Estudantes de Nutrição realizam atividade de orientação à população ao ar livre - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Nutrição realizam atividade de orientação à população ao ar livre

            

Nesta manhã desta sexta-feira, dia 30, os estudantes do Curso de Nutrição da Unijuí que realizam o Estágio em Saúde Coletiva II na ESF 14/15 do Getúlio Vargas, em Ijuí, realizaram ações de educação em saúde ao ar livre. Foi organizado um espaço para orientação individualizada e outro para orientações sobre o uso de condimentos naturais, representação da ingestão de açúcar e sobre o consumo de alimentos industrializados e bebida alcoólica.

"A informação é a melhor estratégia para mudanças necessárias nos hábitos alimentares. Por meio dela, pode-se fazer melhores escolhas no dia a dia, as quais irão repercutir positivamente na saúde", afirma a professora Karina Rios, supervisora do estágio, que acompanha diretamente as atividades.

A paciente Adriana da Silva Fontella, de 36 anos, ouviu as orientações dos estudantes e fez diversos questionamentos sobre alimentação. "Vi que preciso diminuir muito o consumo de leite e de açúcar. Eu não percebia que estava ingerindo bastante açúcar", comenta. Por meio da demonstração que os estudantes fizeram, essa paciente verificou que consome mais de 60 gramas de açúcar ao dia, somente adicionando ao leite, nos diversos horários que o ingere, por exemplo.

Por sua vez, a estudante Pâmela Fleck comentou que "estas atividades contribuem de forma a ser uma troca de conhecimento entre futuros profissionais da saúde, que visam o cuidado com a alimentação e nutrição com os usuários que frequentam a ESF. Durante essas atividades temos trocas culturais e de hábitos alimentares muito ricas. O paciente traz seu conhecimento popular e podemos contribuir e complementar com o conhecimento científico, bem como, torna-se uma dinâmica gratificante, por poder proporcionar autonomia para melhores escolhas alimentares pelo indivíduos, como uma forma de autocuidado", reflete.

Foram tomados todos os cuidados com relação ao novo coronavírus, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento social ao ar livre e uso de álcool gel. Conforme o cronograma do estágio, ainda ocorrerão em mais duas sextas-feiras, no mês de novembro atividades dessa natureza.   

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.