Hospital Veterinário promoveu a palestra “Câncer em cães: Aspectos Epidemiológicos em 50 anos de diagnósticos” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Hospital Veterinário promoveu a palestra “Câncer em cães: Aspectos Epidemiológicos em 50 anos de diagnósticos”

              

O Centro de Eventos da Unijuí recebeu, nesta terça-feira, 18, a palestra “Câncer em cães: Aspectos Epidemiológicos em 50 anos de diagnósticos”, ministrada pela Drª Mariana Martins Flores.

Uma realização do Hospital Veterinário da Unijuí, Unijuí e Agener União Saúde Animal, a palestra tratou sobre aspectos epidemiológicos do câncer. A palestrante compartilhou com o público sobre a sua pesquisa de doutoramento, que tratou sobre os 50 anos de diagnósticos do câncer em cães, realizada na State University, na Louisiana, Estados Unidos. “Foram quatro anos de pesquisas em bases de dados. Analisei laudos antigos, de 1964 até 2013. Um dos principais resultados da pesquisa foi perceber que o câncer realmente está se tornando mais comum em cães”, observa.

Mariana também observa sobre a importância de tratar o tema, que é atual. “Viso conscientizar os alunos para a prevenção de câncer em cães. Por exemplo, o mamário: é possível prevenir 100% desse tipo de câncer se os animais forem castrados precocemente. Conhecê-los pode facilitar o diagnóstico de doenças neoplásicas na clínica e contribuir para estudos que permitam determinar a causa de alguns tumores: quão comum é o câncer em cães da região? O câncer está se tornando mais comum? Quais os cânceres mais comuns em cães? Quais as raças, idades e gênero mais afetados?", complementa.

A palestrante possui Graduação (2011) em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado (2013) e doutorado (2016) em Medicina Veterinária com ênfase em Patologia Veterinária pela UFSM. Realizou parte do doutorado na Louisiana State University, Baton Rouge, Louisiana, Estados Unidos (2015). Atualmente, é professora adjunta lotada no Departamento de Patologia Veterinária da UFSM. Ministra aulas em disciplinas de graduação e pós-graduação do curso de Medicina Veterinária. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) (conceito CAPES 7) desde 2017.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.