Pacientes com artrite reumatoide são focos de pesquisa no curso de Farmácia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pacientes com artrite reumatoide são focos de pesquisa no curso de Farmácia

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da recém-formada no curso de Farmácia da Unijuí, Emelli Hermann, partiu da sua identificação com a área de análises clínicas, durante sua experiência como estagiária no Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) e como bolsista de Iniciação Científica. A pesquisa foi intitulada “Avaliação de biomarcadores de estresse oxidativo de pacientes em início de tratamento para artrite reumatoide” e orientada pela professora Christiane de Fátima Colet.

“Neste período como bolsista, percebi que, dentre as áreas que o farmacêutico pode atuar, me identificava mais com análises clínicas. Que tinha mais proximidade com a pesquisa de  bancada (laboratório). E a temática do meu TCC complementava essas duas coisas. Essa também foi uma proposta feita pela minha orientadora, professora Christiane de Fátima Colet, a qual me incentivou durante toda a pesquisa”, explicou Emelli.

O trabalho teve como objetivo avaliar os biomarcadores de estresse oxidativo de pacientes com Artrite Reumatoide (AR) em início de tratamento e comparar os resultados com grupo controle. Tratou-se de uma pesquisa observacional, transversal, com abordagem quantitativa e analítica. Para a realização do estudo, além das pesquisas bibliográficas, foi realizado um questionário com questões para avaliação das informações sociodemográficas e antropométricas, bem como, relacionadas ao comportamento e ao estado de saúde do paciente, através de coletas de amostras biológicas, como sangue, para a avaliação dos níveis de estresse oxidativo, além de programas estatísticos.

Segundo Emelli, este é um assunto atual e há poucos trabalhos publicados, principalmente incluindo dados de pacientes brasileiros. “A AR apresenta causas desconhecidas. Além de contribuir com as condutas clínicas e terapêuticas desta população, na avaliação da atividade da doença e no diagnóstico precoce, o estudo também pode colaborar com a diminuição das taxas de morbimortalidade desta doença e dos custos significativos que ela traz aos sistemas de saúde e assistência social”, ressaltou a acadêmica. 

A jovem tem planos de, futuramente, ingressar no curso de mestrado. “A graduação em Farmácia da Unijuí abre várias portas. No momento, escolhi trabalhar em uma farmácia comercial e iniciar uma pós-graduação em Farmácia Clínica. Mas, como a pesquisa científica sempre fez parte da minha graduação, também pretendo, futuramente, ingressar no mestrado”, finalizou.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.