Curso de Fisioterapia celebra 20 anos de história - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Fisioterapia celebra 20 anos de história

                  

O Curso de Fisioterapia da Unijuí está completando 20 anos em 2019. E, para marcar a data, diversas atividades foram programadas e estão sendo desenvolvidas.

Nesta quarta-feira, dia 15 de maio, foi realizado, dentro da programação da Jornada de Fisioterapia no 6º Congresso Internacional em Saúde, um jantar no restaurante Confraria, com a participação de estudantes, egressos, funcionários e professores do curso, além da participação da Reitoria. Na oportunidade foi realizada uma celebração por quem fez e faz a história do curso. A coordenação também preparou um vídeo especial para o momento, retratando a trajetória do curso. Durante o evento, a próxima turma de formandos anunciou a escolha de paraninfo, patronesse, amigos da turma e funcionários homenageados. 

As atividades iniciaram em março, com o lançamento de um selo comemorativo e uma palestra com o menino Tiago Linck, intitulada “Superando Limites”. Também está na programação o “Integrafisio”, que é um momento de integração dos estudantes e professores, que, nesse ano, completa 15 edições e acontecerá em novembro.

A história do curso

A Unijuí, acreditando no potencial da formação para área da saúde, iniciou, em 1998, uma proposta de oferta do Curso de Fisioterapia. Um grupo de fisioterapeutas, com esforço, dedicação e perseverança, elaborou e concretizou o projeto pedagógico que levou a implementação da primeira turma na Unijuí, em 1999. De lá para cá muitas foram as conquistas, entre elas as parcerias estabelecidas com as secretarias de saúde e educação do município, com a 17ª coordenadoria regional de saúde, com os hospitais de Caridade e Bom Pastor, entidades como Apae e Sabeve e, sobretudo, no ano de 2011, a criação da Unidade de Reabilitação Física de Ijuí, a UNIR. Em todos esses espaços, o curso de Fisioterapia tem inserção e estabelece uma relação de ensino e atendimento à comunidade.

“Nas duas décadas de atividades construímos junto a essa Universidade e a comunidade regional, uma bonita história. Sustentado nos propósitos desta Universidade, que se caracteriza por uma universidade comunitária, comprometida com o desenvolvimento regional e com o apoio das diversas instituições de saúde do município, foi e é possível qualificar a cada ano a formação do profissional fisioterapeuta na Unijuí”, observa a coordenadora do curso, a professora Simone Zeni Strassburguer.

A constante preocupação do corpo docente com a formação ética e qualificada sempre foi o alicerce para a busca de um currículo acadêmico atualizado e voltado à evolução da própria Fisioterapia como profissão, que em 2019 completa 50 anos de regulamentação. “Hoje somos Conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o ENADE. Temos projetos de pesquisas nas áreas de gerontologia, pediatria e reabilitação cardiopulmonar e projetos de extensão de atenção à saúde da pessoa com deficiência e educação em saúde. Nesses 20 anos, passaram pela infraestrutura da universidade 27 turmas de formandos, totalizando 472 fisioterapeutas qualificados para atender a comunidade de Ijuí e Região”, complementa a professora.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.