Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estética e Cosmética (Tecnologia)

2º Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade tem nova rodada de debates

Nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, o curso de Estética e Cosmética da Unijuí promoveu uma nova rodada de debates dentro da programação do 2º Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade. O evento visa apresentar aos estudantes suas diversas possibilidades de atuação, bem como ampliar seus conhecimentos sobre as mesmas, trazendo a experiência de profissionais qualificados em diferentes áreas. 

Neste segundo dia de palestras, a esteticista Marina Guanor iniciou os debates, falando sobre o assunto “Atuação do estetacosmetólogo na pele dos bebês”. Na sequência, a fisioterapeuta Fabiana Paim abordou a temática “Estética no pós-operatório”. Cada palestra é organizada por um grupo composto por acadêmicos do 6º semestre do curso, sob orientação da professora Greissi Tatieli Franke Tremêa, que ministra a disciplina Estética na Comunidade.

No primeiro dia de evento, que ocorreu no final de outubro, a psicóloga Vitória Pimentel, a massoterapeuta Raphaela Cerveski e a esteticista Lanna Steinke trabalharam, respectivamente, sobre os temas “Distúrbios de Imagem”, “Reiki” e “As diversas aplicabilidades do taping na estética e no auxílio da homeostasia nos processos cirúrgicos”.

“Nosso grupo trouxe o tema da Estética aplicada à saúde dos bebês como uma forma de colaborar com a comunidade e mostrar que podemos atuar nessa área”, explicou a estudante Luisa Tormöhlen, integrante do grupo que promoveu a palestra online com a esteticista Marina Guanor. Já a acadêmica Renata Astolfi relatou que seu grupo teve como objetivo trazer as técnicas do pós-operatório. “Esse tema tem importância tanto na estética quanto na saúde em geral. A palestrante contou também sua trajetória atuando em clínica, assim como exemplos vividos nessa caminhada”, finalizou.


2º Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade reuniu profissionais de diferentes áreas

Junto ao Centro de Eventos da Unijuí, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 31 de outubro, o 2º Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade. O evento tem o objetivo de aproximar os estudantes de suas diferentes áreas de atuação, através do compartilhamento de experiências.

“Por meio da disciplina de Estética na Comunidade, alunos do 6º semestre são responsáveis por promover palestras com profissionais de diferentes áreas, tendo a oportunidade de também desenvolver habilidades em frente ao público”, explicou a professora Greissi Tatieli Franke Tremêa, lembrando que a primeira edição do evento aconteceu no segundo semestre de 2021, no entanto, de forma online

Ontem, participaram do Ciclo de Palestras a psicóloga Vitória Quevedo Pimentel, que trabalhou o tema "Distúrbios de Imagem"; a massoterapeuta e reikiana níveis 1, 2 e 3, Raphaela Luana Fuhrmann Cerveski, que falou sobre "Reiki"; e a especialista em Estética Clínica Avançada, Lanna Daiana Henke Steinke, que falou sobre “As diversas aplicabilidades do taping na estética e no auxílio da homeostasia nos processos cirúrgicos”. 

“O evento possibilitou uma tarde de compartilhamento de muito conhecimento. Recebemos uma profissional psicóloga, uma estetacosmetóloga,  ambas egressas da Unijuí, e também uma terapeuta reikiana, trazendo suas experiências práticas profissionais. Os alunos demonstraram satisfação neste primeiro dia de palestras. Foram três áreas bastante diferentes que possibilitaram um debate bastante positivo”, destacou a professora Greissi.

O Ciclo de Palestras terá um novo encontro no dia 21 de novembro. No Centro de Eventos, serão realizados dois debates: o primeiro será sobre a “Atuação do Estetacosmetólogo na pele dos bebês”, a cargo da especialista em Cosmetologia Estética e Ciências da Pele, Marina Guanor, às 14h. O segundo terá como tema “Estética no pós-operatório” e será conduzido pela fisioterapeuta, especialista em Estética e Saúde e Intensivismo, Fabiana Paim, às 15h.






Estudantes de Estética e Cosmética participam de aula teórico-prática

Na noite da última sexta-feira, dia 21 de outubro, o curso de Estética e Cosmética da Unijuí promoveu uma atividade diferenciada. Estudantes da disciplina de Inovações Tecnológicas, ministrada pela professora Mauren Knorst Godoy, tiveram a oportunidade de participar de uma aula teórico-prática com a mestra em Atenção Integral à Saúde, professora Cristiane Maria Hagemann, sobre o tema “Ultrassom Micro e Macrofocado”.

A atividade teve como intuito auxiliar os acadêmicos na utilização correta dos equipamentos tecnológicos de alta performance. “Se eu não souber utilizar a tecnologia de alta performance eu posso causar mais danos no meu paciente do que auxiliá-lo a ter um resultado efetivo. O meu objetivo é passar segurança para vocês e fazer com que vocês entendam que não é perigoso trabalhar, é só saber trabalhar com a tecnologia”, afirmou Cristiane.

A convidada ressaltou, ainda, a qualidade do ensino da Unijuí, onde cursou o Mestrado em Atenção Integral à Saúde e também foi professora do curso de Estética e Cosmética. “Aqui se tem ensino de qualidade, busca-se sempre trazer as melhores tecnologias, tecnologias de ponta para os alunos. Aqui os professores estão constantemente se atualizando e buscando trazer novos conhecimentos para os estudantes”, destacou.


Abertas as inscrições para o Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade

Já estão abertas as inscrições para o 2º Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade. O evento, promovido pelo curso de Estética e Cosmética da Unijuí, acontecerá no Centro de Eventos da Universidade, em dois momentos distintos, contando com diversos palestrantes que abordarão técnicas, procedimentos e tendências da atuação dos profissionais da área. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos.

A programação inicia-se no dia 31 de outubro, às 14h, com a psicóloga Vitória Quevedo Pimentel realizando a palestra Distúrbios de Imagem. Às 15h, a massoterapeuta Raphaela Luana Fuhrmann Cerveski vai abordar o Reiki, técnica desenvolvida no Japão que consiste na transferência de energia por meio das mãos.

Finalizando o primeiro dia de programação do Ciclo de Palestras, a egressa do tecnólogo em Estética e Cosmética da Unijuí, Lanna Daiana Henke Steinke, realizará a fala “As diversas aplicabilidades do taping na estética e no auxílio da homeostasia nos processos cirúrgicos”.

Três semanas depois, no dia 21 de novembro, a programação terá sequência com a esteticista Marina Guanor, que vai discorrer sobre a “Atuação do estetacosmetólogo na pele dos bebês”. Na sequência e encerrando o Ciclo, ocorre a palestra “Estética no pós-operatório”, com a fisioterapeuta Fabiana Paim.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Estudantes de Estética e Cosmética participam de ação no Hospital Bom Pastor de Ijuí

Estudantes da 6ª turma do curso de Estética e Cosmética da Unijuí realizaram na última segunda-feira, 15 de agosto, procedimentos de estética facial, relaxamento e embelezamento facial em pacientes do Hospital Bom Pastor de Ijuí, que se encontram na unidade de Saúde Mental. As atividades fazem parte da disciplina de Estética na Comunidade, coordenada pela professora Greissi Trêmea, e foram realizadas em parceria com o Projeto do Apostolado Sonhando em Família, sob responsabilidade da voluntária Ieda Calegaro.

Conforme explicou a professora, o momento foi de inserção dos estudantes em um dos ambientes que compõem o rol de atuação do profissional da estética. “A disciplina de Estética na Comunidade tem como objetivo a inserção dos estudantes nas diferentes áreas de atuação, bem como a socialização dos alunos em diferentes ambientes de trabalho; a promoção da saúde através da estética e o trabalho em  projetos de educação em saúde. Nesse sentido, a experiência trouxe grandes contribuições para a formação dos estudantes, visto que a troca de experiências geradas no ambiente hospitalar contribui significativamente para a construção de um conhecimento gerado a partir de experiências reais, com necessidades específicas de cada indivíduo”, explicou Greissi.

Como completa a professora, os pacientes relataram enorme satisfação com as técnicas realizadas e, nesse sentido, a Estética e Cosmética possui papel importante na saúde mental destes pacientes, promovendo melhora em sua autoestima.




Aberta a Semana Acadêmica de Estética e Cosmética da Unijuí

Teve início na noite desta segunda-feira, 2 de maio, a Semana Acadêmica do curso de Estética e Cosmética da Unijuí. As palestras acontecem no Centro de Eventos, até a quinta-feira, dia 5. O evento busca aproximar as acadêmicas dos profissionais e das atualizações que estão no mercado, agregando e complementando o conhecimento com a formação em sala de aula.

E foi exatamente pensando em preparar as estudantes para os desafios do mercado que Geferson Borges, atual supervisor e gestor da Keune em Passo Fundo, organizou a palestra sobre “Gestão, comportamento e vendas”, realizada nesta segunda-feira. O convidado falou sobre sua experiência como representante comercial e sobre a importância de fazer gestão e saber vender para manter o próprio negócio. 

“Culturalmente, há um preconceito com relação às vendas. Mas, se pararmos para pensar, nada acontece antes de uma venda. Como muitas alunas aqui pretendem ter o próprio negócio, é importante saber se apresentar, apresentar os serviços que são ofertados e convencer o cliente a optar por você, e não pela concorrente”, destacou.

Nesta terça-feira, a palestra sobre “Estética Integrativa” será realizada por Geórgia Filipin. Na quarta-feira, a temática “A mais nova tecnologia em criolipólise de placas, o criodermis” será abordada por Cristiane Hagemann. E na quinta-feira, duas palestras serão realizadas: Alessandra Wolanin vai trabalhar o tema “Ultrassom Microfocado na estética”, enquanto que Maira Heck vai abordar “Otimize o tempo, potencialize resultados”.