greisse que atualmente é proprietária de uma empresa no ramo da estética no município de Ajuricaba. “Posso afirmar que a Unijui representou a parte fundamental para a construção do conhecimento que possuo hoje, demonstrando que a profissão possui uma base sólida e é merecedora da regulamentação”, salienta.

De acordo com a professora Edina, a regulamentação da profissão garante algumas mudanças para a profissão “o esteticista vai poder trabalhar e ser responsável pelo seu centro de estética.  Vai poder realizar e executar todos os recursos estéticos, dirigir, coordenar, também pode fazer consultoria, auditoria, entre outras funções. Isso ampliou muito o leque de atuação do profissional”, complementa.


Estudantes de Estética e Cosmética participam de workshop de empreendedorismo


 

As estudantes do Curso de Estética e Cosmética participaram de um workshop sobre Empreendedorismo, Inovação e Negócios, na Criatec da Unijuí.  O objetivo foi oportunizar o contato direto com o ambiente do empreendedorismo, da inovação e da aplicação prática dos fundamentos abordados em sala de aula.

As atividades foram ministradas pelo professor do Curso de Administração Pedro Luis Büttenbender, pela coordenadora do Criatec, Maria Odete Santos Garcia Palharini, pela consultora Leonice Parnoff, pelo diretor Administrativo da Optimize, Claudio Rodrigo Machado Fraga. 


Curso de Estética e Cosmética realiza sua V Jornada de Estudos

 

 

Está em desenvolvimento no Campus da UNIJUÍ, em Ijuí, a V Jornada de Estudos do Curso de Estética e Cosmética, que tem como objetivo integrar e ampliar as experiências profissionais dos estudantes do curso, proporcionando um momento de troca de conhecimentos e a apresentação técnica em estética.


Leia mais...

Unijuí realiza 5ª Jornada do Curso de Estética e Cosmética

 
 

Evento inicia na próxima segunda-feira. Confira a programação e as informações da Jornada aqui


Leia mais...