Dia D da Sáude: Fisioterapia realizou atividades no Centro Social Urbano - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Dia D da Sáude: Fisioterapia realizou atividades no Centro Social Urbano

Com verificação de pressão arterial, avaliação de estado nutricional, oficina de cuidado com a saúde, entre outras atividades, o curso de Fisioterapia da Unijuí realizou, nesta terça-feira, o Dia D da Saúde, com a comunidade que é atendida na Unidade Básica de Saúde no Centro Social Urbano, que engloba moradores de diversos bairros de Ijuí.

                  

Na programação, a proposta foi realizar ações de promoção à saúde, em atividade da disciplina Fisioterapia em Saúde Coletiva, atendendo quatro grupos: crianças, mulheres, homens e idosos. “A prática nos traz uma visão mais ampla da realidade. Podemos perceber o quanto a comunidade é carente desses atendimentos, de quanto necessita de informações que hoje, em uma conversa informal, podemos sanar algumas dúvidas dos pacientes”, observa a estudante do curso Bruna Felipin.

De acordo com a professora Evelise Berlezi, que ministra a disciplina, a ação conjunta com a Unidade Básica de Saúde funcionou muito bem, com grande adesão da comunidade. “A prática de extensão cria um espaço de ensino-aprendizagem muito importante e uma grande fonte de aprendizagem”, avalia a professora Evelise Berlezi.

Esta troca também enriquece o dia a dia das agentes comunitárias de saúde. “Quando os cursos vêm para dentro do território da saúde básica, consegue-se complementar o trabalho preventivo de saúde. Isso agrega muito para a comunidade e todos ganham com isso”, salienta Adriana da Silva, agente comunitária de Saúde.

A prova disto é a satisfação da comunidade que participou das atividades, que se engajaram nas ações de promoção à saúde. “Muitas pessoas não dão importância para a saúde, mas é importante que a gente se cuide, viver bem com saúde, por isso achei muito boa as atividades da Unijuí com a nossa comunidade”, observa Íria Makoski de Almeida, moradora do bairro Morada do Sol e voluntária na Associação de Saúde Mental de Ijuí (ASSAMI).

 

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.