Jornada de Fisioterapia fecha com a participação de quase 20 palestrantes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Jornada de Fisioterapia fecha com a participação de quase 20 palestrantes

Evento contou com a participação de egressas

O curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu, nos dias 7 e 8 de junho, a Jornada de Estudos em Fisioterapia (Joesfi), no campus de Ijuí. Esta foi a 18ª edição do evento, realizado anualmente pelo curso. Nos anos em que a Universidade promove o Congresso Internacional em Saúde, a Jornada está vinculada à sua programação, sendo que nos demais anos ocorre individualmente. No ano passado, ocorreu de forma online, junto ao Congresso Internacional, e neste ano, pela primeira vez, foi realizado de forma híbrida: tarde e noite com atividades presenciais, no Centro de Eventos, e à noite no formato virtual, com transmissão pelo canal da Instituição no Youtube.

Durante a tarde de terça e quarta-feira, foram realizados momentos culturais com a participação dos jovens integrantes da Orquestra Estudantil do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA/Fidene), com o regente professor Oséias de Souza Machado, e apresentação do Musical CEAP, com o regente professor Adriano Kronbauer.  Diversas palestras e mesas redondas aconteceram nestes dois dias, com temas que trabalharam a síndrome pós-covid; alterações bucomaxilofaciais; fisioterapia nas tendinopatias; avaliação do paciente neurológico e suas implicações para a prática clínica; treinamento do assoalho pélvico; fisioterapia em cuidados paliativos; paralisia cerebral em uma visão geral e manejo clínico; neuromodulação e a prática clínica;  a fisioterapia e o parto; e o uso de palmilhas ortopédicas como recurso terapêutico.  

Um total de 18 profissionais, de Ijuí, região e de vários estados do Brasil, participaram como palestrantes. Segundo a coordenadora do evento, professora doutora Eliane Roseli Winkelmann, o evento também se destacou pela participação de várias egressas do curso de Fisioterapia como palestrantes, a exemplo de Priscila Mokan, Joseane Casalini Baiotto e Maira Giaretta; e de mestrandas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde como palestrantes e moderadoras, incluindo Cleide D.M Vieria e Gabriela Breuning, esta também egressa do curso de Fisioterapia da Unijuí.

“O formato do evento foi muito positivo e conseguiu atender às expectativas de vários públicos, ampliando a participação tanto de palestrantes como de participantes. A forma presencial foi mantida e garantiu a continuidade de atividades que não são possíveis de forma virtual, como a participação no momento cultural de crianças e jovens, a integração dos participantes e a discussão de temáticas na área da fisioterapia com profissionais convidados, residentes em Ijuí e na região”, destacou a professora, lembrando que o formato virtual, com transmissão pelo Youtube, garantiu a participação de palestrantes de outros estados do Brasil, que não conseguiriam estar participando se fosse de forma presencial.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.