Acadêmicos de Medicina Veterinária trabalham sobre prevenção de zoonoses em projetos integradores  - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos de Medicina Veterinária trabalham sobre prevenção de zoonoses em projetos integradores 

Alunos da Escola Emil Glitz respondem à questionário formulado por acadêmicos de Medicina Veterinária.

Estudantes de Medicina Veterinária da Unijuí estão desenvolvendo dois projetos integradores no quarto módulo do curso, que têm como tema gerador “Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva”. Sob orientação da professora Luciana Viero, os acadêmicos estão buscando soluções para dois desafios: um foi proposto pela Vigilância Sanitária de Ijuí e o outro por um produtor rural. Ambos trabalham sobre a prevenção de zoonoses, isto é, doenças infecciosas transmitidas pelos animais aos seres humanos.

“Nós recebemos da Vigilância Sanitária o desafio de realizar um levantamento sobre o conhecimento a respeito das principais zoonoses transmitidas por cães e gatos. Conversando com os estudantes, optamos por fazer esse trabalho em um núcleo específico. Estamos trabalhando na Escola Emil Glitz, com sete turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental”, relata a professora Luciana. Para realizar o trabalho, os acadêmicos elaboraram e aplicaram um questionário, que foi respondido por 230 alunos.

A partir dos resultados obtidos, o grupo irá produzir um material educativo para distribuição aos participantes do projeto. Também será realizada uma gincana na escola, com perguntas e respostas acerca dos conteúdos trabalhados. “O objetivo é que esses estudantes possam disseminar os conhecimentos em suas residências e, dessa forma, que consigamos melhorar a conscientização sobre medidas simples para prevenção das zoonoses”, explica Luciana.

A estudante de Medicina Veterinária, integrante do grupo, Luiza Mattos Damm, destacou a contribuição do trabalho realizado na formação acadêmica dos envolvidos. “O projeto integrador é uma nova forma de nos desafiar e aprofundar nossos conhecimentos. Ele traz um maior contato com a sociedade, o qual é muito importante para ampliar nossa comunicação e ter uma ideia do que iremos encontrar quando sairmos da faculdade. Além disso, é muito gratificante ver o público interessado no assunto, perguntando e buscando saber mais”, ressalta Luiza.

Já o segundo desafio foi recebido por um produtor rural, que relatou a dificuldade em conscientizar seus funcionários acerca da prevenção das zoonoses. Para solucionar essa questão, em um primeiro momento, o grupo realizou entrevistas com produtores e trabalhadores rurais, buscando entender suas principais dúvidas e dificuldades sobre essas doenças. As pesquisas foram feitas em dois momentos: no Dia de Campo da Semana Acadêmica de Agronomia e Medicina Veterinária, realizado na Escola Fazenda da Unijuí (Irder), e durante a Expofest Ijuí, na Casa do Produtor Rural.

Visando esclarecer os questionamentos encontrados, nesta segunda fase do trabalho, os acadêmicos estão produzindo um vídeo, que será enviado aos produtores e trabalhadores rurais e divulgado nas redes sociais, com informações referente às zoonoses. “Acreditamos que com essas ações estaremos contribuindo para uma menor incidência dessas doenças, tanto nos animais, que é nossa área direta de atuação, quanto nos seres humanos, que acaba também sendo nossa responsabilidade enquanto médicos veterinários”, afirma a estudante Paola Meneghini.

A acadêmica também salienta a relevância de se trabalhar essa temática. “Em torno de 60% das doenças que afetam os seres humanos têm origem em animais, por isso se faz tão importante abordarmos esse assunto, trabalhando principalmente com a prevenção. O objetivo principal do nosso projeto é justamente falar de ações preventivas, abordando de forma clara e objetiva essas patologias, seus tratamentos, manejo ambiental e sanitário adequado para sua prevenção”, finaliza Paola.

Grupo realiza entrevistas com produtores e trabalhadores rurais durante o Dia de Campo, no Irder.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.