COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Farmácia (Bacharelado)

“Farmacêutico - uma profissão de muitas possibilidades” foi tema de Aula Inaugural

              

A noite desta quarta-feira foi dedicada para a Aula Inaugural do curso de Farmácia. Os estudantes bateram um papo com Tarso Bortolini, vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia sobre o tema: "Farmacêutico - uma profissão de muitas possibilidades". Segundo a coordenadora do curso, professora Christiane Colet, a atividade teve o intuito de esclarecer os estudantes sobre a atuação profissional, apresentando novidades e dados para os futuros profissionais. “Segundo nosso palestrante, são 135 possibilidades de atuação para o farmacêutico atuar após formado”.

Após a palestra, os estudantes que participaram da Campanha “Uso racional de Medicamento”, que o curso da Unijuí ganhou em 2019, receberam como prêmio 30 jalecos, que foram entregues pelo Conselho Regional de Farmácia. Em 2019, com a participação de mais de 30 alunos na iniciativa, o grupo, sob a orientação da coordenadora do curso de Farmácia, Christiane Colet, realizou uma abrangente programação junto à comunidade de Ijuí. Em cinco unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e na Unidade de Reabilitação (UNIR), foram feitas orientações com entrega de folders sobre o uso racional de medicamentos com mais de 100 pacientes das salas de espera. Os temas abordados foram:

- como tomar medicamento corretamente?

- onde guardar corretamente os medicamentos?

- onde descartar medicamentos vencidos?

- quais chás interagem com medicamentos?

- em caso de dúvida buscar ajuda com farmacêutico ou médico.

O grupo promoveu também atividades educativas com grupo de idosos sobre o uso correto de medicamentos, trabalhando a promoção de saúde e esclarecendo dúvidas sobre uso, descarte e indicação terapêutica dos medicamentos. Para aumentar o alcance junto ao público, foram feitas divulgações nos meios de comunicação local, com entrevistas para o Jornal da Manhã, o Comunica e rádios Progresso e Repórter. 


Estudantes de Farmácia da Unijuí visitam o CD da São João

              

Na manhã desta quarta-feira (30), a Rede de Farmácias São João abriu as portas do Centro de Distribuição e Operações, localizado em Passo Fundo/RS, para cerca de 20 estudantes do curso de Farmácia da Unijuí, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, de Ijuí/RS. Estava presente no evento, a professora Vanessa Bandeira. 

O Centro de Distribuição e Operações da empresa é um dos maiores da região do sul do Brasil, com cerca de 40 mil metros quadrados de área construída é fruto de um investimento de R$ 100 milhões. O objetivo da visita é oferecer aos visitantes um momento de imersão nos processos internos da organização, além de oportunizar a vivência na prática dos diversos cargos que os farmacêuticos podem exercer. 

De acordo com a professora Vanessa Bandeira, a visita foi de grande importância aos alunos. “É muito importante os alunos começarem a ver as várias a áreas de atuação do farmacêutico. A São João nos recebeu muito bem, abriu as portas para que os alunos pudessem ver de perto como acontecem todos os processos da empresa.”  Contou Vanessa. 

A visita teve início ás 9h30min com uma apresentação da história da empresa com o responsável pelo Marketing da Rede, Eron Moraes e um bate papo com a responsável pelo RH, Vera Estrasulas Daneli e com o gestora farmacêutica Nicole Fernandes de Lima.  Em seguida, os estudantes percorreram a estrutura da empresa. Ao final do percurso, foram recepcionados com um almoço nas dependências da empresa.

Por: Carolina Teixeira Schmidtke, analista de comunicação Farmácias São João.

 


Curso de Farmácia presta serviços à comunidade na Praça em Ijuí

              

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, data em que se comemora o Dia do Profissional Farmacêutico, o curso de Farmácia da Unijuí esteve na Praça da República, em Ijuí, nos turnos da manhã e tarde, prestando serviços para a comunidade. Segundo a professora Christiane Colet, coordenadora do curso, estudantes e professores realizaram serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de peso e circunferência abdominal, orientações sobre uso de medicamentos.

De acordo com a professora, além de marcar a data e mostrar para a comunidade o trabalho e a importância do profissional da área, com a ação, o curso também integra as atividades da Semana do Coração, que, envolvendo todos os cursos da área da saúde da Universidade, está promovendo ações de conscientização durante esta semana.

Saiba mais sobre o curso de Farmácia da Unijuí

Prepara os profissionais para a produção, controle da qualidade e acompanhamento da ação dos medicamentos e cosméticos; para a utilização racional dos medicamentos; para análises clínicas e a análise de alimentos. Capacita para o desenvolvimento de atividades administrativas em diferentes instituições públicas ou privadas, sendo capaz de planejar e gerenciar os recursos humanos e materiais e exercer liderança nos diferentes espaços de atuação. O profissional formado pela Unijuí está apto para atuar em farmácias e drogarias, em indústrias farmacêuticas, em prefeituras e outros órgãos do sistema único de saúde, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas, bromatológicas, de controle de qualidade e em hospitais e clínicas.


Professora de Farmácia participa de Seminário de Plantas Bioativas e Homeopatia de Bozano

                   

Aconteceu no dia 4 de setembro, no Centro Comunitário de Bozano, o II Seminário Regional e o I Seminário Municipal de Plantas Bioativas e homeopatia. O evento contou com a participação da professora Christiane Colet, coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí.

A abertura do seminário aconteceu às 9h, logo após ocorreu a apresentação do vídeo: Grupo de Estudos Plantas Bioativas- Bozano/RS. Em seguida, o médico veterinário homeopata, da Biocentrus, Alexandre Mendonça, comentou a sobre o tema “Sensibilização a Homeopatia”. Quem finalizou a programação pela parte da manhã foi a professora Christiane Colet, falando sobre “Fitoterapia e Interação Medicamentosa”.

Após o almoço aconteceram cinco oficinas pedagógicas, a primeira sobre orientações técnicas para implementação de Composteira, orientada pelo ATR, Gilberto Bortolini e os Extensionistas Rurais Lucas Sandri e Sandra Spada (Ascar-Emater/RS). A segunda oficina tratou sobre Plantas Condimentares e Aromáticas/ Mandela e Espiral de Plantas e foi orientada pela Extensionista Rural Social, Neida Frohlich (Ascar/Emater-RS) e pelas farmacêuticas Betina Silva e Barbara Zenatta. A terceira oficina foi sobre a Confecção de Travesseiros Aromáticos, orientada pela Extensionista Rural Social, Eliane Righi, pela Supervisora Márcia Barboza Breitenbach (Ascar/Emater-RS) e pela farmacêutica Claudia Pinno da Prefeitura Municipal de Ajuricaba. A quarta oficina tratou Metodologia do Relógio do Corpo Humano, com orientação das Extensionistas Rurais Sociais Amete Mazzaro e Loiva Schroer e a ATR Silvana Canova (Ascar/Emater-RS). A última oficina foi sobre Abordagem a Respeito da Homeopatia, com o médico homeopata, Alexandre Mendonça, com encaminhamento do encerramento às 16 horas.


Curso de Farmácia participa de Encontro de Farmácia Hospitalar do Hospital de Clínicas

O curso de Farmácia da Unijuí participou, no dia 30 de agosto, do 6º Encontro de Farmácia Hospitalar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O grupo de Ijuí teve a participação de 28 estudantes, acompanhados da coordenadora do curso, professora Christiane Colet. “O grupo da Unijuí foi o maior entre as Universidades que participaram deste importante evento”, salientou a professora Christiane.

O evento teve o objetivo de mostrar o farmacêutico além da farmácia, trazendo temas como as perspectivas no tratamento oncológico, estratégias de segurança do paciente, engenharia de produção como suporte de gestão dos processos, simulação realística como método de capacitação, entre outros. 

                   


Curso de Farmácia vence concurso estadual sobre uso racional de medicamentos

                     

O CRF/RS desenvolve anualmente concurso entre as universidades do Estado, durante a Semana do Uso Racional de Medicamentos, que ocorre de 05 a 11 de maio. O projeto tem o objetivo de envolver os cursos de Farmácia com suas comunidades, através de ações de orientação, de forma criativa, que estimulem a utilização consciente de medicamentos, a compreensão dos riscos da automedicação e destaquem a importância do farmacêutico no cuidado em saúde. 

Neste ano, a instituição vitoriosa foi a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) (o curso também venceu a edição 2017 do concurso). Com a participação de mais de 30 alunos na iniciativa, o grupo, sob a orientação da coordenadora do curso de Farmácia, Christiane Colet, realizou uma abrangente programação junto à comunidade de Ijuí. Em cinco unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e na Unidade de Reabilitação (UNIR), foram feitas orientações com entrega de folders sobre o uso racional de medicamentos com mais de 100 pacientes das salas de espera. Os temas abordados foram:

- como tomar medicamento corretamente?

- onde guardar corretamente os medicamentos?

- onde descartar medicamentos vencidos?

- quais chás interagem com medicamentos?

- em caso de dúvida buscar ajuda com farmacêutico ou médico.

O grupo promoveu também atividades educativas com grupo de idosos sobre o uso correto de medicamentos, trabalhando a promoção de saúde e esclarecendo dúvidas sobre uso, descarte e indicação terapêutica dos medicamentos. Para aumentar o alcance junto ao público, foram feitas divulgações nos meios de comunicação local, com entrevistas para o Jornal da Manhã, o Comunica e rádios Progresso e Repórter. 

Outra ideia colocada em prática pelo curso de Farmácia da Unijuí foi a instalação de pontos de coleta de medicamentos vencidos nos ônibus urbanos do município, onde 10 coletivos circularam pela cidade com caixas coletoras. Ao final da campanha, os medicamentos foram levados à secretaria Municipal de Saúde para o descarte correto.

A coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, Christiane Colet, admitiu ser gratificante ter o trabalho reconhecido, até mesmo porque a faculdade já venceu o concurso em 2017, mas o que mais deixou o pessoal feliz, em sua opinião, foi demonstrar que os serviços e ações de extensão voltadas à comunidade são necessários. “Essas ações que fazemos voltadas ao uso racional de medicamentos são fundamentais e têm que permear os cursos de Farmácia, passar pelos estágios, e é o que temos como política aqui na universidade. Nosso foco foi a participação em grupo de idosos e a conversa com eles, já que o público em processo de envelhecimento utiliza um número maior de medicamentos e possui mais riscos de efeitos colaterais, e por isso que esse projeto foi muito importante”, disse a professora, ressaltando que a partir das ações do uso racional, a universidade cogita expandir a atividade de uma disciplina e de um estágio de Farmácia no próximo semestre, para continuar o trabalho de acompanhamento com o grupo de idosos. 

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul