Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estética e Cosmética (Tecnologia)

Curso de Estética e Cosmética da Unijuí propõe formação qualificada para aproximar estudantes do mercado de trabalho

O curso de Estética e Cosmética da Unijuí se destaca por formar profissionais que são capazes de atuar em um mercado que está em constante evolução no Brasil. A formação, que tem três anos de duração, é de nível superior de curta duração (tecnólogo) e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular

O curso prepara o estudante para atuar de forma técnica e ética na promoção, preservação e recuperação da estética humana, considerando a integridade da saúde e o bem-estar dos clientes. Com a graduação, os profissionais egressos podem atuar nas áreas de estética facial, estética corporal, estética capilar e tricologia, visagismo, beleza dos pés e das mãos e terapias complementares em estética, tanto em centro de estética e em salões de beleza quanto clínicas e academias voltadas à estética corporal, facial, e outras. 

Entre os diferenciais, o curso, que é ofertado no turno da noite, conta com 420 horas de atividades práticas. Além disso, conta com serviços de estética e laboratórios específicos para a prática de ensino e pesquisa. 

A professora Isabella Dallepiane Carlan comenta que um dos destaques principais da formação é a certificação profissional que é entregue aos estudantes no primeiro ano de curso. “É uma certificação em embelezamento e visagismo da face e esse é só o início de uma jornada repleta de aprendizado. Temos orgulho de proporcionar experiências reais de trabalho ao longo da formação, os quais vem de encontro aos desafios reais que o profissional vai encontrar no mercado da área de saúde e beleza”, comenta. 


“Cursar Estética e Cosmética é a realização de um sonho”, diz estudante

Cursar Estética e Cosmética sempre foi o sonho da Giulia Simionato Dal Mulin. Prestes a concluir a sua graduação na Unijuí, a acadêmica do 6º semestre do tecnólogo em Estética e Cosmética avalia a sua trajetória acadêmica. “Estar aqui construindo pouco a pouco o que tanto sonhei, enche o coração de alegria. A Unijuí me proporcionou encontros maravilhosos com profissionais excelentes e dentro do curso consegui me encontrar mais ainda na área”, disse. 

Para Giulia, as atividades práticas estão sendo fundamentais para a sua formação. “Nos estágios conseguimos ver nossos primeiros resultados por meio da prática, seja de uma higienização facial ou até mesmo redução de medidas em tratamentos corporais, o que é emocionante. Sou grata também, por todas as oportunidades de eventos e projetos que, com certeza, agregam conhecimento à graduação. Além de tudo isso, pude participar da formação do primeiro Centro Acadêmico de Estética e Cosmética, que deixou tudo mais divertido e abriu diversas portas”, destacou. 

A Unijuí está com inscrições abertas para o curso de Estética e Cosmética no Vestibular Contínuo 2024. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro, no site unijui.edu.br/vestibular. Para ingressar, o candidato pode optar por: realizar a prova do Vestibular, que consiste em uma redação online, no site da Universidade; aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre 2010 e 2023 ou aproveitamento da nota de redação de outros Vestibulares da Unijuí realizados a partir de 2010.


Curso de Estética e Cosmética finaliza 3º Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade

Nesta terça-feira, 31 de outubro, encerrou o 3º Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade, promovido pelo curso de Estética e Cosmética da Unijuí. O evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes o contato com profissionais da área da saúde que estão relacionados com a área da estética. 

A primeira palestra da tarde abordou a temática “Massagem gestacional: a importância da segurança aliada aos benefícios terapêuticos”, com a participação da palestrante Jéssica Wiercinski Schock Carbonera, especialista  em atendimento de gestantes e puérperas, e mediação de Vanuza Nervis. 

O segundo tema abordado foi “Mercado da Estética: Destaca-se quem tem a ousadia de ser diferente”, a convidada para debater o assunto foi a esteticista e cosmetóloga, Diana Bringhenti, e Shara de Avila Ciechovicz, mediou o debate. 

Para encerrar, Estela Busnello Fischer, esteticista e cosmetóloga, conversou com as estudantes sobre os desafios do empreendedorismo. A mediadora foi Isabel de Macedo Seifried.


Curso de Estética e Cosmética da Unijuí inicia seu 3º Ciclo de Palestras

Iniciou nesta terça-feira, dia 3 de outubro, o 3º Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade, promovido pelo curso de Estética e Cosmética da Unijuí. O primeiro encontro ocorreu na sala BIB-203A e reuniu acadêmicas de diferentes semestres. Segundo a professora responsável pela disciplina de Estética na Comunidade, Greissi Tremêa, os temas abordados foram escolhidos pelas próprias estudantes. 

“O nosso objetivo é trazer profissionais de diferentes áreas da saúde que agreguem conhecimento relacionado com a área da estética. Gostamos de trazer estas experiências, tanto de cases de sucesso, egressos da Unijuí e de pessoas que já estão no mercado de trabalho, para que as acadêmicas possam ver o reflexo da formação delas na sociedade e consigam se espelhar de alguma forma, para terem objetivos definidos de áreas de atuação e para que possam enxergar o quanto o mercado da estética é amplo”, explicou a professora.

Iniciando a programação, ocorreu a palestra “A influência da estética na autoimagem da população vulnerável”, com a psicóloga e mestra em Direitos Humanos pela Unijuí, Ana Claudia Delajustine, com mediação da Giovana Delajustine. Em sua fala, a palestrante abordou a conceituação dos temas e destacou que é necessário se pensar em quem é a população que está em situação de vulnerabilidade. 

“São pessoas que têm o risco de terem seus direitos violados a qualquer momento ou já têm seus direitos violados. Por exemplo, população que não tem acesso à moradia, saúde, educação e oportunidade para o seu desenvolvimento digno enquanto cidadão. São pessoas que não tem a opção de escolher estar em vulnerabilidade. Por isso é muito importante que a estética esteja pensando em como trazer seu trabalho para eles e como impactar de forma benéfica. Não podemos esquecer que as nossas profissões são associadas à saúde em sua forma integral”, frisou.

Na sequência o público pode prestigiar a palestra “O mundo dos injetáveis para estetacosmetólogos”, feita pela estetacosmetóloga Jéssica Schuh, com mediação de Giulia Simionato Dal Mulin. Fechando o primeiro dia ocorreu a discussão sobre “A nova perspectiva da anatomia junto aos injetáveis: o olhar estético”, com a médica Joise Wotrich e mediação de Taciane Pompeo.

O 3º Ciclo de Palestras da Estética na Comunidade tem seguimento no dia 31 de outubro, às 14h com o bate-papo sobre “Corneoterapia: o conceito que mudou a minha prática”, com a esteticista e cosmetóloga formada pela Unijuí, Tiele Radke e mediação de Paula Brezolin de Paula. Às 15h, ocorrerá a palestra “Mercado da estética: destaca-se quem tem a ousadia de ser diferente”, com a esteticista especializada em aparelhos de alta performance, Diana Bringhenti e medicação de Shara Ciechovicz.

Finalizando o evento, às 16h, será realizada a fala sobre “Desafios do empreendedorismo”, com a palestrante Estela Fischer, esteticista e cosmetóloga especialista em Estética e Saúde, com a mediação de Isabel Seifried.


Professora e estudantes de Estética e Cosmética participam do Estética in Sul em Florianópolis

Estudantes do curso de Estética e Cosmética da Unijuí, acompanhados da professora Greissi Tremêa, estiveram nos dias 16, 17 e 18 de setembro participando do Estética In Sul, uma das mais importantes feiras da área e que levou a Florianópolis as mais conceituadas marcas de produtos e serviços, além dos mais renomados experts dos setores de beleza, saúde e bem-estar.

Durante a feira, são apresentados os lançamentos e tendências mercadológicas do setor, e realizados congressos, como o 3° Estética Experience Scientific Conference, que contou com a participação das estudantes do 2º, 4º e 6º semestres do curso de Estética e Cosmética da Unijuí - Andressa Rossin, Gabrielli Krahn, Giulia Simionato, Emily Martins, Giovana Delajustine, Karla Hedlund, Camile Schwede, Lidiane Miolo e Rafaela Esteves -, além da professora Greissi Tremêa. Para o transporte, o grupo contou com auxílio do DCE da Unijuí. 

Conforme destaca a acadêmica Giulia Simionato, participar de um evento como este possibilitou que as estudantes visualizassem o mundo da estética para além das paredes da universidade, colocando em prática muitos dos conhecimentos já adquiridos. “Durante esses três dias de evento, conseguimos concluir que tudo que aprendemos está alinhado com o que veremos na prática após a formatura. Ouvimos grandes nomes da área da Cosmetologia e também sobre novas tecnologias que estão disponíveis no mercado. É surreal o que podemos viver nesses eventos. Conhecer pessoas e  trocar conhecimentos, ter vivências práticas através de workshops de grandes marcas e palestras interativas, com demonstrações na prática. Através da feira, foi possível estar pertinho da mais alta tecnologia em aparelhos e cosméticos e, tanto para quem está entrando nesse mundo quanto para quem está concluindo o curso, a experiência vale muito a pena”, afirmou a estudante, lembrando que as participantes ganharam um livro científico como todo o conteúdo teórico visto durante o evento. 

Para Giulia, o evento deve servir como um incentivo às acadêmicas. “Que esse congresso possa incentivar as meninas que ainda têm anos de curso pela frente a buscarem conhecimento e a saírem da zona de conforto. Somos o primeiro Centro Acadêmico de Estética e Cosmética e torço para que as demais acadêmicas compreendam a importância dele, e como ele pode trazer benefícios para todas. Adoraríamos ver outras estudantes participando do próximo Estética In Sul ou de outros eventos”, finalizou.


Curso de Estética e Cosmética participa de ação alusiva ao Dia da Mulher no HCI

Estudantes do curso de Estética e Cosmética da Unijuí, realizaram nesta quarta-feira, 8 de março, procedimentos de estética e embelezamento facial em colaboradoras do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). A atividade realizada em parceria com o hospital, foi alusiva ao Dia da Mulher, e teve como objetivo promover momentos de relaxamento e cuidado às trabalhadoras. 

A ação ocorreu ao longo do dia e foi coordenada pela professora Diane Hartmann. "Realizamos técnicas de revitalização da pele, como esfoliação, hidratação e orientações sobre o autocuidado. Além disso, também trabalhamos técnicas de visagismo, como maquiagem e design de sobrancelha", explicou.

Os procedimentos foram realizados por estudantes do 3º e 5º semestres do curso de Estética e Cosmética da Universidade. Segundo a professora, a Unijuí busca proporcionar aos estudantes atividades práticas desde o início da graduação, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho.

A acadêmica do 5º semestre de Estética e Cosmética, Giulia Simionato, destacou a importância de ações como essa. “As atividades extracurriculares que o curso oferece são super importantes para a nossa formação, pois podemos ter o contato com o público, aprendendo também sobre como deve ser feito um atendimento, nos preparando para atuar”.

A fisioterapeuta do HCI, Fabiana Paim, participou da atividade, recebendo uma hidratação facial. “A iniciativa foi muito interessante. Conseguimos tirar um tempo para cuidar da gente e aprender mais sobre os cuidados com a pele”, disse.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.