Estudantes de Matemática são selecionadas para o Programa de Verão em renomado Instituto brasileiro - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Matemática são selecionadas para o Programa de Verão em renomado Instituto brasileiro

              

As estudantes do curso de Matemática da Unijuí, Caroline dos Santos e Edwarda Schünemann, foram selecionadas para o Programa de Verão do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Rio de Janeiro. Durante o período do Curso de Verão, o IMPA abre as portas para alunos e pesquisadores de outras instituições. São cursos, minicursos e seminários gratuitos que vão acontecer de 06 de janeiro a 28 de fevereiro de 2020.

Todo ano o IMPA abre as portas para receber jovens matemáticos e estudantes de todo o país e do mundo para dois meses de imersão com renomados pesquisadores. A programação é gratuita e, além disso, para custear as despesas locais, o IMPA concede mais de uma centena de bolsas para quem mora fora do Estado, e as duas estudantes foram contempladas com essas bolsas.

A programação é extensa, com atividades ministradas por pesquisadores do IMPA e por professores de instituições estrangeiras, como Princeton, Cambridge, Paris XIII e Toronto, e outras instituições brasileiras, como a UFF (Universidade Federal Fluminense), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UFBA (Universidade Federal da Bahia), UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). 

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é uma unidade de ensino e pesquisa qualificada como Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação (MEC). Criado em 15 de outubro de 1952, o IMPA foi a primeira unidade de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), agência federal de fomento fundada apenas um ano antes. Atualmente, é uma das instituições mais respeitadas da ciência brasileira e um dos centros mais reconhecidos de Pesquisa Matemática no mundo. Desde seu início, teve por missão o estímulo à pesquisa científica, a formação de novos pesquisadores e a difusão e aprimoramento da cultura Matemática no Brasil. Essas atividades, vinculadas entre si, visam promover o conhecimento da Matemática, fundamental ao desenvolvimento das ciências e da tecnologia em geral, por sua vez essencial para o progresso econômico e social do país.

Em 2018, IMPA e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) lideraram a candidatura bem-sucedida do Brasil a integrar o grupo de elite (Grupo 5) da União Matemática Internacional, juntamente com as dez nações mais avançadas do mundo na área.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.