Temperos, ervas e especiarias entraram nas práticas do curso de Nutrição - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Temperos, ervas e especiarias entraram nas práticas do curso de Nutrição

               

Os estudantes da disciplina Técnica Dietética II, do curso de Nutrição da Unijuí, realizaram visita técnica no supermercado da Cooperativa Cotripal, em Ijuí. O objetivo foi realizar uma aula prática para que pudessem conhecer os temperos, condimentos, ervas e especiarias desidratados e in natura, condimentos utilizados nas preparações doces e salgadas, agregando sabor, aroma, qualidade nutricional e auxiliam na diminuição da utilização de sal e açúcar nas preparações.

Na visita tiveram a oportunidade de conhecer e acompanhar o serviço de produção da padaria e confeitaria e do açougue, desde o recebimento de gêneros alimentícios até a distribuição. Também foi apresentado o programa de qualidade da empresa na produção de alimentos. A responsável pelo serviço, Jeniffer Carré, acompanhou a visita.

Segundo a professora Eila Maria Libardoni Veira, responsável pela disciplina, para trabalhar os conhecimentos sobre ervas, condimentos, temperos e especiarias, foi realizada aula prática no Laboratório de Nutrição. “O objetivo desta aula foi oportunizar aos estudantes as técnicas de pré-preparo, preparo e o conhecimentos sobre a utilização desses ingredientes na gastronomia, para agregar conhecimentos sobre o processo de cozinhar. A alquimia do preparo de caldos, sopas, molhos, risotos e carnes com temperos e especiarias é a arte de fazer comida de verdade com sabor, aroma e qualidade nutricional”, complementou a professora.

Para conhecer os cortes de hortaliças, Andressa Burmann, egressa do curso de Nutrição e especialista em Gastronomia Aplicada a Nutrição pela Unijuí, foi convidada para uma aula prática, também no Laboratório, falando sobre hortaliças, temperos, ervas, especiarias e condimentos. Nessa noite, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os cortes, praticar e elaborar receitas com as hortaliças picadas à brunoiese, chifonadas, em cubos, bastonetes e outros.

Todas as atividades foram desenvolvidas nas últimas três semanas de aulas, iniciando no final do mês de outubro.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.