Visita à cabanha traz novos subsídios aos Projetos Integradores de Medicina Veterinária - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Visita à cabanha traz novos subsídios aos Projetos Integradores de Medicina Veterinária

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unijuí realizaram uma visita no último sábado, 12 de novembro, à Cabanha Jaguary, no município de Tupanciretã. Os estudantes fazem parte de dois Projetos Integradores (PIs) - novos componentes da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Universidade. A turma do segundo módulo faz parte do PI Processo Saúde x Doença, enquanto que a turma do quarto módulo integra o Projeto Integrador Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva.

Os estudantes foram motivados a encontrar subsídios para trabalhar nas soluções de seus respectivos projetos. Segundo a professora doutora Luciana Viero, a intenção era mostrar para os estudantes alguns itens essenciais na saúde animal. “Buscamos mostrar para os acadêmicos toda a logística de criação, o calendário de vacinação, além de como é feita a prevenção e quais as principais doenças”, explica.

Os acadêmicos do quarto módulo foram orientados pela professora Luciana a encontrar formas de enfrentar as doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, conhecida como zoonoses. “A problemática trabalhada corresponde às dificuldades que o produtor rural tem em trabalhar com as zoonoses e principalmente o entendimento sobre os riscos de determinadas doenças serem transmitidas para as pessoas”, salienta.

Já os estudantes do segundo módulo, acompanhados da professora doutora Cristiane Beck, realizaram entrevistas com produtores, elaboraram e aplicaram um questionário na Expofest 2022, além de realizar visitas a propriedades, como à Cabanha. “A visita buscou evidenciar a influência de boas práticas nos cuidados de prevenção, métodos diagnósticos e tratamento de doenças parasitárias em rebanhos de pequenos ruminantes”, completa Cristiane.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.