Inscrições abertas para a Jornada de Estudos em Fisioterapia, que será realizada em junho - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Inscrições abertas para a Jornada de Estudos em Fisioterapia, que será realizada em junho

A XVIII Jornada de Estudos em Fisioterapia (Joesfi) está com as inscrições abertas. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/eventos. O evento ocorre no formato híbrido, nos dias 7 e 8 de junho, com programação presencial às tardes e online à noite.

O objetivo da programação é proporcionar discussões sobre a fisioterapia nas diferentes áreas de atuação do profissional. A Jornada permite também que estudantes e profissionais da saúde possam compartilhar conhecimentos, resultando na otimização das condições de saúde das pessoas nas diferentes atividades realizadas pelos fisioterapeutas.

A Joesfi inicia-se na terça-feira, dia 7, às 13h40, no Centro de Eventos, com o momento cultural protagonizado pela Orquestra Estudantil do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, regida pelo professor Oséias de Souza Machado. Às 14h, ocorre a abertura oficial do evento, com a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unijuí, professora Simone Zeni Strassburger; a vice-reitora de Graduação na Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; e a coordenadora do evento, professora Eliane Roseli Winkelmann.

Às 14h15, a professora doutora Isabella Martins de Albuquerque realiza a palestra “Síndrome pós-covid”, que dá início à mesa redonda sobre "Síndrome pós-covid-19: evidências e reabilitação". Após a fala, às 14h45 a fisioterapeuta Juliana Alves Souza discorre sobre “Avaliação funcional na Síndrome pós-covid-19”. Dando continuidade à Josefi, às 15h05, o fonoaudiólogo Ronan Mattos Mezzalira conta um pouco acerca da “Avaliação fonoaudiologia na síndrome pós-covid-19”. 

Em seguida, ocorrerá a palestra “Evidências na reabilitação do paciente com síndrome pós-covid-19”, com Tamires Daros dos Santos, iniciando às 15h25 e finalizando essa etapa de mesa redonda. 

Às 16h15, após o intervalo, inicia-se a mesa redonda acerca de Alterações Bucomaxilofaciais: clínica e reabilitação. A primeira pauta contará com o debate “Fisioterapia aplicada à Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais”, que será realizada pela fisioterapeuta Priscila Prestes Mokan e o dentista Rafael Maia. Na sequência, segue a fisioterapeuta Cleide Dejaira Martins Vieira, falando sobre “Alterações posturais nas disfunções articulação temporomandibular (ATM)”. 

Às 19h30, iniciam as atividades de forma online, começando pela palestra “Fisioterapia na Tendinopatia”, com Silviane Vezzani. Na sequência, Rogério Souza palestra em relação à “Avaliação do paciente neurológico - Implicações para a prática clínica”, a partir das 20h10. Às 21h, acontece o bate-papo sobre “Treinamento do Assoalho Pélvico: passado, presente e futuro”, com Gustavo La Torre. A última fala da noite é por conta de Daniel Alveno, sobre “Fisioterapia em cuidados paliativos”. 

Na tarde de quarta-feira, dia 8, o momento cultural será uma apresentação musical do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap). O primeiro tema abordado será “Paralisia Cerebral: uma visão geral do manejo clínico”, iniciando às 14h, com o médico neuropediatra Guilherme André Henz. Em seguida, a fisioterapeuta Joseane Casali Baiotto discorre sobre “Neuromodulação e a prática clínica”.

O debate seguinte será “A Fisioterapia e o parto”, com a fisioterapeuta Maira Giaretta, que começa às 16h15. Na sequência, às 16h40, o médico Marcelo Mânica Garzella fala sobre “Artrose quadril e joelho: clínica e tratamento”, encerrando os debates presenciais da Jornada.

Às 19h30, reiniciando as palestras virtuais, o fisioterapeuta George Jerre Vieira Sarmento dialoga sobre “Ventilação mecânica invasiva no paciente neurológico”. A seguir, Débora Schmidt fala sobre “Ventilação mecânica não invasiva na unidade de terapia intensiva”.

“Fisioterapia em tecidos cicatriciais na cirurgia plástica” será o penúltimo bate-papo da noite e terá como responsável a fisioterapeuta Tatiana Carrer. Por último, o fisioterapeuta Felipe Duarte fala sobre “Uso de palmilhas ortopédicas como recurso terapêutico”, encerrando a XVIII Jornada. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.