Curso de Fisioterapia celebrou 20 anos de história em evento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Fisioterapia celebrou 20 anos de história em evento

                

A Unijuí, acreditando no potencial da formação para a área da saúde, iniciou, em 1998, uma proposta para oferta do Curso de Fisioterapia. Um grupo de fisioterapeutas, com esforço, dedicação e perseverança, elaborou e concretizou o projeto pedagógico que levou à implementação da primeira turma do curso de Fisioterapia na Unijuí, no ano de 1999. Um evento especial marcou esta data, na tarde desta quinta-feira, 28, no Salão de Atos do Campus Ijuí.

Na programação, música com um grupo formado por Vânia Diel, Joaquim Gatto e Donato Dreher e dança com os alunos da APAE. A tarde também contou com a palestra “O Desafio de Superar Limites”, com o menino Tiago Linck. Tiago é de Tiradentes do Sul, e, nascido com uma síndrome, não possui membros. É um menino que gosta de brincar com a irmã, vai à escola e gosta de esportes. É alegre e gosta de dividir esta alegria com todos a sua volta, aprendeu desde muito cedo que é preciso superar as dificuldades para seguir em frente e divide esta experiência com o público em palestras.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Simone Zeni Strassburguer, observou que um dos maiores orgulhos do curso é a implantação da UNIR, que presta atendimento de reabilitação física à população regional pelo Sistema Único de Saúde, atendendo, desde 2011, mais de 3 mil pessoas. Esta história precisa ser comemorada, pois foram muitas conquistas do curso e da área da saúde ao longo desses anos”, avalia.

O evento foi uma realização do curso de Fisioterapia da Unijuí e contou com o apoio do Programa Sinergia, Departamento de Ciências da Vida, Unidade de Reabilitação Física de Ijuí (UNIR), Diretório Acadêmico do curso de Fisioterapia vinculado ao Diretório Central dos Estudantes, e as empresas: Ortomobil, Ortopedia Canadense e Simony Malhas. Durante o evento também foi apresentado um selo em comemoração aos 20 anos do curso. Além disso, a celebração marcou a aula inaugural do primeiro semestre de 2019.

Sobre o curso e sua história

Desde a criação, muitas foram as conquistas realizadas pelo curso de Fisioterapia, como as parcerias estabelecidas com as secretarias de saúde e educação do município, com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com os hospitais de Caridade e Bom Pastor, entidades como Apae e Sabeve e, sobretudo, no ano de 2011, a criação da Unidade de Reabilitação Física de Ijuí – a UNIR. Em todos esses espaços, o curso de Fisioterapia tem inserção e estabelece uma relação de ensino e atendimento à comunidade.

Nesses 20 anos, passaram pelo curso 27 turmas de formandos, totalizando 472 fisioterapeutas qualificados para atender a comunidade de Ijuí e Região. E é por isso que com muito carinho, a coordenação do curso, juntamente dos demais professores, alunos e egressos, prepararam uma programação intensa ao longo deste ano, que visa comemorar os 20 anos da Fisioterapia na Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.