COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Farmácia (Bacharelado)

Unijuí vai integrar ações da Semana do Uso Racional de Medicamentos

              

Na próxima semana, de 06 a 11 de maio, a Unijuí vai integrar as atividades da Semana do Uso Racional de Medicamentos, em parceria com a prefeitura de Ijuí. Nesta edição, o tema é “Como você toma medicamentos? O uso racional é fundamental!”.

Na programação, dos dias 06 a 11, serão disponibilizados pontos de coleta de medicamentos vencidos nos ônibus coletivos urbanos. No dia 07, terça-feira, será realizada assistência farmacêutica sobre o uso racional de medicamentos nas unidades de saúde da cidade. E no dia 08, quarta-feira, atividades educativas com grupos de idosos sobre o uso correto de medicamentos e promoção da saúde.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, professora Christiane Colet, a Semana é nacional, com ações em todos o país. Além disso, o Conselho Regional de Farmácia do RS promove uma campanha, estimulando as universidades a participarem e promoverem ações nesta semana, concorrendo a uma premiação. “O objetivo é mostrar que a automedicação é perigosa e pode causar riscos para as pessoas. Este ano teremos ações voltadas principalmente ao público idoso”, observa.


Atuação do Farmacêutico na Pesquisa Clínica foi o tema da Aula Inaugural de Farmácia

O curso de Farmácia realizou, na noite desta quinta-feira, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2019. Na programação, foi realizada a palestra “Atuação do Farmacêutico na Pesquisa Clínica”.

Para iniciar a noite de atividades, a coordenadora, professora Cristiane Collet fez uma acolhida e apresentou os docentes do curso. Logo após, o Centro Acadêmico fez alguns comunicados. E, na sequência, as farmacêuticas Tatiana Cechinatto Brutti e Rafaela Barasuol Desordi, que atuam com Pesquisa Clínica no Hospital de Caridade de Ijuí.

Segundo a coordenadora do curso, o objetivo da Aula foi integrar os estudantes e professores de Farmácia e abordar novas áreas de atuação do farmacêutico.


Farmácia Escola publica E-book com o catálogo de produtos

                    

A Farmácia Escola da Unijuí lançou recentemente um E-book contendo o Catálogo de Produtos desenvolvidos no espaço. O objetivo é divulgar os cosméticos, produtos de higiene pessoal, medicamentos alopáticos, fitoterápicos e florais manipulados pelo estabelecimento manipulados por profissionais e estudantes da Universidade. Acesse o link e conheça os produtos.

A Farmácia Escola

A Farmácia Escola, criada em 2001, oportuniza aos alunos a inserção do farmacêutico nos serviços de atenção à saúde, tanto públicos quanto privados. Dentre as atividades realizadas pela Farmácia Escola está a manipulação de medicamentos e cosméticos, além da orientação para sua utilização.

Os produtos elaborados na Farmácia seguem rigorosamente suas fórmulas, propiciando total segurança aos usuários. O rígido padrão de qualidade foi atestado pela emissão do Certificado de Controle de Qualidade 2012, emitido pela Pharmacontrol, empresa responsável pela análise periódica das bases utilizadas nos cosméticos e dos medicamentos feitos na Farmácia.

Atualmente, o curso de Farmácia da Unijuí também disponibiliza na Farmácia Escola a Sala de Serviços Farmacêuticos, que presta os seguintes atendimentos: aferição de pressão, glicemia, temperatura corporal, acompanhamento farmacoterapêutico e prescrição de medicamentos isentos de prescrição e fitoterápicos.  Toda a comunidade pode utilizar o serviço, mediante agendamento.

Contato: 3332-0518 ramal 3213.


Farmácia realiza Aula Inaugural com palestra sobre “Toxicologia Ambiental e Ocupacional”

Na noite de sexta-feira, dia 03 de agosto, o curso de Farmácia da Unijuí realizou a Aula Inaugural do segundo semestre de 2018. Para marcar o início das atividades letivas, os estudantes do curso assistiram uma palestra no Centro de Eventos do Campus Ijuí. O tema em discussão foi: “Toxicologia Ambiental e Ocupacional”, realizada por Lilian Lizot farmacêutica responsável técnica pelo Laboratório de Toxicologia Forense da Feevale.

Segundo a coordenadora do curso, professora Christiane Collet, o curso procura realizar atividades semelhantes no início dos semestres para motivar os alunos e marcar o início do semestre.

 


Encontro de Estudos Farmacêuticos visa complementar a formação dos estudantes

               

Com o objetivo de apresentar, discutir e refletir sobre temas atuais e relevantes nas áreas das Ciências Farmacêuticas, o curso de Farmácia da Unijuí realiza, durante esta semana, o XVII Encontro de Estudos Farmacêuticos, no Centro de Eventos do Campus Ijuí.

Segundo a coordenadora do curso, professora Christiane Colet, um diferencial desta edição é que o tem das palestras foram escolhidos pelos estudantes, por enquete, em 2017, com temas diversos. Como a profissão é bastante ampla, hoje o farmacêutico está liberado para trabalhar em 78 áreas diferentes, por exemplo, então, esse encontro tem o objetivo de dar um enfoque em áreas com menos mercado, ou mais novas, que as vezes não são trabalhadas nas disciplinas do curso”, observa.

Também são objetivos do evento complementar a formação dos estudantes em temas específicos, envolver os estudantes na organização de eventos e integrar estudantes, profissionais e professores da área.

Programação

O evento iniciou na noite de segunda-feira, 21 de maio, com uma palestra sobre “Prescrição farmacêutica de nutracêuticos e fitoterápicos para uso na saúde estética”, com Eduardo Abreu, diretor-geral da Fitonfárma e diretor da Wathever do Clube da Serotonina. Na terça, dia 22, Rodrigo Pinto, farmacêutico do Conselho Regional de Farmácia, falou sobre “Métodos diretos e indiretos de avaliação de adesão ao tratamento”.

Já nesta quarta-feira, dia 23, o evento segue com uma mesa redonda com o tema “Insônia: como tratar e prevenir?”, com a participação de Zélia Guisleni, educadora física, que vai tratar de “métodos de relaxamento”; Izane Brandão, psicóloga, que vai falar sobre “acumpuntura” e Bruno Guidolin, médico psiquiatra que vai abordar sobre o “uso de medicamentos”. Na quinta-feira, dia 24, os estudantes do curso vão poder conferir novamente uma mesa redonda, dessa vez com a temática “possibilidade de inserção do farmacêutico em residência. Vão debater o tema, os seguintes profissionais: “oncologia”, Daniela Peccinin, farmacêutica e residente do Hospital da Cidade, em Passo Fundo; “hospitalar”, Elisa Bortolini, farmacêutica, residente do Hospital São Vicente, em Passo Fundo e “saúde da família”, com Andressa Diel, farmacêutica e residente da Unijuí/Fumssar, em Santa Rosa.

Para encerrar o evento, na noite de sexta-feira, dia 25, o Encontro vai abordar sobre “toxicologia ambiental e ocupacional”, com Lilian Lizot, farmacêutica responsável técnica pelo Laboratório de Toxicologia Forense da Feevale.

               


Universidade a serviço da comunidade: Farmácia Universitária

A Unijuí possui projetos de pesquisa e extensão que oferecem serviços à comunidade nas diferentes áreas do conhecimento. Entre esses projetos, está a Farmácia Universitária da Unijuí. Lá, estudantes, professores e estagiários desenvolvem produtos e medicamentos manipulados e realizam serviços farmacêuticos.

Dentro da Farmácia trabalham diariamente três funcionários que desenvolvem em média 250 produtos manipulados por mês, entre medicamentos alopáticos, fitoterápicos, cosméticos e florais.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Christiane De Fatima Colet, os produtos são manipulados mediante prescrição médica. “A produção das fórmulas é individualizada, de acordo com as solicitações/prescrições, uma vez que não podemos ter produtos em estoque”, comenta.

 

A Farmácia possui algumas formulações bases no seu formulário, mas cada pedido pode ser realizado de forma individualizada para atender a necessidade de cada cliente (quantidade, cor, essências). São manipulados cápsulas, loção, creme, sabonete líquido e sólido, shampoo, florais, soluções, xaropes, gel, entre outros. Com tanta diversidade, a expectativa para este ano é lançar um e-book com os produtos produzidos pela Farmácia Universitária.

Os atendimentos para serviços farmacêuticos (aferição de pressão arterial, glicemia, orientação para uso de medicamentos, prescrição de medicamentos isentos de prescrição),  são prestados por agendamento nas terças de manhã e quinta a tarde. Outras informações pelo e-mail faruniversitaria@unijui.edu.br ou pelo 3332 0518.