TCC investiga o uso de óleos essenciais como potencializadores da perda de peso - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

TCC investiga o uso de óleos essenciais como potencializadores da perda de peso

Óleos essenciais são substâncias naturais, puras e líquidas, que podem ser extraídas de flores, folhas, raízes, sementes e outras partes das plantas. Eles possuem diversos benefícios para a saúde, como alívio nos sintomas de doenças e fortalecimento das defesas do corpo, potencializando a perda de peso.

A fim de avaliar a eficácia terapêutica de dois óleos essenciais, extraídos da hortelã-pimenta e da alfazema, para a perda de peso e tratamento da compulsão alimentar, a acadêmica de Farmácia da Unijuí, Isadora Hagemann Brust, elaborou sua monografia sobre os “Efeitos terapêuticos do uso inalatório dos óleos essenciais da Lavandula angustufolia mill e de Mentha x piperita L. no tratamento auxiliar de perda de peso”.

De acordo com a acadêmica, a proposta inicial era encontrar uma alternativa natural para o tratamento auxiliar da perda de peso. “A ansiedade é um problema de saúde pública no Brasil. Esse transtorno desencadeia diversas consequências, como a obesidade, que é fruto da compulsão alimentar”, explica. 

Para realizar a pesquisa, Isadora, juntamente com sua professora orientadora Christiane Colet, escolheu os óleos essenciais que possuíam princípios ativos já estudados e que são frequentemente utilizados para a prevenção e tratamento das doenças. “Porém, outro problema surgiu quando percebemos que por serem mais naturais, os óleos essenciais acabam sendo consumidos de forma exagerada e sem acompanhamento profissional. As pessoas acreditam que não terão efeito colateral. Portanto, buscamos uma solução natural e segura, avaliando as voluntárias que se disponibilizaram a participar o estudo”, relata.

A partir do retorno obtido pelas participantes, a pesquisa permitiu concluir que os óleos das duas plantas colaboram para auxiliar na perda de peso, por meio da amenização dos sintomas da ansiedade. “Obtivemos boas perspectivas, que mostraram que os óleos essenciais agem no nosso organismo e diminuem a ansiedade, segundo as voluntárias”, comenta.

Apesar disso, Isadora afirma que é necessário ter pés no chão, pois, apesar de os resultados comprovarem a tese apresentada, ainda são necessários mais estudos para validar a pesquisa. “Ainda são necessárias mais pesquisas e análises para a confiabilidade dos dados de comprovação dos efeitos terapêuticos dos óleos essenciais de Lavandula angustifolia Mill e Mentha x piperita L. no tratamento auxiliar da perda de peso”, afirma.

Segundo a acadêmica, o próximo passo é aplicar seus conhecimentos junto à pesquisa científica. “Desde que escolhi o curso de Farmácia, tinha como perspectiva a pesquisa científica, e a partir do Trabalho de Conclusão de Curso vejo que vou seguir nesse caminho”, afirma.

Apesar de encerrar o ciclo, Isadora está muito grata por ter finalizado essa etapa de sua vida, pois sabe que cresceu muito como pessoa durante sua graduação. “Carrego comigo todos os conhecimentos passados pelos professores que se dedicaram e, de alguma forma, marcaram e influenciaram minha trajetória acadêmica”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.