Curso de Farmácia vence concurso estadual sobre uso racional de medicamentos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Farmácia vence concurso estadual sobre uso racional de medicamentos

                     

O CRF/RS desenvolve anualmente concurso entre as universidades do Estado, durante a Semana do Uso Racional de Medicamentos, que ocorre de 05 a 11 de maio. O projeto tem o objetivo de envolver os cursos de Farmácia com suas comunidades, através de ações de orientação, de forma criativa, que estimulem a utilização consciente de medicamentos, a compreensão dos riscos da automedicação e destaquem a importância do farmacêutico no cuidado em saúde. 

Neste ano, a instituição vitoriosa foi a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) (o curso também venceu a edição 2017 do concurso). Com a participação de mais de 30 alunos na iniciativa, o grupo, sob a orientação da coordenadora do curso de Farmácia, Christiane Colet, realizou uma abrangente programação junto à comunidade de Ijuí. Em cinco unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e na Unidade de Reabilitação (UNIR), foram feitas orientações com entrega de folders sobre o uso racional de medicamentos com mais de 100 pacientes das salas de espera. Os temas abordados foram:

- como tomar medicamento corretamente?

- onde guardar corretamente os medicamentos?

- onde descartar medicamentos vencidos?

- quais chás interagem com medicamentos?

- em caso de dúvida buscar ajuda com farmacêutico ou médico.

O grupo promoveu também atividades educativas com grupo de idosos sobre o uso correto de medicamentos, trabalhando a promoção de saúde e esclarecendo dúvidas sobre uso, descarte e indicação terapêutica dos medicamentos. Para aumentar o alcance junto ao público, foram feitas divulgações nos meios de comunicação local, com entrevistas para o Jornal da Manhã, o Comunica e rádios Progresso e Repórter. 

Outra ideia colocada em prática pelo curso de Farmácia da Unijuí foi a instalação de pontos de coleta de medicamentos vencidos nos ônibus urbanos do município, onde 10 coletivos circularam pela cidade com caixas coletoras. Ao final da campanha, os medicamentos foram levados à secretaria Municipal de Saúde para o descarte correto.

A coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, Christiane Colet, admitiu ser gratificante ter o trabalho reconhecido, até mesmo porque a faculdade já venceu o concurso em 2017, mas o que mais deixou o pessoal feliz, em sua opinião, foi demonstrar que os serviços e ações de extensão voltadas à comunidade são necessários. “Essas ações que fazemos voltadas ao uso racional de medicamentos são fundamentais e têm que permear os cursos de Farmácia, passar pelos estágios, e é o que temos como política aqui na universidade. Nosso foco foi a participação em grupo de idosos e a conversa com eles, já que o público em processo de envelhecimento utiliza um número maior de medicamentos e possui mais riscos de efeitos colaterais, e por isso que esse projeto foi muito importante”, disse a professora, ressaltando que a partir das ações do uso racional, a universidade cogita expandir a atividade de uma disciplina e de um estágio de Farmácia no próximo semestre, para continuar o trabalho de acompanhamento com o grupo de idosos. 

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.