Professora da Unijuí ministra palestra sobre segurança alimentar - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professora da Unijuí ministra palestra sobre segurança alimentar

A professora Eilamaria Libardoni Vieira do curso de Nutrição da Unijuí participou como palestrante na I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional promovida pelo COMSEA, Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Três Passos/RS e EMATER Municipal e Regional.

O tema central da Conferência e abordado pela professora foi "Segurança Alimentar: pela Vida Saudável e contra a Fome e a Miséria". Participaram da Conferência 124 pessoas entre elas autoridades, estudantes, trabalhadores de saúde, participantes dos grupos de Assistência Social e agricultores. 

O tema segurança alimentar e alimentação saudável foi discutido baseando-se no Guia Alimentar para a População Brasileira, que sugere que os alimentos in natura e minimamente processados sejam a base da alimentação e ainda que esses alimentos respeitem a Justiça Social e a Sustentabilidade.

Comer em família, valorizar as preparações culinárias e consumir alimentos locais também fazem parte das diretrizes do Guia Alimentar. Foi destacado também a relação das doenças crônico não degenerativas com o consumo de alimentos ultraprocessados e processados industrializados.

A partir dessas discussões foi provocado que os participantes da conferência pensassem sobre a Fome e Miséria no contexto discutido, para então fazerem os apontamentos para dos 4 eixos: Produção, abastecimento e acesso aos alimentos; Qualidade de alimentos; Educação alimentar; Sistema de segurança alimentar e nutricional.

O pensar sobre a segurança alimentar e alimentação saudável, em contraponto com a fome e a miséria, contribuiu para a elaboração de 15 propostas a partir da realidade do município que serão encaminhadas para a Conferência Estadual. 

Aproximar as discussões das construções das conferências com o curso de Nutrição da Unijuí contribui para um pensar crítico das políticas públicas na área da Segurança Alimentar e Nutricional.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.