Unijuí busca apoios para a ampliação do Hospital Veterinário - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí busca apoios para a ampliação do Hospital Veterinário

             

Com o objetivo de realizar a ampliação do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal (Hospital Veterinário) e passar a atender demandas relacionadas a animais de grande porte, principalmente da bovinocultura e equideocultura na região, a Unijuí está buscando apoio de parlamentares e lideranças. O projeto visa a construção de um centro Clínico e Cirúrgico de Grandes Animais e um Laboratório de Virologia e Análise de Alimentos de Origem Animal, que dará suporte a Frigoríficos e Agroindústrias da Região, além do diagnóstico de doenças infecciosas.

A construção contemplará espaço para atendimento clínico e internação, o centro cirúrgico, além de duas salas de aula/cursos. “Parte da região que trabalha com a bovinocultura de leite e corte, além da suinocultura e das agroindústrias familiares, que produzem alimentos, poderão fazer a análise na Unijuí e posteriormente a distribuição de uma forma certificada. Além disso, o Laboratório servirá também para o diagnóstico de doenças infecciosas que afetam a produtividade e a reprodução”, observa o professor Fernando Ferreira da Cruz, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade.

Para além de qualificar o atendimento aos produtores da região, esta ampliação vai permitir campo de ensino para os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unijuí. “Teremos toda a infraestrutura para a formação de profissionais que que querem trabalhar com animais de grande porte”, complementa o professor.

Apoios na Câmara de Vereadores de Ijuí e em Brasília

Com o objetivo de concretizar esta ampliação, o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, professor Fernando Silvério Ferreira da Cruz, esteve anteriormente em Brasília (24/09), conversando com assessores e deputados federais, buscando apoio da Bancada Gaúcha para a ampliação e modernização do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal.  A indicação do projeto para uma emenda de bancada foi efetuada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que fez o convite ao professor para apresentar a proposta aos parlamentares, a fim de buscar recursos via bancada, que são da ordem de R$ 2,5 milhões para a efetivação do Projeto. “As conversas foram produtivas, contando com o apoio dos deputados para a viabilização da proposta, devido a importância da mesma para a Região Noroeste, uma vez que fortalece o vínculo da Unijuí com a comunidade rural”, salienta Fernando.

Deputados Federais contatados: Elvino Bohn Gass, Covatti Filho , Jerônimo Goergen, Giovani Cherini, Pompeo de Mattos, Darcísio Perondi, Pedro Westphalen, Liziane Bayer, além dos senadores Paulo Paim e Luis Carlos Heinze.

Além disso, no sábado (28 de setembro), a Reitora da Unijuí, Profa. Cátia Maria Nehring e o Prof. Fernando S. F. da Cruz, apresentaram a proposta e a solicitação de apoio para a deputada Federal Liziane Bayer e a deputada Estadual Franciane Bayer, em uma visita a Ijuí, por intermédio do vereador Jefferson Dalla Rosa. O vereador Cesar Busnello também se comprometeu a buscar apoios em Brasília ao Projeto de ampliação.

No município de Ijuí, a Câmara de Vereadores apoia o projeto, tendo os Vereadores Beto Noronha, Andrei Cossetin, Marcos Barrichelo e o ex-prefeito Fioravante Ballin como os articuladores na viabilização dos contatos, além de Adilar Meller, do município de Independência.

                   


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.