Estágios Supervisionados para a qualificação e prática de estudantes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estágios Supervisionados para a qualificação e prática de estudantes

Além das atividades teóricas e das práticas em laboratórios, as graduações da área da saúde na Unijuí englobam, também, a prática dentro da comunidade. Os estágios supervisionados, por exemplo, se caracterizam como um momento de sistematizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aplicar em situações reais da profissão.

“Essa experiência insere o estudante na vida profissional, faz a lapidação dele. Além das atividades práticas desenvolvidas, há muita discussão clínica, estudos de casos, vivência e compreensão do sistema de saúde”, observa o professor Márcio Strassburger, chefe do Departamento de Ciências da Vida.

No departamento, todos os cursos possuem estágios supervisionados, seja direta, indireta ou a orientação de estágio. Para a área da saúde, eles são obrigatórios e na maioria das vezes têm carga horária mínima exigida. Segundo Márcio, essas atividades são importantes para a qualificação da formação, aquisição de experiências, além de contribuir com a qualidade dos serviços de saúde.

Um desses estágio está em desenvolvimento pelo Curso de Fisioterapia, por exemplo. Desde fevereiro, estudantes realizam atividades na Estratégia de Saúde Familiar do Meio Rural, na Disciplina de Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Saúde Coletiva I.

Este campo de estágio está voltado para atuação do fisioterapeuta na Saúde Pública, proporcionando ao estudante a vivência da assistência integral na atenção básica. De acordo com a professora Magliani Reis Fiorin, os estudantes podem desenvolver a prática de forma interdisciplinar.

 “O estágio propicia a experiência de atuação em uma equipe multidisciplinar de forma interdisciplinar, buscando uma maior resolutividade para cada caso. Nesta área são atendidos todos os moradores do meio rural, de idades variadas, apresentando diferentes patologias”, comenta.

O grupo realiza diferentes atividades voltadas para a promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças, através de orientações em sala de espera, visitas domiciliares, grupo de atividade orientada e atendimento ambulatorial. Os dias de atendimentos estão concentrados nas terças e quintas-feiras das 8h às 11h.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.