Pets e chocolate não combinam - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pets e chocolate não combinam

O Chocolate é sempre uma tentação, mas na Páscoa resistir a essas delícias é ainda mais difícil. A casa fica cheia de doces e, muitas vezes, compartilhamos essas delícias com os amigos, filhos e também com os pets.

E isso não é uma boa ideia. Ao contrário do que se pensa, os cachorros podem sofrer sérias complicações ao ingerirem chocolate, pois o alimento é produzido com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau (Theobroma cacao) e possui em sua composição “ingredientes” que, no organismo de humanos e animais, são metabolizados de forma diferenciada.

Na composição do chocolate existem, entre outras coisas, as metilxantinas, maiores responsáveis pela intoxicação nos cães, e a teobromina que também é tóxica. Quanto mais escuro for o chocolate (chocolate amargo, por exemplo), mais teobromina ele possui e, portanto, maior é o risco de intoxicação.

De acordo com a professora do Curso de Medicina Veterinária da Unijuí e Diretora da Clínica do Hospital Veterinário da Unijuí, Cristiane Teichmann, a teobromina pode permanecer no organismo dos animais por até seis dias. Por esse motivo, as quantidades tóxicas não precisam ser ingeridas de uma só vez.

Os cães e gatos intoxicados pelo chocolate apresentam alguns sinais que são bem fáceis de identificar como convulsões, tremores e diarreia. Confira detalhes sobre os sintomas:


Para Cristiane, este tipo de intoxicação é uma emergência médica e a intervenção do médico veterinário é necessária. “O tratamento é difícil e objetiva a estabilização das funções vitais do organismo, de acordo com sintomatologia apresentada pelo animal, pois não existe antídoto para a intoxicação”, comenta a professora.

As consequências da ingestão de chocolate podem ser um pouco mais sérias.  Quando o tratamento é iniciado em cães e gatos que possuem complicações cardíacas ou episódios convulsivos, a taxa de mortalidade é bastante elevada. A morte na sequência da ingestão de doses fatais ocorre geralmente 24 horas após a ingestão. Animais que sobrevivem, na maioria das vezes, demoram três dias para se recuperar totalmente.

Nesta Páscoa, mesmo com tanto chocolate pela casa, resista à tentação de "dar só um pedacinho" e mantenha o chocolate fora do alcance dos seus animais. Caso ocorra algum incidente entre pets e chocolates, o Hospital Veterinário da Unijuí estrará com atendimento na segunda-feira, a partir das 8h. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.