Protocolo a pacientes com lesão medular é trabalhado em TCC da Fisioterapia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Protocolo a pacientes com lesão medular é trabalhado em TCC da Fisioterapia

A paixão pelo atendimento a pacientes com lesão medular, reconhecida no último ano do curso de Fisioterapia da Unijuí, durante os estágios, levou a acadêmica Thainara Chaves de Matos a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área. “Dentro da vivência acadêmica, fomos expostos a diversas áreas de atuação da Fisioterapia, que despertaram interesse e afinidade. E foi justamente no último ano da graduação que descobri minha paixão por esta temática”, contou a jovem, que desenvolveu o TCC com o título “Avaliação da independência funcional em lesados medulares após intervenção da Terapia Restaurativa Baseada em Atividade (TBA)”.

De acordo com Thainara, o projeto visou o desenvolvimento de um protocolo de tratamento que tivesse como foco o restabelecimento das funções motoras de lesados medulares em um curto espaço de tempo. A aplicação do protocolo mostrou aprimorar o processo de reeducação funcional e a aquisição de habilidades motoras, proporcionando ao indivíduo uma maior autonomia e independência, além de demonstrar ser uma possibilidade de instrumento terapêutico para intensificar a evolução motora após uma lesão medular. “Esse protocolo contribuiu para melhora da capacidade física, aumento de força de membros superiores, velocidade da marcha e controle tóraco-lombar, proporcionando maior independência funcional na realização das atividades de vida diária dos pacientes que participaram do estudo”, destacou a jovem.

Após a conclusão da graduação, Thainara pretende seguir com os estudos: quer realizar cursos de aperfeiçoamento na área de Fisioterapia, além de uma pós-graduação.

Para quem deseja cursar Fisioterapia, estão abertas as inscrições para o Vestibular Contínuo, até o dia 26 de fevereiro. Neste link, é possível ter acesso a informações sobre o processo seletivo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.