COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estética e Cosmética (Tecnologia)

Estética e Cosmética na Unijuí: certificação profissional por ano é diferencial

A formação em Estética e Cosmética da Unijuí prepara profissionais para intervirem de forma ética e com alto rigor técnico e científico na promoção, preservação e recuperação da estética humana. Além disso, capacita profissionais para atuar nas áreas de estética facial, estética corporal, estética capilar e tricologia, visagismo, beleza dos pés e das mãos e terapias complementares em estética. 

O grande diferencial do curso está na certificação ao final de cada ano. “Ao final do primeiro ano, o estudante tem qualificação profissional para embelezamento da face e maquiagem, no segundo ano qualificação profissional em massagem estética e drenagem linfática, e com três anos de curso completa sua formação com estetacosmetóloga”, comenta a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unijuí, professora Simone Zeni Strassburger.

O curso possui duração de três anos e um currículo com 270 horas em práticas profissionais. Os estudantes vão vivenciar a prática dentro dos laboratórios na mesma noite em que aprendem a teoria. A oferta de quatro disciplinas presenciais e uma em modelo EaD possibilita ao estudante uma maior flexibilidade e capacitação em sua formação.

Para saber mais sobre o curso de Estética e Cosmética da Unijuí, acesse o link.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí


Projeto de Extensão Educação em Saúde e curso de Estética e Cosmética homenageiam enfermeiros

Atividade é alusiva à Semana da Enfermagem, transcorrida no mês de maio

O curso de Estética e Cosmética da Unijuí, em parceria com o Projeto de Extensão Educação em Saúde, prepararam uma atividade especial para marcar a Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio. Profissionais enfermeiros, que atuam nas redes pública e privada de saúde, foram convidados para receber um conjunto de procedimentos estéticos nos dias 1º e 6 de julho.

Na última semana, os convites foram entregues na Secretaria Municipal de Saúde, à enfermeira Salester Ruver; no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), ao enfermeiro gerente do Serviço de Enfermagem, Diogo Jardel Cigana, e à secretária da Gerência de Enfermagem, Mineia Mattioni Boettcher; no Hospital Bom Pastor, à nutricionista Rafaela Sperotto; e no Hospital Unimed Noroeste/RS, à coordenadora da Enfermagem, enfermeira Danieli Ciotti.

Os convites serão distribuídos entre os profissionais, que poderão realizar procedimentos como limpeza de pele, design de sobrancelha e henna, depilação egípcia, hidratação e escovação do cabelo.

O curso de Estética e Cosmética, coordenado pela professora Simone Zeni Strassburger, qualifica a formação de seus estudantes ao proporcionar práticas nas diversas áreas do esteta cosmetólogo, com atendimentos às comunidades interna e externa da Unijuí, nos laboratórios específicos do curso. O Projeto de Extensão Universitária Educação em Saúde é coordenado pela professora Angélica Moreira e desempenha várias ações comunitárias voltadas à saúde e ao cuidado integral.


Jornada de Estética e Cosmética promove palestras sobre inovações da cosmetologia

Na noite desta quarta-feira, dia 19 de maio, aconteceu a Jornada do curso de Estética e Cosmética da Unijuí, dando sequência à programação do 8º Congresso Internacional em Saúde, promovido pela Unijuí em parceria com a Universidade do Minho, em Portugal, co-promotora do evento, que acontece de forma online até a sexta-feira, dia 21.

Mediada pela professora do curso, Greissi Tatieli Franke Tremêa, a jornada contou com a participação da mestra em Gestão de Políticas Públicas - Prevenção e Rastreamento do Câncer de Pele, Ivone Moser; da mestra em Atenção Integral à Saúde, Cristiane Maria Hagemann; e do professor mestre em Ambiente e Desenvolvimento, Dênis Duarte Barnes. 

A palestra iniciou com a fala da convidada,  Ivone Moser, que abordou o tema “Gluco: Peeling do Século XXI”. O gluco é um peeling químico orgânico, com atividade sinérgica de alfa e polihidroxiácidos, que revolucionou o universo do peeling químico, trazendo uma nova proposta para a cosmetologia, sendo o único ácido disponível no mercado terapêutico que possui mais de 20 moléculas de glicose dentro da sua cadeia estrutural. Segundo Ivone, “não podemos ficar presos a conceitos usados em décadas passadas. Precisamos abrir os olhos para o que há de novo e moderno na cosmetologia, sendo muito importante compreender cada produto que está sendo usado na pele, estudando-os'', ressalta.

Já a segunda palestra da noite foi conduzida pela professora Cristiane Maria Hagemann, que abordou a temática “Ozonioterapia na Estética''. Conforme a convidada, a ozonioterapia é uma técnica que utiliza o ozônio medicinal para tratar diversos tipos de sintomas e doenças. Para isso, esse tipo especial de ozônio pode ser aplicado por diversas vias, como intravenosa, intramuscular, subcutânea ou tópica. Na estética, se aplica em celulite, gorduras localizadas, estrias, acnes, modulação do estresse oxidativo, entre outros. Cristiane ressaltou que “essa é uma tecnologia nova no Brasil, mas que já vem sendo praticada há várias décadas, em vários continentes. São muitos os benefícios da ozonioterapia, não só na estética, mas em diferentes áreas da saúde”, explica a professora. 

Finalizando a noite, o professor Dênis Duarte Barnes debateu o tema “Tratamentos de celulite: tudo que nunca te contaram”. O palestrante falou sobre a sua trajetória e a dificuldade que era abordar o assunto na década passada. Também ressaltou como a literatura o auxiliou neste processo de busca por conhecimento. Ele conta que o tratamento de radiofrequência que era o usado antigamente, na universidade em que trabalhava, não estava dando resultados, o que chamou a sua atenção. “Minhas alunas traziam relatos de efeito rebote e nos livros encontrei um processo de avaliação chamado Termografia Infravermelha, que nos auxiliou a entender o que estava acontecendo. Atualmente existem diversos métodos no País para o tratamento da celulite”, finalizou.

Por Evelin Ramos, acadêmica do curso de Jornalismo



Da tricologia ao melasma: profissionais compartilham conhecimento com estudantes

Dois profissionais renomados participaram nesta quinta-feira, dia 13 de maio, da aula inaugural do curso de Estética e Cosmética da Unijuí. Transmitido pelo Google Meet, o evento contou com a presença de mais de 70 pessoas.

Iniciando a carreira em Ijuí, o médico dermatologista Omar Hassan Saleh Thalji, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), abordou o tema “Tricologia: o que eu preciso saber?”. O especialista explicou a anatomia do cabelo, falou sobre as principais disfunções relacionadas à tricologia - ramo da ciência que trata dos cabelos, e também falou sobre as necessidades de encaminhamentos.

Também participou da aula o farmacêutico pesquisador, especialista em Cosmetologia, CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da dermacosmética ADA Tina Italy, Maurizio Pupol. Ele tratou da “Fotoproteção e tratamento do melasma”.

Italiano, mas morando no Brasil há muitos anos, Maurizio participou do desenvolvimento de vários produtos. A partir do tema, explicou por que as mulheres desenvolvem o melasma, fez uma correlação com os hábitos e a região em que moram. O Brasil, por ser um País tropical, acaba por ter mais casos. O especialista também falou sobre opções de tratamento.


Curso de Estética e Cosmética promove aula inaugural

A partir das 19h30 desta quinta-feira, dia 13 de maio, o curso de Estética e Cosmética da Unijuí promove sua aula inaugural, com transmissão pelo Google Meet.

O médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Omar Hassan Saleh Thalji, foi convidado para abordar o tema “Tricologia: o que eu preciso saber?”.

Após, participa o farmacêutico pesquisador, especialista em Cosmetologia, CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da dermacosmética ADA Tina Italy, Maurizio Pupol. Ele vai tratar da “Fotoproteção e tratamento do melasma”.


Estética e Cosmética realiza treinamento sobre Terapias Capilares

Na tarde de 11 de setembro, o curso de Estética e Cosmética da Unijuí realizou, nos Laboratórios do curso, no Campus Ijuí, uma aula de prática na disciplina Capilar II, quando foi realizado um treinamento sobre Terapias Capilares com o educador da empresa Keune Haircosmetics, Maurício Marques. A professora Vanessa Heller foi a organizadora do evento, com objetivo demonstrar as inovações na área capilar.