Feira Estadual de Matemática possibilitou apresentação de trabalhos e troca de experiências de ensino durante a pandemia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Feira Estadual de Matemática possibilitou apresentação de trabalhos e troca de experiências de ensino durante a pandemia

            

Nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de outubro, a Unijuí realizou a I Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul.  Em razão da pandemia de covid-19, foi realizada de forma online, no canal do Youtube da Unijuí, também com interações pelo Google Meet, com a participação de alunos e professores de escolas das redes pública e privada do Estado. Foram apresentados cerca de 30 trabalhos, da educação infantil ao ensino médio, além de uma Mostra de Boas Práticas no Ensino de Matemática e a Mostra Nacional de Trabalhos de Feira de Matemática.

O evento foi organizado por um grupo de professores e bolsistas da área, juntamente com parceiros do Estado do Rio Grande do Sul, visando a sistematização dos projetos realizados por alunos, professores e comunidade em conceitos matemáticos nos espaços educativos. O evento integrou a programação do Salão do Conhecimento 2020.

Para o estudante Thierry Weissheimer Monteiro, de Panambi, aluno participante, foi uma experiência significativa: "adorei a experiência de apresentar o trabalho de forma online, porque foi possível ter um retorno dos professores, questionamentos, e, ao mesmo tempo, tive a oportunidade de ver os trabalhos de todos os outros expositores da Feira, sem me preocupar com questões como tempo, viagem e transporte que aconteceriam se o evento não fosse online”, avalia. 

Segundo o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade (DCEEng), professor Peterson Cleiton Avi o objetivo, neste ano de pandemia e aulas remotas, foi ser referência no ensino de matemática, compartilhando e mostrando boas práticas no ensino de matemática, além da produção de trabalhos de alunos. “As Feiras de Matemática deixam um legado na vida daqueles que participam. Neste ano nos desafiamos a organizar este evento em um formato completamente novo. Procuramos dar protagonismo aos professores e alunos das escolas”, salienta

 

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, participou da atividade final do evento, realizada na tarde desta quinta-feira, e observou que a Feira de Matemática está consolidada na região Noroeste, agora expandindo para todo o Estado a partir da experiência deste ano. “Parabenizo a organização do evento e qualidade dos trabalhos apresentados no evento, mostrando que a Feira cumpre um papel importante”, complementou.

Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, a Feira, que chega ao seu quarto ano, agora de forma ampliada e estadual, mobiliza estudantes e professores e está agregando cada vez mais instituições parceiras. “Ano que vem esperamos novamente uma grande Feira envolvendo pessoas de todas as regiões do Estado”, observou.

Confira as atividades da Feira na íntegra:

Dia 1, quarta-feira, 21 de outubro

            

            

Dia 2, quinta-feira, 22 de outubro

           

           

O evento teve o apoio do Sicredi das Culturas.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.