Curso de Nutrição participa de Dia de Campo sobre Segurança e soberania alimentar - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Nutrição participa de Dia de Campo sobre Segurança e soberania alimentar

                

O curso de Nutrição da Unijuí participou da oficina “Segurança e soberania alimentar: um resgate das comidas de família”, realizada no 11º Encontro de final de ano - Dia de Campo da Emater Catuípe, na comunidade Esquina Bom Sucesso.

As comunidades incentivadas pela extensionista Claudia Numes levaram para a oficina uma receita que representasse a comunidade, dentre elas biju, cucas, bolo de noiva, queijadinha, doce de vinho e lasanha.

Ao discutir sobre as lembranças das comidas de família, muitas emoções e resgates das culturas alimentares foram apresentadas pelas pessoas que participaram da oficina. Ingredientes e receitas simples, como o nhoque de farinha e ovos, trouxeram a lembrança da nona e da mãe.
A canjica e o arroz socado no pilão trouxeram as vivências na produção da comida. "A mãe socava o arroz às 11 horas quando vinha da roça para cozinhar para o almoço". Eu socava erva-mate num pilão da minha família". Essas e outras falas enriqueceram o dia.

As farinhas moídas nos moinhos de pedra fizerem florescer o hábito de comer polenta com leite.
Os cochichos, as conversas oportunizaram florescer as lembranças e a oportunidade de não serem esquecidas pelas famílias.

Durante a oficina foi questionado: Quem vai ensinar as próximas gerações a cozinhar?

A transmissão dos conhecimentos sobre processo de produzir e de cozinhar os alimentos favorece a diminuição no consumo de alimentos ultraprocessados, que hoje colaboram para o desenvolvimento das doenças crônico não transmissíveis".

Para a professora Eilamaria Libardoni Vieira, que também é agricultora e apaixonada por produzir alimentos e cozinhar, poder contar um causo com os agricultores sobre o quanto é importante cultivar a cultura alimentar das famílias não deixa morrer ou adormecer a prática de preparar os alimentos consumidos pela família, que além de nutrientes tenham um laço afetivo, uma história. “A comunidade de Esquina Bom Sucesso está de parabéns por proporcionar um evento pensado, decorado e organizado com tanto primor. Ruas pintadas e floridas, salão enfeitado com artesanatos feitos pelas mãos de famílias e comida de verdade. A Emater de Catuípe tem desenvolvido um trabalho elogiável com o resgate das sementes e mudas crioulas e da cultura alimentar do município. Valorizar e consumir a comida de verdade traz benefícios à saúde do corpo e da mente”, observa a professora.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.